sexta-feira, 31 de julho de 2009

Simultânea com relógio




Pela primeira vez na Paraíba, será realizada uma simultânea com relógio. O MF Francisco Cavalcanti (foto) aceitou o desafio proposto ontem pelo diretor deste blog para jogar contra 10 adversários. Cada participante pagará uma taxa de 30 reais e 30% do valor arrecadado será revertido para o caixa da Casa de Xadrez da Paraíba, o sonho que vai se tornar realidade. A data dessa simultânea será na segunda quinzena de agosto e o local ainda será definido., O tempo de duração é de duas horas nocaute. Inscrições pelo fone 3226.2685 ou pelo e-mail fmelo1945@bol.com.br . Participe e ajude o xadrez da Paraiba a se desenvolver.

A poderosa Barberá



Kasparov - Karpov
Barberá: apoio sem reservas

A alcadesa (prefeita) de Valencia, Rita Barberá bateu o martelo e deu "apoio sem reservas" ao duelo de 12 partidas rápidas e semi-rápidas entre Kasparov-Karpov que será realizado nos dias 22, 23 e 24 de setembro 2009. Na visita que fez ontem à alcadesa Rita Barberá, Karpov (conforme registra a foto) fez um galanteio que foi bem recebido pelo duplo sentido e o seu valor histórico. Ele lembrou que foi em Valencia, no Sec. XV, que a Dama adquiriu por norma, aceita em todo o mundo, a força do movimento que tem na atualidade, e completou: "Antes dessa histórica inovação, o rei e a dama eram as peças mais vulneráveis e agora a dama é a mais poderosa".
Nota: a previsão é de que 10 milhões de internautas vão acompanhar esse duelo histórico.

Continental das Américas 2009 (XI)






Milos é lider isolado



O GM brasileiro Gilberto Milos (foto de negras) agora está sozinho na frente, com 6,5 pontos em 7 possiveis! Estão com 6,0 pontos os seguintes: 2º - GM Alexander Shabalov(2580-USA), 3º - Fidel Coralles (2602-CUB), 4º - Julio Granda(2647-PER), 5º - Jaan Ehlvest(2614-USA).

Paraibanos
7ª Rodada
Carlos Salazar 0-1 Luismar
Jorge Soto 0-1 Valério
Douglas 1/2 Ricardo Salim

8ª Rodada
Mesa 21... Luismar - GM Sergey Kudrin (USA-2578)
Mesa 34... Valério - MF Max Cornija (PER-2371)
Mesa 70... Henrique Ferreira(BRA-2198) - Douglas

Pontuação
Luismar ... 4,5 pontos em 7
Valério ... 4,5 pontos em 7
Douglas ... 3,5 pontos em 7

OBS: O destaque é para o MF Luismar Brito que hoje pega uma "pedrada". Vamos torcer!








quinta-feira, 30 de julho de 2009

Lagrave campeão Biel 2009






O jovem grande mestre francês Machine Vasier-Lagrave (foto) ganhou hoje o Torneio Internacional de Biel 2009, invicto e isolado. Ele somou seis pontos e o seu seguidor mais próximo 5,5 pontos, conforme quadro acima.
Nenhum leitor, por conseguinte, aceitou o palpite promovido por esse blog, já que ninguém "lembrou-se" de votar no francês.

Paraibano 2009 - Notícias (IX)




O Campeonato Paraibano Absoluto Aberto 2009 acaba de ser oficializado pela Confederação Brasileira de Xadrez. Recebemos e-mail do Vice Presidente da CBX, Antonio Bento de Araujo Lima Filho, informando que o citado Campeonato foi registrado sob o id 83409.



Sunyê luta contra o câncer




"O gênio paranaense, acostumado a batalhas difíceis, enfrenta uma mais traçoeira, contra o câncer. Felizmente está vencendo. Na próxima semana se submeterá a última sessão de quimioterapia e deverá receber alta".
]
FIGURA EXEMPLAR
por Joaquim Pinheiro
" O destino me permitiu conhecer pessoas notáveis. Algumas conseguiram ultrapassar os limites da área que habitam registrando seus nomes nos arquivos da história. Significa dizer que serão conhecidas por gerações futuras. Esta semana tive a satisfação de receber a visita de uma delas, Jaime Suniê Neto. Jaime, paranaense de nascimento, foi, ao lado de Henrique Mecking, quem mais projetou o xadrez brasileiro. A Fama do gaucho Mequinho veio de cima para baixo. Ganhou o título de Mestre Internacional ( o 1º do país) na época dos governos militares. As autoridades de então se aproveitaram dele como peça de propaganda, vinculando seu feito ao regime, colocando seu nome na mídia. Daí a sua projeção, por sinal, merecida.
Jaime Suniê, ao contrário, construiu sua fama de baixo para cima. À medida que acumulava títulos empregava seu tempo em prol do desenvolvimento do Xadrez. Disputou 1o finais de campeonato brasileiro, vencendo 7. Campeão sul-americano, medalha de ouro na olimpíada mundial da modalidade, tem em seu curriculo o 1º lugar em 3 torneios interncionais promovidos pela FIDE (a FIFA do xadrez).
Implantou o programa "xadrez nas escolas" no Paraná, depois copiado por vários outros Estados e adotado nacionalmente pelo governo federal. Meu conhecimento com o mestre ocorreu em 1989, por intermédio de outro Mestre, Marco Asfora, também campeão brasileiro, outro notável, tão importante para o xadrez de Pernambuco e nordestino quanto Suniê para o brasileiro.
Jaime tentou adquirir para o Paraná a maior biblioteca de xadrez existente no Brasil. Conseguiu verba, aprovação da asssembléia estadual, autorização do governador mas o proprietário, Dr. Luis Tavares, preferiu doá-la ao Estado de Pernambuco. Jaime apesar da luta perdida, deu aula de cavalheirismo vindo, como Presidente da CBX presidir o ato da entrega do acervo.
Em 1988, atendeu ligação pedindo orientação para implantação do programa xadrez nas escolas Pernambucanas. Não se fez de rogado e dias depois desembarcou em Recife, vindo pessoalmente transmitir as dicas.
O gênio paranaense acostumado a batalhas difíceis, enfrenta uma mais traiçoeira, contra o câncer. Felizmente, está vencendo. Na próxima semana se submeterá a última sessão de quimioterapia e deverá receber alta". (Este artigo foi publicado originalmente no blog Cariricaturas, no dia 25 de julho de 2009.) Obs: Na foto acima, Sunyê é o terceiro da direita para a esquerda, ao lado de Marco Asfora(mãos cruzadas). Os demais são enxadristas do Banco Central em Recife.

Os 17 anos de Caruana



Logo mais, quando começar a última rodada do Torneio Internacional de Biel 2009, Morozevich vai cumprimentar Fabiano Caruana (Elo 2670) com um sorriso e dizer: Meus parabéns! Sim, porque hoje o talentoso norte-americano (naturalizado italiano) completa 17 anos. Com a pouca idade e a larga experiência certamente vai conquistar muitos e muitos títulos nesses proximos 20 anos. Longa vida, Caruana!

Continental das Américas 2009 (X)


Milos assume liderança


O GM brasileiro Alexandr sofre sua primeira derrota no Continental das Américas 2009 diante do seu compatritora o GM Gilberto Milos (na foto com as brancas) e este assume a liderança do Campeonato ao lado do GM argentino Ruben Felgaer, ambos com 5,5 pontos. Nas cinco primeiras mesas jogam hoje a 7ª rodada os seguintes pares:
Felgaer(ARG-2564) - Milos(BRA-2589)
Granda(PER-2647) - Bachmann(PAR-2559)
Lafuente(ARG-2562) -Vescovi (BRA-2631)
Iturrizaga(VEN-2555) - Ehlvest(USA-2614)
Fier(BRA-2604) - Krikor(BRA-2488).
Posição dos Paraibanos
6ª Rodada
Luismar 1-0 Bruno Rodrigues
Valério 1-0 Leonardo Tratz
Alexander Palomino 0-1 Douglas
7ª Rodada
Mesa 42... Carlos Salazar(PER-2189) - Luismar
Mesa 43... MF Jorge Soto (PER-2341) - Valério
Mesa 70 ... Douglas - Ricardo Salim(BRA-2226)
Pontuação
Luismar... 3,5
Valério... 3,5
Douglas ... 3,0
OBS: O destaque vai para a delegação completa pela importante vitória dos três na 6ª rodada.

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Um pouco de humor

No Torneio de Biel 2008, o americano Alexander Onischuk botou a mão no rosto sem querer ver o lance das brancas. O gênio da Noruega ficou desconfiado e olhou, olhou, mudou de posição, virou de um lado, virou de outro, procurou, procurou, e nada. Perdeu um tempão danado examinando e nada tinha na posição. A partida terminou em empate e Magnus Carslen perdeu a chance de ser campeão. O vencedor foi GM cubano Leinier Dominguez.






Copa Caldas Viana (II)






A Copa Caldas Viana é composta de 10 grupos de 4 jogadores. O vencedor de cada grupo se classifica para a fase semifinal. Esta fase é dividida em dois grupos de cinco jogadores e os vencedores destes dois grupos jogam a fase final, num match de quatro partidas. O vencedor ganha um um Relógio Digital DGT 2010 e o vice um jogo de peças modelo profissional Jaehrig. Participe fazendo sua inscrição no valor de R$ 15,00. Cada jogador pode se inscrever (opcional) em até quatro grupos. As partidas serão realizadas na Academia Caldas Viana, com duas rodadas no sábado (a partir das 15 horas) e uma no domingo, com o tempo de reflexão de 1 hora nocaute.
NOTA: Esta Copa tem duas finalidades: desenvolver o xadrez competitivo e fazer caixa para o II Memorial Bobby Fischer que será realizado em janeiro de 2010, valendo Rating FIDE.

Lagrave líder invicto e isolado




No meio de feras (Ivanhcuk, Morozevich, Gelfand), o jovem francês Vachier Lagrave (foto) está dando um veradeiro show no Torneio Internacional Biel 2009! É o único invicto e está agora na frente, isolado, com a derrota de Ivanchuk hoje para Morozevich. A classificação, faltando apenas uma rodada, é esta:
1º - Lagrave ... 5,5
2º/3º - Morozevich e Ivanchuk ... 5,0
4º/- Alekseev ... 4,5
5º/6º - Gelfand e Caruana ... 3,5

Paraibano 2009 - Notícias (VIII)





Todas as vagas reservadas para
paraibanos já foram preenchidas


As 32 vagas reservadas para os paraibanos (capital e interior) já foram devidamente prenchidas com os últimos pedidos de inscrição: Valberto Alves, Rafael Andrade, Petrov Baltar, José Mario Espinola, Francisco Dantas e Antonio Morais. Quem não está na lista abaixo, vai entrar na repescagem, ou seja, se não for completado as 32 vagas dos jogadores dos outros Estados ou se alguém desistir, os que estiverem na repescagem, pela ordem de pedido de inscrição, ocuparão esses lugares.
Os inscritos
Jovany Medeiros, Renato Araujo, Doriedson Lemos, Fernando Melo, Gilvando Carvalho, Ariano Wanderley, Marcelo Souto, Ivanilson Pereira e Hamilton Nobrega.
Pré-inscritos
Capital
Evandro Rodrigues, Arthur Olinto, Francisco Nogueira, Kleber Maux, Antonio Dutra, Cledualdo Soares, Daniel Meira, MF Francisco Cavalcanti, Henri Tenorio, Roberto Buriti, Roberto Buriti Filho, Valberto Alves, Rafael Andrade, Petrov Baltar, José Mario Espínola, Antonio Morais e Francisco Dantas.
Interior
Paulo Barbosa, Fabson Palhano e Andre Luis Gomes (Campina Grande), Joaquim Virgolino e Estevão Brandão (Esperança), Thiago (Areia).
Dos outros Estados estamos com os mesmos oito pre-inscritos, restando 24 vagas.

Os 19 anos de Golubenko



A croata Valentina Golubenko (foto) completa hoje 19 anos. Ano passado ela conquistou o título de Campeã Mundial na categoria Sub-18. É uma das esperanças do xadrez feminino para embates futuros. Vamos ficar de olho.

Continental das Américas 2009 (IX)



O GM brasileiro Alexandr Fier (foto com as brancas) é o líder isolado com 5 pontos em 5 rodadas do Continental das Américas 2009. Com 4,5 pontos estão 2º/7º - Alonso Zapata(GM-COL), Gilberto Milos(GM-BRA), Maurício Rios (MI-CHI), Ruben Felgaer(GM-ARG), Pablo Lafuente(GM-ARG) e Diego Flores(GM-ARG).
Posição dos Paraibanos
5ª Rodada
Silvio Shironga 1/2 Luismar
Douglas 0-1 Carlos Alberto
Vicente Vivaldo 1/2 Valério
Classificação
Luismar - 117º lugar com 2,5 pontos
Valério - 150ºlugar com 2,5 pontos
Douglas - 175º com 2 pontos
6ª Rodada
Mesa 58 ... Luismar x Bruno Rodrigues(1953-BRA)Mesa
76 ... Valério x Leonardo Tratz(2032-BRA)
Mesa 93 ... Alenxadre Palomino (1879-BRA) x Douglas
OBS. O destaque é Valério que dos três é o que enfrenta adversário mis forte (Elo) na 6ª rodada.

terça-feira, 28 de julho de 2009

Paraibano 2009 - Notícias (VII)



Mais quatro paraibanos fazem a pré-inscrição: Henri Tenorio, Roberto Buriti (foto), Roberto Buriti Filho, todos de João Pessoa, e André Luis B. Gomes, de Campina Grande. Chega a 26 o número de pré-inscritos, restando apenas seis vagas para os paraibanos (capital e interior) que queiram jogar. O total é de 64 vagas, sendo 32 para a Paraíba e 32 para os demais Estados do Brasil, especialmente do Nordeste que tenham rating FIDE.

Biel 2009








Numa Siciliana longa e dramática, (76 lances), o GM francês Maxime Vasier-Lagrave (foto), com as negras, derrotou o russo GM Alexander Morozevich e continua, junto com o GM ucraniano Vassily Ivanchuk que venceu Fabiano Caruana, na liderança do Torneio Internacional de Biel 2009, ambos com 5 pontos. Morozevich divide o 3º/4º lugares com o seu compatriota GM Evgeny Alekseev, com 4 pontos. E o GM israelita Boris Gelfand o 5º/6º lugares com o o GM italiano Fabiano Caruana, com 3 pontos.




Continental das Américas 2009 (VIII)




Mequinho abandona

Leio no blog Xadrez Vencedor a notícia de que o GM brasileiro Henrique Costa Mecking(Mequinho), na foto com as negras, abandonou o Continental das Américas alegando cansaço. Ele estava com 2 pontos em 4 possíveis e ocupava o 109º lugar.

Continental das Américas 2009 (VII)




O GM brasileiro Alexandr Fier(foto de negras-2604), o GM venezuelano Eduardo Itirrizaga (2555) e o colombiano Alonso Zapata(2523), todos com 100% de aproveitamento, 4 pontos em 4, são os líderes do Campoenato Continental das Américas 2009, que está sendo realizado em São Paulo, em 11 rodadas.


Participação dos paraibanos


4ª Rodada

Luismar 0 x 1 WGM Sarai Sanches
Valério 0 x 1 MI Ron Livshits
Mario Riboldi 0 x 1 Douglas


Emparceiramento 5ª Rodada

Mesa 53... Silvio Shironga (BRA-2119) x Luismar
Mesa 58... Douglas x Carlos Alberto Barreto(BRA 2257)
Mesa 90... Vicente Vivaldo(BRA 2006) x Valério

OBS: O destaque é Douglas que se aproxima de Luismar (em mesa) e joga a 5º Rodada com o potiguar, seu bem conhecido MF Carlos Alberto.

segunda-feira, 27 de julho de 2009

I COPA CALDAS VIANA


A Academia de Xadrez Caldas Viana , em parceria com a Organização Reino de Caíssa, vai realizar a I COPA CALDAS VIANA. As inscrições já estão abertas. São 10 grupos de quatro jogadores. O vencedor de cada grupo se classifica para a fase semifinal,. A semifinal reunirá dois grupos (cada grupo com cinco jogadores). Os vencedores dos dois grupos da fase semifinal jogarão a fase final. O campeão receberá como prêmio um Relógio Digital DGT 2010 (foto) e o vice um Jogo de Peças modelo profissional Jaehrig.
A inscrição é de R$ 15,00 (quinze reais) e cada jogador pode se inscrever no máximo em cinco grupos. O quadrangular do Grupo A começa sábado, (01/08/09) com duas rodadas (1 hora/nocaute), começando às 14h30m. No domingo a terceira e última rodada do Grupo A, começando às 15 horas. As partidas serão realizadas na Academia Caldas Viana, Av. Umbuzeiro, 52. Participe, pois além de concorrer a um bom prêmio, você estará treinando para o Paraibano 2009. Os interessado podem ligar para 3226.2685 e pedir sua inscrição. Os quatro primeiros inscritos, formarão o Grupo A, os quatro seguintes, Grupo B e assim, sucessivamente, até o Grupo J. Participe!

Paraibano 2009 - Notícias (VI)


Pré-inscritos no Paraibano 2009

Paraíba ... Jovany Medeiros (CG) Hamilton Nóbrega(JP), Ariano Wanderley(JP) Renato Araujo(JP), Doriedson Lemos(JP), Fernando Melo(JP), Gilvando Carvalho(JP), Joaquim Virgolino(ES), Evandro Rodrigues(JP), Marcelo Souto(JP), Ivanildon Pereira(JP), Arthur Olinto(JP), Paulo Barbosa(CG), Francisco Nogueira(JP), Kleber Maux(JP), Estevão Brandão(ES), MF Francisco Cavalcanti(foto-JP) Antonio Dutra(JP), Cledualdo Soares(JP), Thiago (AR), Daniel Meira(JP), Fabson Palhano(CG).

Rio Grande do Norte ... MF Máximo Macedo, Iack Macedo, Alexandro Lira, Ellen Kosminsky.

Pernambuco ... Valésio Pinto, Frederico Helihimas, MF Marco Asfora, Carlos Capivara.

NOTA - Lembramos que são 64 vagas, sendo 32 para a Paraíba e 32 para outros Estados.




Três na liderança de Biel











O "garoto" francês GM Maxime Vachier-Lagrave (foto) venceu o italiano GM Fabiano Caruana e assume a liderança, junto com o GM russo Alexander Morozevich, que ganhou para o GM israelita Boris Gelfand, e do GM ucraniano Vassily Ivanchuk, que empatou agora há pouco com Evgeny Alekseev, todos com 4,0 pontos. Em 4º lugar com 3,5 pontos está Alekseev, Caruana vem em 5º com 3,o pontos e Gelfand continua no último lugar com 2,5 pontos.

Continental das Américas 2009 (VI)



Paraibanos na 3ª Rodada
GM Alonso Zapata (COL) 1-0 Luismar
Douglas 0-1 MF Adriano Caldeira(BRA)
Carlos Ferreira(BRA) 0-1 Valério
Pontuação após 3ª Rodada
Luismar - 2 pontos
Valério - 1,5 ponto
Douglas - 1 ponto
4ª Rodada
Mesa 40 ... Luismar x WGM Sarai Sanchez (2202-VEN)
Mesa 56 ... Valério x MI Ron Livshiti (CAN-2332)
Mesa 100 ... Garcia Ribaldi (BR-1696) x Douglas
OBS: O destaque da 3ª rodada entre os paraibanos foi Marcos Valério (foto com as negras), por ter sido o único a vencer.

domingo, 26 de julho de 2009

Renato ganha Caíssa III



Com oito vitórias (seguidas) e uma derrota (para Evandro Rodrigues na última rodada, mas já campeão), Renato Araujo (foto) venceu o Torneio Caíssa III , realizado na Academia Caldas Viana, no final da tarde de hoje. Foram 10 participantes pelo sistema schuring, com 10 minutos nocaute. A classificação final ficou assim: 1º - RenatoAraujo, 8 pontos; 2º - Doriedson Lemos, 7,5 pontos; 3º - Arthur Olinto, 5,5 pontos; 4º/5º - Jeffeson Pereira e Cledualdo Soares, com 5,0 pontos; 6º - Evandro Rodrigues, com 4,5 pontos; 7º - Gilvando Carvalho, com 3,5 pontos; 8º - Antonio Dutra, com 3,0 pontos; 9º - Valberto Alves, com 2,5 pontos; 10º - Daniel Meira, com 0,5 ponto. Arbitragem de Fernando Melo.

Continental das Américas 2009 (V)







Participação
dos
Paraibanos






II Rodada

Luismar 1-0 Miguel Gomez (PER)
Valério 0-0 Natália Viaro (BRA)
Caetano (BRA) 0-1 Douglas

III Rodada

Mesa 17 ... Alonso Zapata(GM-COL-2523) x Luismar Brito
Mesa 60 .. Douglas Torres x Adriano Caldeira (MF-BRA-2268)
Mesa 94 .. Carlos Ferreira(BRA-2013) x Marcos Valério


Pontuação após II Rodada
Luismar 2 pontos
Douglas 1 ponto
Válerio 0,5 ponto.

OBS: Para os paraibanos o destaque é Luismar Brito ( com as negras em foto de Elcio Mourão) que enfrenta hoje à noite o lendário Alonso Zapata, grande mestre colombiano muito conhecido no mundo do xadrez.

Paraibano 2009 - Notícias (V)


A mais nova rating FIDE do Nordeste, Ellen Kosminsk, filiada à Federação de Xadrez Rio Grande do Norte e residente em Recife, será uma das atrações do Paraibano 2009. Na foto, com seu pai Maurício Kosminsk que me passou e-mail pedindo para inscrever sua filha, o que está sendo feito com o maior prazer. Ela, certamente pela idade, 10 anos, será a mascote do Campeonato e um incentivo às demais crianças da sua idade.

Continental das Américas 2009 (IV)



Começou às 10 horas a II Rodada do Continental das Américas 2009. Vejamos as 10 primeiras mesas:

Mesa 01 - Ron Livshits - Julio Granda
Mesa 02 - Jaan Ehlvest - Claudio Pino
Mesa 03 - Rafael Leitão - Alvaro Aranha
Mesa 04 - Cesar Quinones - Alexandr Fier
Mesa 05 - Fidel Coralles - Wagner Guimarães
Mesa 06 - Frederico Matsuura - Gilberto Milos
Mesa 07 - Diego Flores - Evandro Barbosa
Mesa 08 - Carlos Sega - Perez Quesada
Mesa 09 - Alexander Shabalov - Will Espinoza
Mesa 10 - Fernando Costa - Sergey Kudrin

Mesas dos paraibanos

Mesa 57 - Luismar Brito - Miguel Gomes
Mesa 73 - Marcos Valério - Nelia Viaro
Mesa 107 - Douglas Torres - Liria Caetano

OBS: Na foto de Elcio Mourão, temos o nosso atual campeão paraibano Douglas Torres enfrentando, com as brancas, o GM boliviano Oswaldo Zambrana que venceu recentemente o II Magistral Ciudad de Asuncion - Copa Roggio 2009.

O número 10 é Najdorf !



Na matéria do dia 14 passado, sob o título Os primeiros 27 GMs, deixamos de propósito em branco o número 10 e perguntava na ocasião ao leitor quem poderia ser. Não obtive resposta. Mas prometi que diria hoje: seu nome é Miguel Najdorf (foto), argentino naturalizado, o mais querido, junto com Miguel Tal, grande mestre de todos os tempos. A história da sua vida é repleta de fortes emoções. Tenho pela sua memória o mais profundo respeito. A propósito, termina hoje na Polônia (terra natal) o Memorial Najdorf 2009.

Mulher (XXIII)




A beleza terna da eslovena WMI Vesna Rozic , 22 anos, ilustra a página deste domingo, que sempre abrimos espaço para homenagear essas enxadristas guerreiras de todo o mundo.






Continental das Américas 2009 (III)






Começou ontem, no Clube de Xadrez de São Paulo, o Campeonato Continental Absoluto de Ajedrez - Américas 2009, com 269 participantes. A Paraíba está presente com três jogadores: MF Luismar Brito, Douglas Torres e Marcos Valério. Vamos acompanhar a participação dos três ao longo do evento que terá a duração de 11 dias. Os 20 primeiros colocados após a conclusão da I Rodada são estes:

1. Julio Granda 2647 PER 2.Rafael Leitão 2610 BRA
3. Alexandr Fier 2604 BRA 4.Fidel Corrales 2602 CUB
5. Gilberto Milos 2589 BRA 6.Diego Flores 2587 ARG
7. Perez Quesada 2584 CUB 8.Alexander Shabalov 2580 USA
9. Sergey Kudrin 2578 USA 10.Ramirez Delgado 2574 CUB
11. Ruben Felgaer 2564 ARG 12.Pablo Lafuente 2562 ARG
13. Axel Bachmann 2559 PAR 14.Joshua Frield 2547 USA
15. Alexander Ivanov 2527 USA 16.Manuel Leon 2525 MEX
17.Alonso Zapata 2523 COL 18. Andre Diamant 2520 BRA
19.Sandro Mareco 2515 ARG 20.Perez Rodriguez 2512 CUB

São 122 jogadores com 1 ponto, 122 com 0 ponto e 23 com 0,5 ponto.

Posição dos paraibanos

Luismar (2351) 1 ponto 55º lugar
Valério (2169) 0,5 ponto 134º lugar
Douglas( 2069) 0,0 ponto 187º lugar.

OBS: Jogadores fortes como Vescovi (2631), Hernandez(2573-CUB), Mequinho(2556), entre outros que não constam na lista acima, é porque empataram na primeira rodada.

sábado, 25 de julho de 2009

Ivanchuk lidera Biel


O GM russo Alexander Morozevich, com as negras e jogando uma Caro-Kann perdeu, agora há pouco, para seu compatriota GM Evgeny Alekseev, após 55 lances. Agora o ucraniano GM Vassily Ivanhcuk (foto) assume a liderança, já que empatou com o francês Lavrage. Fabiano empatou com Gelfand. A posição agora é esta após seis rodadas:
1º Ivanchuk .............. 3,5 pontos
2º/5º Morozevich, Alekseev, Lagrave e Caruana, com 3,0 pontos.
6º Gelfand ............... 2,5 pontos.

Argentina é expulsa da FIDE




Uma dívida de alguns milhares de dólares, pendentes há cerca de 10 anos, fez a Federação Internacional de Xadrez expulsar dos seus quadros a FADA - Federacion Argentina de Ajedrez. Mas, pelo cartaz ao lado, a sanção da FIDE parece não assustar os cartolas do país vizinho, tanto é que colocaram a observação no cartaz: Válido para el ELO Fide. Vamos aguardar os acontecimentos. O xadrez argentino de tantas e gloriosas tradições (Bobby Fischer que o diga) não merece passar por essa vergonha. Existe a dívida, então paguem!

GMs do Mundo - Rússia


Sempre fui fascinado em conhecer os Grandes Mestres de todos os países do mundo, pelo nome, é claro, porque pessoalmente é uma tarefa muito difícil. Será que existe alguem que conhece todos os GMs de sua geração? Pode existir mas é quase impossível. Vamos começar hoje um giro pelo mundo do xadrez falando um pouco sobre os grandes mestres da Rússia, que é sem favor o maior centro de GMs do mundo.
Rússia - 191 GMs
Os nove com Elo acima de 2700.
1. Jakovenko, Dmitry (foto) 2760, 26 anos.
2. Kramnik, Vladimir 2759, 35 anos.
3. Morozevich, Alexander 2751, 33 anos.
4. Svidler, Peter 2739, 34 anos.
5. Grischuk, Alexander 2733, 26 anos.
6. Alekseev, Evgeny 2714, 24 anos.
7. Motylev, Alexander 2710, 30 anos.
8. Malakhov, Vladimir 2707, 29 anos.
9. Rublevski, Sergei 2703, 36 anos

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Paraibano 2009 - Notícias (IV)





Até a presente data 20 enxadristas dos Estad0s da Paraiba, Pernambuco e Rio Grande do Norte já manifestaram o interesse em jogar o

Campeonato Paraibano Absoluto Aberto 2009.

Vejamos seus nomes por Estado:

Paraíba

Jovany Medeiros, Hamilton Nobrega, Fernando Melo, Gilvando Carvalho, Ariano Wanderley, Marcelo Souto, Evandro Rodrigues, Ivanilson Pereira, Artur Olinto, Paulo Barbosa, Francisco Nogueira, Joaquim Virgolino (Esperança), Thiago (Areia).

Pernambuco:

Valésio Pinto, Frederico Helihimas, MF Marcos Asfora, Carlos Capivara.

Rio Grande do Norte:

MF Maximo Macedo, Iack Macedo, Alexsandro Lira.




AVISO IMPORTANTE



Chamo a atenção dos enxadristas visitantes (de qualquer Estado do Brasil e não necessariamente do Nordeste) que queiram

jogar o Paraibano 2009 e se hospedarem no Hotel Xênius, local dos jogos, e que pedirem sua pré-inscrição até o dia 10 de agosto, que os mesmos poderão ser beneficiados de forma bastante acentuada, diria mesmo inesperada, uma verdadeira surpresa para os padrões do Nordeste. Peço, no entanto, que observem que o verbo está no condicional "poderão". Tudo está dependendo de um entendimento que a Diretoria do Reino de Caissa vem mantendo com determinada instituição.

Grata revelação





O GM francês Maxime Vachier-Lagrave, 18 anos (foto), vem se constituindo numa grata revelação no Torneio Biel 2009, na Suiça. Ele terminou a primeira volta da prova invicto, com cinco empates e nenhuma derrota. Outro invicto foi Ivanhcuk, com uma vitória e quatro empates. Encerrada a quinta rodada (última da primeira volta) a posição está no quadro acima.


Continental das Américas 2009 (II)



O GM peruano Julio Granda, Elo 2647, (foto) deve ocupar a Mesa o1 - na I Rodada do Campeonato Continental Absoluto de Ajedrez - Americas 2009, que começa amanhã, sábado, às 14 horas, no Clube de Xadrez de São Paulo. É grande a expectativa para o início desta prova que conta com centenas de jogadores fortes e competitivos. O Reino de Caissa vai premiar com uma inscrição no Paraibano 2009, o leitor deste blog que acertar os nomes dos seis primeiros colocados (não importa a ordem), considerando que os mesmos terão vaga garantida no Mundial da FIDE. Como serão 11 Rodadas, o leitor pode mandar seu palpite até a conclusão da V Rodada. Domingo daremos a relação dos jogadores mais fortes e com chances de chegar entre os primeiros.

Capivara no Paraibano 2009



Acabo de receber e-mail do mestre Carlos Capivara , na foto, (castigado por mim no Nordestão e está louco para se vingar e eu louco para fugir dele, pois minha vitória foi uma histórica zebra-capivaral), confirmando sua presença no Paraibano 2009, o que muito nos honra. Portanto de Pernambuco já temos a confirmação de Valésio Pinto, Frederico Helihimas, MF Marco Asfora e agora Carlos Capivara. Do Rio Grande do Norte a confirmação dos MFs Máximo Macedo e Iack Macedo. Ainda há vagas para enxadristas-visitantes, já que foram reservadas 32 inscrições. Para os paraibanos (capital e interior) foram reservadas 32 inscrições, perfazendo um total geral de 64 vagas, número este que esperamos fechar as inscrições. Não perca tempo...

Torneio Relâmpago






Já estão inscritos para o Torneio Caissa III - Relâmpago de 10 min/nocaute, os enxadristas Evandro Rodrigues, Jovany Medeiros, Robson Pequeno, Arthur Olinto, Gilvando Carvalho e Daniel Meira. São 10 participantes, portanto ainda há vagas. A inscrição é de 10 reais e o sistema é schuring, todos contra todos. O vencedor (com rating CBX abaixo de 1900) ganha a inscrição do Paraibano 2009. Começa às 15 horas deste domingo (26), na Academia Caldas Viana, Av. Umbuzeiro, 52 - Manaira. Fone 3226.2685.