segunda-feira, 27 de outubro de 2014

A grandeza de Julio!

GM Julio Granda, campeão do Continental 2014
(foto: editada do site da CBX)
A primeira foto que tiramos de uma estrela em Pipa foi com ele... No meio da constelação de titulados do Continental, sua presença merecia mesmo destaque. Foi por isso que Fernando Melo logo nos pediu: queria tirar uma foto com Julio Granda, a quem Melo descreve como lenda viva do nobre jogo e na sua última coluna semanal de xadrez, no Correio da Paraíba, assim disse:


Fernando Melo e a desejada foto com Granda
"O GM peruano (radicado na Espanha) Julio Granda, além de um grande jogador é uma bela figura humana. Atencioso e educado é, sem dúvida, uma das pessoas mais queridas deste Continental 2014. Criança prodígio, campeão nacional aos 8 anos de idade, é hoje considerado por muitos como o melhor enxadrista da América do Sul."

Pois bem. Em Pipa, o jogador número 1 do Peru na atualidade, de 47 anos de idade, ganhou pela terceira vez consecutiva o Continental das Américas! Com o feito, Granda participou do tiebreak  final onde se classificou para a Copa do Mundo de Xadrez e tentará repetir a excelente performance da edição de 2013, quando superou Peter Leko e Anish Giri, super GM's, com Elo acima de 2700, e só foi vencido por ninguém menos do que Fabiano Caruana! 

No Continental, Julio Granda somou 8,5 pontos e superou nos critérios de desempate outros 5 jogadores que obtiveram a mesma pontuação, garantindo o título do torneio. Todos, porém, partiram para o tiebreak de Rápidas para a definição dos 4 classificados para a Copa do Mundo (link). 

Imagem do tiebreak final. Destaque para Granda x Leitão, à direita
(foto: facebook de Rafael Leitão) 
O vencedor desse desempate foi o GM Cubano Isans Ortiz, com 3,5 pontos. Dividiram a segunda posição Julio Granda e o GM brasileiro Rafael Leitão, com 3 pontos. Fechando o grupo de classificados para a Copa do Mundo, tivemos o GM americano Samuel Shankland, com 2,5 pontos. Ficaram de fora do cobiçado torneio mundial o GM Alexander Shabalov (EUA) e o MI Alan Pichot (ARG) atual campeão mundial sub-16.

A classificação final completa do Continental está no chess-results (link), na qual vale destacar a presença maciça de GM's até a 14ª posição. Outra menção obrigatória foi o desempenho aquém do esperado do GM Axel Bachmann (PAR), apenas o 41º lugar, com 6,5 pontos, logo abaixo do MF Luismar Brito, o melhor entre os paraibanos.

Terminou, portanto, o fantástico Continental das Américas na bela praia de Pipa, no Rio Grande do Norte, que nos mostrou de perto a grandeza de Julio e ficará para sempre na história do xadrez brasileiro.

Um comentário: