terça-feira, 2 de abril de 2013

Candidatos 2013 - Um evento histórico!

Alegria e alívio no sorriso de Carlsen (Foto: Chessbase)

Nesses tempos de grande interação mundial pelas redes sociais e demais instrumentos da internet, foi magnífica a repercussão do Torneio dos Candidatos 2013, realizado em Londres. Enxadristas de todas as partes e de todos os níveis acompanharam o evento, nas suas longas 14 rodadas. Foi como uma Copa do Mundo, onde paramos muitas de nossas atividades para acompanhar os jogos. O que ocorreu na capital inglesa, ao final, foi digno dos melhores filmes de suspense! Ou seria de drama? 

Se contassem a você que a vitória de Carlsen se deu no segundo critério do tie-break (maior número de vitórias), sendo ele derrotado na última rodada, juntamente com seu concorrente direto, que só bastava empatar, você diria "isso é mentira de 1º de abril". Foi mesmo nesse dia, mas foi a mais pura verdade!  

Os comentários que seguiram ao desfecho do torneio foram de toda ordem. Há aqueles que consideraram esse como um dos melhores torneios da história do xadrez. Outros entendem que o final foi bizarro, ante a queda dos únicos disputantes ao título. Tem os que vêem no desempenho de Carlsen uma demonstração de que ele é sim um mortal. Porém, não falte quem ainda o veja como um mito, que teve seu momento de esgotamento, refletido nas duas derrotas ocorridas nas rodadas finais. 

Cremos que não há uma única verdade. O fato é que Londres deu o que falar! Melhor dizendo, o xadrez mostrou seu brilho e sua força, mexendo com a emoção de milhões pelo mundo. Tanto foi assim, que o site Chessbomb (que mostra as análises do software Houdini), nos momentos mais críticos das partidas de Carlsen e de Kramnik, simplesmente "travou". Postaram pedido de desculpas e prometeram avanços no hardware, em breve. 

Incrível como os resultados das 3 últimas rodadas foram surpreendentes. Alguém tem dúvida para quem vai o Oscar de melhor "ator" coadjuvante? Poderia ser para o russo Svidler,  o terceiro lugar, à frente de Aronian, que esteve na disputa pelo título até a 11ª rodada. Mas, claro, o ganhador é o ucraniano Vassily Ivanchuk que derrubou Carlsen e Kramnik, os dois únicos invictos do torneio até então, surpreendendo o planeta xadrez! Aliás, essa derrota de Kramnik na última rodada foi incrível. Perdeu quando não podia perder. 

Muitos comentam a grande sorte de Carlsen. Como negar, não é mesmo! Quando tudo parecia perdido, eis que ele, tal qual um Fênix, ressurge das próprias cinzas para a glória. É certo que apesar dessa conquista, o norueguês perdeu pontos no Elo pela primeira vez, após longos 2 anos e 4 meses. Ainda assim, os 4 pontos a menos no seu Rating não é nada ante a sorte de campeão que o acompanha. A propósito, vale registrar o desastre que foi a campanha de Teimour Radjabov (AZE), a quarta força do torneio. Vejam, no quadro abaixo, quantos pontos ele perdeu no seu Elo FIDE.

Apesar de alguns (muitos até) terem preferido Kramnik, como o desafiante do campeão mundial, é impossível não enxergar o glamour que tem o encontro do gênio norueguês Magnus Carlsen contra o indiano Viswanathan Anand. Afinal, o "Candidato" é o número 1 do mundo e detentor do maior rating da história do xadrez! Para o nosso esporte, inclusive, o apelo midiático desse embate é bem maior do que se os protagonistas fossem outros. Enfim, estamos todos com uma boa ressaca do xadrez de alto nível. Foi emoção pura, como há muito não se via. Vamos torcer que Anand e Carlsen nos proporcione também um grande espetáculo de xadrez! Não vemos a hora do show começar!




Um comentário: