segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Rebeca na FIDE


Rebeca Barros (foto), 17 anos, é a primeira mulher paraibana a conquistar o Rating FIDE, com Elo 1864. Agora, queira ou não queira, ela é colega de Judit Polgar, de Kosteniuk e de todas as mulheres filiadas à Federação Internacional de Xadrez. A próxima meta de Rebeca é conquistar o título de WMF. Esta meta ela precisa alcançar em 2010 e o seu professor, MF Francisco Cavalcanti, garante que vai conseguir. Eu não duvido, mas ela precisa primeiro me vencer, pois eu tenho um saldo positivo em nossos embates, para que eu possa acreditar. De qualquer forma, acreditando ou não, vou torcer para ela galgar mais esse degrau.

Os melhores do mundo







SETEMBRO 2009


1. Topalov (BUL) 2813
2. Anand (IND) 2788
3. Aronian (ARM) 2773
4. Carlsen (NOR) 2772
5. Kramnik (RUS) 2772
6. Leko (HUN) 2762
7. Radjabov (AZE) 2757
8. Ivanchuk (UKR) 2756
9. Gelfand (ISR) 2756
10. Morozevich (URS) 2750


Luto e pesar



O xadrez paraibano está de luto: morreu hoje o enxadrista Marcos Botelho (foto), aos 43 anos de idade. A Codisma enviou, pela manhã, nota à imprensa, que transcrevemos abaixo.
NOTA DE FALECIMENTO
"Comunicamos o falecimento na madrugada desta segunda-feira, 31, de Marcos Henrique Lima Botelho, Presidente da Cooperativa Cultural Universitária da Paraíba - CODISMA. Marcos Botelho estava a cerca de 5 meses fazendo tratamento de um câncer na região do fígado e acabou não resistindo. O velório está acontecendo na Central de Velórios São João Batista, e o sepultamento será realizado às 15 horas, no Cemitério Senhor da Boa Sentença.
Marcos Henrique Lima Botelho tinha 43 anos, era formado em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba, servidor federal da UFPB, lotado na Pró-Reitoria de Pós-Graduação, diretor da Cooperativa Cultural da Universidade da Paraíba-CODISMA desde 1995 até os dias atuais, onde ocupava o cargo de Presidente. Foi diretor do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Superior da Paraíba (SINTES-PB), até o ano passado (2008), foi diretor nacional da Coordenação Jurídica e Relações de Trabalho, da Federação de Sindicatos de Trabalhadores em Educação das Universidades Brasileiras (FASUBRA)".
A Federação Paraibana de Xadrez e a Organização Reino de Caíssa esteve presente ao velório, na pessoa do seu Diretor Técnico e Diretor Secretário, respectivamente, José Marcelo Souto. Lembramos que um dos apoiadores do Campeonato Paraibano é exatamente a CODISMA, e não podemos esquecer a prestatividade com que o agora saudoso Marcos Botelho nos recebeu, já no hospital, para atender nosso pleito.
Na abertura oficial do Paraibano 2009, o diretor do evento Gilvando Carvalho lhe prestará uma homenagem póstuma.

Vescovi na Paraíba







Já tem data: 7 de outubro de 2009, uma quarta-feira. A direção do Reino de Caíssa já entrou em contato com o GM brasileiro Giovanni Vescovi (na foto com Karpov), cujo Elo 2636 é o segundo maior da América do Sul (o primeiro é o peruano GM Julio Granda, com 2644), e está sendo acertado os detalhes de sua vinda à Paraíba, quando ministrará uma simultânea com relógio para dez enxadristas. Já temos seis vagas reservadas: Evandro Rodrigues, Fernando Sá, Francisco Dantas, Fernando Melo, Ariano Wanderley, Jovany Medeiros. As quatro vagas restantes estão à disposição dos interessados. Basta ligar para 3226.2685 e acertar os detalhes. A simultânea terá o tempo de duas horas nocaute; isto é, cada jogador tem duas horas e o simultanista também duas horas. Uma das cláusulas do acordo firmado é que se alguém ganhar para Vescovi este, ao final da simultanea, fará uma análise da partida para os presentes, junto com o vencedor. Ainda não está fechado o local da simultânea, mas deve ser no Hotel Victory e deverá começar às 19 horas. Vale ressaltar que esse evento está sendo possível graças ao apoio que estamos recebendo do advogado e enxadrista Frank Lins, que é amigo pessoal de Vescovi, e com quem houve o primeiro contato.

A biblioteca e a gata



A GM russa Alexandra Kosteniuk, atual campeã do mundo, o meu eterno xodó, tem uma bela biblioteca, e pelo jeito tem a coleção completa do Informador. Olhando com mais atenção, percebemos a gatinha Kaissa, acima e a direita da foto. Lamentavelmente, ela morreu em 2005, depois de viver 12 anos e era muito estimada por todos da família de Kosteniuk.

Quatro medalhas



O MF paraibano Francisco Cavalcanti (foto) tem se constituído, ao longo dos anos, num vitoroioso técnico de xadrez, uma vez que seus alunos quando disputam torneios sempre conquistam bons resultados. Um bom exemplo é o que aconteceu agora quando Cavalcanti conquistou 4 medalhas nos Jogos Escolares da Paraíba, Sub 12/14, e Sub-15/17, como técnico dos alunos Daniel Lima, Valter Sousa e Julia Lessa (Pio X) e de Mariza (do João XXIII).

Aquele abraço!



No segundo dia consecutivo, o Rio de Janeiro continua na frente com relação às visitas a este blog. Ontem, num total de 73, o Rio ficou com 20, João Pessoa, 14 e Natal com 12. E só me resta repetir: O Rio de Janeiro continua lindo... Aquele abraço!

Yago é campeão!



O MF Yago Santiago (foto) está se constituindo num dos jogadores mais fortes do Nordeste, uma vez que está sempre conquistando os primeiros lugares. Do ano passado para cá o seu xadrez tem melhorado acentuadamente e 2009 está sendo um ano feliz para ele. Dos muitos torneios que ganhou destaque para o Nordestão e o Pernambucano.
Os 4 primeiros
Os 4 Mestres FIDE que jogaram a Final do Pernambucano 2009 foram exatamente os que ocuparam os quatro primeiros lugares. Vejamos como:
1º - MF Yago Santiago, 8,5 pontos
2º - MF Luismar Brito, 8,0 pontos
3º - MF Carlos Alberto, 8,0 pontos
4º - MF Vinicios Tiné, 6,5 pontos.

domingo, 30 de agosto de 2009

Yago é virtual campeão









Dois jogadores chegam na última rodada com chances de ser o campeão: o pernambucano MF Yago Santiago (foto) e o potiguar MF Carlos Alberto. Todavia, há algo curioso. No Pernambucano 2009, segundo explicou o presidente da FPEX, Alex Costa, Carlos Alberto (RN) e Luismar Brito(PB) não concorrem ao título de campeão. Respeitamos o entendimento da Federação de Pernambuco, mas quem vence um torneio é campeão. Aqui, na Paraiba, temos um exemplo este ano mesmo. No Campeonato Pessoense, que foi aberto, o campeão foi o MF Iack Macedo, do Rio Grande do Norte. Em setembro vamos realizar aqui o Paraibano e o GM Darcy Lima é o favorito, e se ele ganhar, será o Campeão Paraibano, considerando que foi uma campeonato aberto. Mas respeitamos e não estamos de maneira nenhuma criticando a decisão de Pernambuco, apenas achando pouco comum.

Os inscritos (III)



Conforme vinhamos divulgando, publicamos hoje a terceira e última relação dos oficialmente inscritos para o Campeonato Paraibano Absoluto Aberto 2009, que será realizado no Hotel Xênius nos dias 11, 12 e 13 de setembro.
Paraiba: Jovany Medeiros, Renato Araujo, Fernando Melo, Ariano Wanderley, Hamilton Nóbrega, Doriedson Lemos, Paulo Barbosa, Marcelo Souto, Rafael Andrade, Joaquim Virgolino, Michele Gomes, Evandro Rodrigues, Cledualdo Soares, Marcos Valério, Estevão Brandão, Antonio Dutra, Arthur Olinto, Valdemiza Gurgel de Almeida, MF Francisco Cavalcanti, André Luis Cavalcanti, Marcos Maracaja, Roberto Buriti, Roberto Buriti Filho, Rebecka Lantmann.
São Paulo: GM Darcy Lima
Rio Grande do Norte: Luis Soares Macedo, MF Máximo Macedo, Alexandre Macedo, MF Iack Macedo, Ellen Kosminsky.
Pernambuco: Carlos Capivara, Luis Lima, Eugenio Seve, Sergio Campos.
Ceará: Irineu da Paixão, Edmar Monte.
Nota: Temos acima 36 inscritos. Portanto ainda há vagas. Lembramos que os enxadristas MF Luismar Brito (PB), MF Marco Asfora (PE), MF Carlos Henrique (RN), além de Douglas Torres, Francisco Nogueira, Lucas Isaac, Gilberto José, Rebeca Barros, Fabson Palhano, Antonio Morais, Alexandro Lira, Marcio Jordão, José Arlindo, Felipe Lobo, Valésio Pinto, Frederico Elihimas, Kleber Maux, Petrov Baltar, José Sampaio de Lima, estão pré-inscritos e como até a data de hoje as 64 vagas não foram preenchidas, eles podem se inscrever até as 11 horas do dia 11 de setembro, quando se encerram definitivamente as inscrições. Todavia, vale ressaltar que a preferência está para quem se inscrever primeiro. Pre-inscrito não significa inscrito.
OBS: Quem não estiver nas duas relações (inscritos e pré-inscritos) ainda podem se inscrever

Rondinelli ganha Caiçara



Com 16 participantes, foi realizado na manhã/tarde de hoje o I Torneio Relâmpago Caiçara Shopping 2009, que alcançou pleno sucesso e selou de forma definitiva a parceria entre a direção do Reino de Caissa com a administração do Caiçara Shopping, situado no bairro do Bessa. Queremos agradecer a Sidney (administrador) e Luciana (assessora de imprensa) o apoio prestado e a solidaridade manifestada durante o evento. Todos nós ficamos satisfeitos e felizes com a prestatividade dos dirigentes do Caiçara. A direção do evento esteve a cargo de Fernando Melo com arbitragem de Marcelo Souto. O torneio foi inicialmente dividido em dois grupos. Vejamos agora os participantes


Grupo A

Evandro Rodrigues, Doriedson Lemos, Fernando Sá, Rondinelli Pessoa, Roberto Burity, Gilvando Carvalho. Wagner Araujo, Ariano Wanderley.

Grupo B

Renato Araujo, Arthur Olinto, Cledualdo Soares, Lucas Isaac, Buriti Filho, Gilberto José, Rebecka Lantmann, Roberto Lima.

FINAL
Evando Rodrigues, Renato Araujo, Doriedson Lemos, Roberto Lima, Rondinelli Pessoa, Cledualdo Soares, Fernando Sá e Arthur Olinto.


Classificação Final

Campeão: Rondinelli Pessoa, 5,5 pontos.
Roberto Lima, 5,0 pontos.
Cledualdo Soares, 4,5 pontos
Fernando Sá, 4,0 pontos
Doriedson Lemos, 3,0
Evandro Rodrigues, Renato Araujo e Arthur Olinto, 2,0 pontos.






O afiado Fier







O troféu, 2.500 euros e a glória!



Tudo isso para o GM brasileiro Alenxandr Fier por ter chegado em primeiro no IX Open Internacional de Sants, Espanha.

Os três primeiros colocados foram:


1º - GM Alexandr Fier - BRA - 2604 - 8,5 pontos
2º - GM Michal Krasenkow - POL - 2631 - 8,0 pontos
3º - IM Francois Fergere - FRA - 2480 - 8,0 pontos

Que têm em comum?

Kasparov, Anand e Karpov juntos em Zurique. O que eles têm em comum na vida e nessa foto? Quem quiser responder, basta usar o e-mail fmelo1945@bol.com.br .

Rio : 1º lugar



O Rio de Janeiro continua lindo... Alô, alô Terezinha, aquele abraço... Alô, alô torcida do Vasco (Desculpa Gil, mas Flamengo ná dá, cara!), aquele abraço!
Dá para desconfiar que amanheci feliz neste domingo. E não é para menos.
Ontem, o número de visitantes do blog deu normal: 76. Mas o que me animou é que pela primeira vez uma cidade bate João Pessoa. Sabem qual foi? Dá para desconfirar, não é mesmo? Rio de Janeiro!! Foram 23 Rio, 13 João Pessoa e 12 Natal e etc.

Mulher (XXVIII)











Está é a WGM russa Maria Manakova, 35 anos, com suas fotos ousadas. Xadrez combina com sexo? Bobby Fischer disse certa vez que o xadrez é melhor do que sexo. Queira ou não, Manakova tem se tornado um símbolo sexual no mundo do xadrez. Em julho de 2004, a revista russa Voskresenye
publicou uma entrevista com Manakova e ela disse entre outras coisas o seguinte: "As pessoas começaram a pensar em mim como especialista em sexo, porque eu disse uma vez que uma mulher deve ser mulher o tempo todo - em casa, no trabalho e no tabuleiro de xadrez... Se as jogadoras de xadrez se tornam mais atraentes,mais sensual, muitas coisas irão mudar. Espectadores e jornalistas vão prestar mais atenção a elas e o xadrez vai se tornar mais popular. Será ótimo se no xadrez tivermos alguém tão popular quanto Anna Kournikova está no tênis".

As opiniões dos leitores serão publicadas posteriormente. E você, o que acha?


Relâmpago no Caiçara Shopping



Logo mais, às 10 horas,no Caiçara Shopping, teremos um torneio relâmpago de 5x5. As inscrições ( R$ 5,00) podem ser feitas no local, meia-hora antes do início da I Rodada. O vencedor terá como prêmio a inscrição CBX 2010. São 14 vagas.

sábado, 29 de agosto de 2009

II Torneio de Nanjing


Quem pensa que é New York, está enganado. Trata-se da cidade de Nanjing, na China, com cerca de 10 milhões de habitantes e é um grande centro industrial, comercial e cultural. Pois bem, em final de setembro será realizado o II Super Torneio de Nanjing, com seis jogadores em duas voltas e 250 mil euros em prêmios. Veja agora quem vai jogar e a força de cada um: um sexteto que vale um cento!
1. Topalov, Veselin g BUL (2813)
2. Carlsen, Magnus g NOR (2772)
3. Jakovenko, Dmitri g RUS (2760)
4. Radjabov, Teimour g AZE (2756)
5. Leko, Peter g HUN (2756)
6. Wang Yue g CHI (2736)

O maior tabuleiro do mundo




Na foto menor, vemos o Monumento Kyffhauser no cume da montanha perto de Kyffhauser Trassem no estado da Turíngia, na Alemanha. Como podemos constatar na foto maior, foi construído o tabuleiro no campo rural, nas proximidades do Monumento. Na foto de cima, o tabuleiro em movimento, com uma partida sendo jogada.


Campeonato Pernambucano



O presidente da Federação Pernambucana de Xadrez, Alex Costa (no centro da foto) acaba de nos enviar e-mail, no qual parabeniza pelo nosso empenho em defesa da arte de Caíssa e agradece a cobertura que este blog vem fazendo sobre o Pernambucano 2009, ao mesmo tempo em que esclarece que os MF Luismar Brito (PB)e MF Carlos Alberto (RN) estão participando como convidados, razão porque não disputam diretamente o título de campeão de Pernambuco deste ano. Nesse caso, os MF Yago Santiago e MF Vinicios Tine estão entre os favoritos para ostentar o título oficial de Campeão Pernambucano 2009.

O olé de Fier

O GM brasileiro Alexandr Fier está dando um verdadeiro olé em terras de Espanha. No XI Open Internacional de Sants, em nove rodadas ele soma 8 pontos, líder isolado. Os dois primeiros são:

GM Alexandr Fier -BRASIL - Elo 2604 - 8 pontos




GM Michal Krasenkov -POLONIA - Elo 2631 - 7,5 pontos

Porta-número




Todas as mesas do Paraibano 2009 receberão um porta-número (ilustração ao lado para a primeira mesa). A Organização Reino de Caíssa, cuja logomarca aparece ao lado do número, é a responsável pela condução do citado Campeonato, mas diretamente pelo seu diretor Gilvando Carvalho. O árbitro chefe será o AN Máximo Igor Macedo, do Rio Grande do Norte, auxiliado pelo paraibano Ivanilson Pereira, que também é diretor do Reino de Caíssa.

Matéria polêmica



Esta mulher bonita que ilustra a página é uma jogadora de xadrez profissional. Por enquanto vou manter o mistério, mas amanhã, domingo, ela será a mulher homenageada, como faço sempre todas as semanas, mas só que desta vez o leitor vai ter uma surpresa. A matéria é polêmica e quem quiser pode opinar à vontade.

Onde está o erro? (II)



Nesta ilustração, a loura tenta desviar nossa atenção, mas será que tem mate na posição? As negras ganham material? Mas, espere aí, tem alguma coisa errada... O que é? Desta vez o tabuleiro está armado corretamente, mas ... Afinal, onde está o erro?

Pernambucano 2009



Aumenta a vantagem do potiguar MF Carlos Alberto, que agora tem um ponto inteiro na frente do segundo lugar por conta do empate do MF Luismar Brito na sétima rodada. Em sete rodadas, Carlos Alberto ganhou seis partidas e foi bye em uma, já que são 11 enxadriatas participando do Campeonato Pernambuco 2009. Hoje serão jogadas duas rodadas: 8ª e 9ª e teremos na 8ª um embate muito importante: Luismar vs. Carlos Alberto. Caso o potiguar vença, ainda não pode ser considerado o virtual campeão, pois terá ainda que jogar com dois MFs: Vinicios Tiné e Yago Santiago. Mas o fato é que o potiguar faz uma boa campanha, razão porque podemos pensar que ele venha a ser o campeão.

Erro no Cartaz






Os leitores Evandro Rodrigues e Deocleciano Barbosa constataram o erro que eu estava sem querer acreditar no cartaz/folder do Torneio Abu Dhabi, ontem publicado neste blog. O tabuleiro está armado ao contrário, no que seria impossível jogar uma partida. É um discuido grave, daí ser notícia.

Os 33 anos de Almasi





A Hungria sempre teve bons Grandes Mestres, como é o caso, para citar alguns, do lendário Lajos Portisch, Judit Polgar, Peter Leko e Zoltan Almasi (foto). É sobre este último que abrimos nossas páginas para homenageá-lo no dia de hoje pela passagem do seu aniversário,completando a chamada "idade de Cristo", 33 anos. Várias vezes campeão do seu país, Almasi tem o Elo 2646.

Fluminenses prestigiam blog



O Estado do Rio de Janeiro me chamou a atenção nesta sexta-feira, 28 de agosto. Das 84 visitas que tivemos a este blog, 78 foram do Brasil e 6 de outros países. Mas entre os brasileiros, surpreendeu o acesso dos fluminenses. Dos muitos Estados que nos visitaram neste dia, os três primeiros com maior número foram: Paraíba teve 15 acessos, Rio de Janeiro com 13 acessos (!!) e o Rio Grande do Norte veio em terceiro com 9 acessos.

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Franceses em evidência



Esperava que a capa de setembro da excelente revista francesa Europe Echecs fosse uma foto enorme do GM Vachier-Lagrave, vencedor do torneio de Biel, na frente de Ivanhcuk e Morozevich, mas a editoria resolveu homenageá-lo junto com mais alguns compatriotas que estão se destacando no cenáio internacioanl e não poupar elogios a Lagrave no Editorial. Tudo bem, nada a reclamar, e até gostei da idéia de pousar um galo viril, num simbolimso de que o xadrez na França está, a nível internacional, num crescendo realmente notável.

Onde está o erro?





O cartaz é bonito, sugestivo, tendo ao funfo a 6ª mesquita maior do mundo, mas contém um erro que reputo grave. Gostaria que o leitor o indicasse (através de e-mail, fmelo1945@bol.com.br, pois pode ser que eu esteja enganado, e como quatro olhos vêm melhor, prefiro que assim seja.
Trata-se do 18º Torneio Internacional de Xadrez Abu Dhabi com cerca de 100 jogadores, entre eles 19 GMs, e que foi encerrado no último dia 21. O vencedor foi o GM da Bielo-Rússia, Aleksey Alexandrov, Elo 2616, com 7,5 pontos e em segundo um pelotão de cinco GMs, com 7 pontos.

Plantão no Moriah



Chamamos a atenção dos interessados em jogar o Paraibano 2009 e que ainda não se inscreveram que amanhã, sábado, a partir das 15 horas, estaremos de plantão no Shopping Moriah para atender aos que querem se inscrever. Lembramos que este será o último dos plantões com essa finalidade. E no próximo domingo iremos publicar a terceira e última relação dos jogadores oficialmente inscritos.

Fier continua líder



O empate na oitava rodada com o MF cubano Stanley Martinez, não tira do GM brasileiro Alexandr Fier a liderança isolada do XI Opent Internacional de Sants (Espanha), que tem agora 7,5 pontos em 8 possíveis. Fier jogou de negras uma Siciliana/Najdorf e a partida terminou no empate após 46 lances, quando ainda se tinha muito jogo.

A façanha de Kateryna Lahno





Como Judith Polgar, Kateryna Lahno (Elo 2481) só joga torneios absolutos, ou seja, com os homens. Esta ucraniana de 19 anos tornou-se WGM aos 12 anos e 4 meses, superando o registro de Jutith, a mais celebre jogadora feminina de todos os tempos. Mas quando Kateryna tinha só 11 anos aconteceu algo surpreendente: num torneio internacional relâmpago de 5 x 5, Viktor Korchnoi liderava com 5 pontos em cinco rodadas. Na rodada seguinte ele enfrentou essa garota (foto menor). A certa altura da partida, Korchnoi ofereceu empate pois jogara mal a abertura, mas ela continou jogando. E foi dificil escapar da derrota, pois Kateryna fez tudo para vencer e Korchnoi, àquela altura, fez tudo para empatar, livrando-se da derrota no que terminou conseguindo.

Tabuleiro digital




O DGT Board é um tabuleiro de madeira com sensores eletrônicos e conexão para relógio digital. Com ele é possível a transmissão on-line de partidas (permite a visualização das jogadas e do tempo de cada enxadrista, em tempo real, via internet. Autorizado pela FIDE, esse tabuleiro é usado nos principais torneios do mundo. Acompanha o jogo de peças (modelo Staunton de madeira) bem como os cabos concectores e o software para instalção. Produto importando da Espanha e pode ser adquirido no Brasil, ao preço de R$ 2.560,00. Basta acessar o site clubedexadrez.com.br e obter melhores informações.

O enxadrista Leon Tolstoi



"O segredo da felicidade não é fazer sempre o que se quer, mas querer sempre o que se faz".

Esse pensamento do escritor russo Leon Tolstoi (na foto com as negras) pode parecer um trocadilho, mas encerra uma grande verdade. Neste meu amor eterno pelo xadrez, nesta paixão permanente pela arte de Caíssa, eu me identifico muito com essa frase tolstoiana. Na enciclopedia "Wikipédia" temos um perfil do autor de Guerra e Paz e de Anna Karenina, mas nenhuma referência da sua aproximação com o xadrez. No chessgames nós temos 5 partidas de Tolstoi, jogadas entre 1900 a 1910.

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Visita ilustre

Examinem bem essa foto. Todos vestidos formalmente num costume da época e ainda em consideração à ilustre visita. Quem é este visitante e onde essa foto foi tirada. Examiniram? E aí, quem está no centro da foto? É ele mesmo, o cubano José Raul Capablanca, então campeão do mundo quando de passagem para Buenos Aires (Argentina) onde perderia o título para Alekhine. A foto foi tirada em 1927 no Clube de Xadrez de São Paulo.

O show continua





Ganhar sete partidas seguidas é uma façanha nos tempos atuais. Pois é o que está acontecendo com o GM brasileiro Alexandr Fier no XI Open Internacional de Sants (Espanha). Ele está em primeiro seguido pelo MF cubano Stanley Martinez, com 6,5 e um pelotão de 4 GMs e um MI todos com 6 pontos. Convém observar que Martinez é um Mestre FIDE com força de GM pois o seu Elo atual é 2507. Este será o adversário de Fier na 8ª rodada, mas o brasileiro deve ganhar. Afinal são 97 pontos de diferença. Esse torneio terá 10 rodadas e o vencedor receberá 2.500 euros.

A Dama do Xadrez



A poderosa Rainha Isabel (1451-1504), da Espanha, que uniu Castela a Aragão, levou artistas e músicos da Renascença à Espanha, patrocinou Colombo na sua famosa viagem ao Mundo Novo, conquistou os mouros, expulsou os judeus e deu início à Inquisição espanhola.

Mas por que esse perfil de uma Rainha num blog de xadrez?

A nossa Dama, peça colocada ao lado do Rei , conhecida mais como Rainha, surgiu no xadrez moderno e foi inspirada exatamente nesta mulher que teve uma grande influência na Europa durante o seu reinado.

Três vencedores




O vizinho Rio Grande do Norte é um dos Estados brasileiro onde o xadrez é bastante desenvolvido. Em qualquer competição nacional, aqui ou alhures, o potiguar marca presença. Essa é uma das razões que nos enche de alegria saber que vem uma numerosa delegação do vizinho Estado participar do Paraibano 2009. A foto mostra, da esquerda para a direita, Iack Macedo (camisa escura), Neri Silveira e Felipe Lobo, três talentosos enxadristas que diginificam o Nordeste. Ganhar troféus e medalhas para eles virou uma rotina e no Paraibano 2009 não vão querer deixar por menos.

O bonde da história




O paraibano que gosta de xadrez, que já participou de torneios e que não vai jogar o Paraibano 2009, vai perder o bonde da história. O meu entusiasmo, confiança, otimismo e determinação na organização, junto com os demais diretores do Reino de Caíssa, me leva à certeza de que devo escrever um livro contanto tudo o que aconteceu, o antes, o durante e o depois. Afinal de contas, esse campeonato é um marco. Com ele, começa uma nova época, a época revolucionária, a época do desenvolvimento, quando a Paraiba vai poder dar os primeiros passos para se juntar com os demais Estados nordestinos, principalmente com os vizinhos Pernambuco e Rio Grande do Norte, na busca de grandes conquistas.