segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Bispo mau



No excelente blog Diario de un entrenador, de Luis Fernández Siles, encontramos um bom estudo sobre Bispo mau. Veja o diagrama ao lado com a atenção necessária.
A importância da atividade
por Luis Siles
Existem muitos casos em que um bando pode, e inclusive deve, defender-se de maneira passiva. Porém a atividade é muito importante e a luta pela iniciativa é fundamental no xadrez, em especial no xadrez moderno. No Campeonato da Europa de Clubes, Fabiano Caruana nos dá toda uma lição sobre a importância das atividades das peças.
Observemos o diagrama: Caruana - Hauchard - As peças do branco estão mais ativas, apesar da posição do negro ser sólida. Caruana inicia uma sequência de jogadas com a profunda ideia de deixar passivo o Bispo de b7. Se fosse a vez das negras, poderiam tentar um plano como a5 seguido de Tc7 e c5, tratando de trocar os bispos e chegando a um final talvez inferior porém com muitas possibilidades de empate.
Caruana não permitira nada disto.
26.a5 ba5 27.Tc5 a4 28.ba4 Rf8 29.e4 Td8 30.e5 Td4 31.a5
Agora o Bispo de b7 se deve resignar e jogar um papel totalmente passivo na partida. A Torre branca não pode ser expulsa da sua privilegiada posição e Caruana aproveita de maneira magistral sua vantagem... Um fino trabalho posicional do jovem italiano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário