(Continuação)
|
Carolina e Machado de Assis |
Já estamos todos cientes e conscientes de que Machado de Assis foi um apaixonado do jogo de xadrez. Seu interesse levou a ocupar posição destacada nos círculos enxadrísticos do tempo do Império.
Temos a valiosa informação sobre a sua iniciação na arte de Caíssa. Ela foi fruto da influência de Arthur Napoleão (gravem bem este nome), o grande pianista português que enfrentara em Nova York, aos dezesseis anos de idade, em partida de exibição, o famoso Paul Morphy!
Sabemos que, mais tarde, o virtuoso luso estava radicado no Rio de Janeiro, e de volta de uma de suas viagens a Europa acompanhara ao Brasil, Carolina Xavier de Novais, futura esposa de Machado de Assis, e de cujo casamento Arthur Napoleão viria a ser uma das testemunhas.
Analiso essa informação como valiosa. Pois pergunto: caso Machado de Assis não conhecesse Arthur Napoleão, ele teria se aproximado de Carolina? A resposta é SIM! Explico!
É preciso entender o motivo da vinda de Carolina para o Brasil. Nos diz Raimundo Magalhães Junior que resultara de "imperiosa e dramática necessidade - talvez uma ameaça à sua vida por parte de um apaixonado desequilibrado e repelido"... Também, tinha outro motivo. O poeta Faustino Novais estava muito doente e a irmã veio para ficar perto dele.
Faustino Novais era amigo de Machado de Assis, sendo que este colaborava para a revista Espelho, de propriedade de Faustino e que teve vida efêmera, fechando com menos de um ano de existência. Em uma das visitas que fez ao amigo enfermo, Machado de Assis conheceu Carolina...veio o namoro e depois o casamento. Tendo chegado ao Brasil no dia 18 de junho de 1868, Carolina casou-se com Machado de Assis no dia 12 de novembro de 1869.
E assim, apesar da relação do poeta Faustino Novais, junto ao futuro casal, acredito que a influência de Arthur Napoleão, responsável pela vinda de Carolina para o Brasil, tenha o xadrez (foi o xadrez que solidificou a amizade do pianista com o escritor) sua parcela de contribuição para a união de Machado de Assis com Carolina Novais.
Iniciar os esforços para homenagear Machado de Assis, com o Aberto do Brasil - I Memorial Machado de Assis nos dias 15, 16 e 17 de novembro deste ano, no Littoral Hotel passa a ser, a partir de abril, a meta da Federação Paraibana de Xadrez, sob a nossa direção! Estamos confiantes de que contaremos com a solidariedade e o apoio de muitos. Juntos somos mais fortes!