quinta-feira, 30 de maio de 2019

Paraibanos no Aberto de Natal


Vejamos os 13 paraibanos que estão inscritos no Aberto de Natal, que será realizado entre os dias 7 a 9 de junho. Luismar Brito (Mf), Francisco Cavalcanti (MF), Doriedson Lemos, Marcelo Urquiza,  Daniel Paiva, Fernando Melo, Rodrigo Canonico, Sara Medeiros, André Luis, Genildo Gomes, Genivaldo Oliveira, Yasmin Medeiros  e Italo Dantas.

segunda-feira, 27 de maio de 2019

Tomaz ganha Open Guarabira!

O pessoense Luis Antonio Tomaz, atual campeão paraibano, venceu o 5º Open de Guarabira no ultimo domingo (ontem dia 26) somando 5,5 pontos em 6 possíveis. Completando o podium, Rafael Wanderley (5,5) e Doriedson Lemos (5.0)

domingo, 26 de maio de 2019

sexta-feira, 24 de maio de 2019

Escolar por Equipe


 Foi realizado no dia 21 ultimo, o Torneio de Xadrez Escolar por Esquipe sob a direção do MF Francisco Cavalcanti, com a arbitragem de Fabiano, Valdete, Nilda, Polyanna, Fatima,Hallanna , Haline , Marcelo e Isaias, num total de vinte equipes.
A Equipe Campeã foi a da Escola Dom José Maria Pires, com 4 pontos, seguido da Escola João Santa Cruz, com 3 pontos e em terceiro a Escola José Américo, com 3 pontos.

domingo, 19 de maio de 2019

Fernando Melo - E lá se vão 40 anos de sonhos...

(Matéria originalmente publicada no 
Jornal A UNIÃO, em 17 de maio de 1979)



Não adianta erguer mastro sem bandeira

Aproveitando o ânimo que toma conta dos enxadristas pessoenses, ao final de mais uma Campeonato Paraibano e o surgimento de um novo torneio a partir da próxima semana, quando se homenageará o Jangada Clube, conforme registramos ontem, quero dizer, mais uma vez, a necessidade de pensar no Clube de Xadrez da Paraíba.

Todos sabem da atenção que presta, prestou e prestará esta coluna ao entusiasmo do Presidente Abdias Sá, à frente da Federação Paraibana de Xadrez. Isto é um fato conhecido e não devemos nos alongar. Todavia, no último domingo, data venia, o CXP foi considerado pelo Presidente da FPX como uma questão encerrada.

Dizia Abdias que não existe a menor condição de se manter um Clube de Xadrez com exclusiva participação dos sócios, mas que os clubes sociais tinham suas portas abertas para que o xadrez tivesse sua movimentação.

Uma primeira análise desse raciocínio leva a crer que pensa certo o nosso Presidente. A campanha não é de hoje, vem se arrastando por muito tempo. Nada de objetivo se concretizou em termos de permanência. Hoje, a situação fica cada vez mais difícil. Os passos cessaram e as vozes silenciaram. Não há como reivindicar um direito se não existe quem queira se beneficiar desse direito. Esse quadro estranho que se pinta no nosso xadrez é uma realidade.

O pouco que se fez em termos de se popularizar o xadrez da Paraíba, ficou reduzido a uma meia de enxadristas que nada querem em termos de trabalho, dedicação e empenho pelo direito de conquistar. Preferem viver em casa alheia, usufruindo das benesses do estilo pequeno burguês, ao sabor de televisão colorida, poltronas confortáveis e piscinas aconchegantes. Talvez o nosso xadrez venha a tomar o lugar do tênis que se praticava em João Pessoa, até pouco tempo, quando uma igrejinha era senhora de toda a quadra. O que vemos hoje é um tênis se popularizando, abrindo caminhos para que todos possam praticar o ex-esporte branco.

Entendo que Abdias Sá, vendo-se sozinho, cansado de esquematizar planos infrutíferos por falta de espectadores, tenha compreendido que o melhor mesmo seja se contentar com o que já temos. Me parece uma acomodação provocada pelas decepções, nunca pela vontade de acertar. Daí porque trago essas palavras no sentido de mostrar que não devemos desanimar de uma vez por todas, passando uma esponja num clube que deve existir, ser forte e se edificar com o esforço de seus filiados.

Portanto, nada mais resta do que continuar gritando no deserto para que uma dia essa voz seja ouvida, não pelos poderes públicos, mas pelos próprios enxadristas, responsáveis diretos pelo desenvolvimento do nosso xadrez. A eles, somente a eles, cabe o direito de reivindicar o que lhes falta. Estou disposto a voltar a este assunto, mostrando inclusive o que se deve fazer para que o Clube de Xadrez da Paraíba não seja arquivado, porque se isto acontecer não teremos mais interesse em continuar usando o nosso tempo em soerguer um mastro sem bandeira.

sexta-feira, 17 de maio de 2019

segunda-feira, 13 de maio de 2019

Aniversário Machado de Assis!

Os 180 anos de nascimento de Machado de Assis
Dia 21 de junho, uma sexta-feira. será o aniversário de nascimento de Machado de Assis:180 anos! A Academia de Xadrez Caldas Vianna vai homenagear o escritor com um Torneio no dia seguinte, sábado, às 15 horas. São apenas 12 vagas. A renda será revertida para a compra de livros de Machado de Assis que serão distribuídos nas escolas  para os estudantes irem se familiarizando com o maior escritor brasileiro de todos os tempos. Participe e prestigie. Cada um de nós precisa fazer sua parte em defesa da educação da nossa juventude. A inscrição é de 30 reais. Fale com Fernando Melo e reserve sua vaga. Esse torneio faz parte do Projeto Machado de Assis! 

A surpresa em Recife foi Jordão!

Jordão(3 recebe o prêmio do GM Darcy Lima((2)
Os GMs Yago Santiago e Darcy Lima, com 5,5 pontos em 6, foram os vencedores do II Memorial Luiz Tavares & Eduardo Asfora, realizado em Recife neste fim de semana.  Pelo critério de desempate, Yago levou a melhor. Um resultado perfeitamente  esperado. O que não se esperava foi o terceiro ocupante do pódium o jovem universitário potiguar Marcio Barbosa Jordão, que somou 5 pontos isolado! Nas três últimas partidas, ele enfrentou 3 Mestres FIDE, empatou uma e venceu duas! Uma campanha e tanto deste talentoso aluno do AI Igor Macedo, a quem estendo meus parabéns!

domingo, 12 de maio de 2019

Surpresa em Recife!

URGENTE: Terminou o Memorial Luiz Tavares & Eduardo Asfora, com uma surpresa no pódium! Vamos saber quem foi amanhã!

Quem ganha em Recife?

Por Fernando Melo

Faz tempo que acredito que o Grande Mestre tem algo mais do que um jogador de torneio, que joga pelo prazer de jogar. E não é o conhecimento de abertura, estratégia, táctica ou final. Isso todo mundo sabe que o GM tem de sobra.O algo mais que acredito é o sangue frio!  O GM joga para ganhar! No torneio de Recife, em andamento, o GM Darcy Lima empatou com o cearense Fred Saboya, na  3ª rodada e de primeiro caiu para 5º lugar. Agora na 5º rodada, em andamento, Darcy está em terceiro e joga na segunda mesa.

Falta assim duas rodadas. Quem está na frente  é o GM Yago Santiago que enfrenta Alexandro Barros, ambos com 4 pontos, enquanto o GM Darcy Lima enfrenta Rafael Cabral, ambos com 3,5.
Vamos admitir que os dois GMs ganhem essas partidas da quinta rodada. O que vai ocorrer na ultima rodada? Os dois, exatamente os dois GMs ,vão se enfrentar! Em Esperança-PB houve esse confronto e Darcy levou a melhor. Caso Darcy ganhe, é o quarto torneio que ele ganha seguido em menos de dois. O primeiro foi no Uruguai, o segundo o Bobby Fischer . Depois, Esperança, e agora Recife, caso minhas previsões estejam certas.
E como o ano 2019 ainda vai longe, não duvido nada que  ele ganhe o "Machado de Assis", em novembro. Vai receber uma premiação considerável, além do envelope com 1.500 reais, o Troféu Gildemar Pereira de Macedo, a Medalha Dom Casmurro  e  um exemplar de Dom Casmurro. A próposito, os 10 primeiros colocados vão receber Medalhas personalizadas com os nomes dos romances de Machado de Assis. Medalha Braz Cubas, Medalha Ressurreição, Medalha Quincas Borba, e assim por diante, E todos os 10 receberão também um exemplar do romance Dom Casmurro!
E para encerrar, lembrando que esta será a primeira vez que as mulheres serão destacadas em um Torneio Aberto no Brasil. Teremos prêmios para as três melhores classsificadas. A melhor pontuada no torneio, rcceberá 500 reais e o Troféu Capitu (protagonista do romance Dom Casmurro), a vice campeã, 300 reais e a Medalha Lívia (protagonista do romance Ressurreição) e a terceira classificada 200 reais e a Medalha Flora, do romance Esau e Jacó.  

sábado, 11 de maio de 2019

Torneio em Recife

Em andamento neste fim de semana na cidade de Recife, o II Torneio Memorial Luiz Tavares &  Eduardo Asfora, que conta com as presenças dos Grandes Mestres Darcy Lima e Yago Santiago e mais 58 enxadristas. Nove jogadores venceram suas duas primeiras partidas e estão  agora se enfrentando na terceira rodada. A 4ª rodada será iniciada as 20 horas. Amanhã, domingo, teremos as duas últimas rodadas, 9 horas e 15 horas, respectivamente.

quinta-feira, 9 de maio de 2019

Torneio no Clube Miramar


Sábado, 15 horas, no Clube Miramar, a quinta edição do Torneio das Acácias. São 6 rodadas de 15 minutos nocaute. A inscrição é de 30 reais e 20 reais para sócios. A direção é do MF Francisco Cavalcanti.

domingo, 5 de maio de 2019

Torneio com surpresas!

Apesar da esperada vitória de Marcelo Urquiza com 100% de aproveitamento, a IV Copa Machado de Assis, realziada sábado à tarde, na Academia Caldas Vianna,  apresentou algumas surpresas. O bom desempenho de Alexandre Cesar, que terminou em segundo lugar com 5 pontos, empatados com Francisco John, que ficou em terceiro. Como ainda a boa apresentação do garoto Italo Dantas, com 4 pontos. Outra surpresa foi o desempenho de Genildo Gomes, bem abaixo de sua força, somando apenas 2 pontos.
 Os sete participantes da IV Copa Machado de Assis: Italo, Genildo, John, Urquiza, Alexandre, Eny e Helio. Fernando (sentado)  diretor da prova