quinta-feira, 20 de agosto de 2009

O amor e o xadrez


Se um dia tiver que escolher entre o mundo e o amor... Lembre-se. Se escolher o mundo ficará sem o amor, mas se escolher o amor com ele você conquistará o mundo. (Albert Einstein)
Todos nós conhecemos a frase do Doutor Siegbert Tarrasch, de que o xadrez tem o poder de fazer as pessoas felizes. Eu tenho dito ao longo desses últimos anos que o enxadrista é como um piloto de jato, ou seja, é raro; e o dirigente é como um astronauta, ou seja, ainda mais raro.
Na prática, tenho notado e tenho visto que os dirigentes do Nordeste, em particular, vivem em conflito. Quero dizer desde já que tenho estima por todos os enxadristas e muito mais ainda pelos "astronautas". Não quero nada mais do que ajudar, contribuir, dar um passo, levantar a possibilidade enfim de se discutir, caso a caso, na busca de um caminho comum para que o xadrez cruze o Mar Vermelho (veja ilustração) sem prejuizo de ninguém e conquiste a "terra prometida". A grande verdade é que só com o amor que Albert Einstein, autor da frase acima, prega é que se pode vencer.
( NOTA: Na frase acima, substitua a palavra mundo pela palavra xadrez. O nosso mundo não é o xadrez? A conclusão que tiro é que está faltando amor e sem amor tudo mesmo fica difícil. Que essas palavras sirvam de reflexão para os nossos queridos dirigentes do xadrez nacional, particularmente do xadrez nordestino).

Nenhum comentário:

Postar um comentário