domingo, 31 de março de 2019

Genildo assume presidência!

Genildo assume direção
 da FPBX



Com o pedido de licença por 60 dias da presidência da Federação Paraibana de Xadrez, por Fernando Melo, o enxadrista Genildo Gomes assume a direção do xadrez paraibano a partir deste 1º de abril.

Darcy ganha X Memorial Bobby Fischer!

O Grande Mestre Darcy Lima ganhou  o X Torneio Memorial Bobby Fischer, com 5 vitórias e um empate. Amanhã, neste blog, iremos detalhar os fatos mais importantes ocorridos e a classificação dos premiados. Na foto, o patrono do Bobby Fischer, Dr.Luiz Flavio Paiva entrega ao campeão GM Darcy Lima, o troféu e o envelope da premiação.

CBX deve apoiar projeto da FPBX

Entendimentos estão adiantados. Resgatar a memória de Machado de Assis como enxadrista vai se tornando uma realidade. GM Darcy Lima e Fernando Melo se unem na busca do tempo perdido!

sábado, 30 de março de 2019

Relatorio à CBX

Diretor e árbitro analisam comportamento de jogador

Torneio não se faz sem a presença do diretor e do árbitro, personagens chave para que o controle da situação seja mantido e que tudo transcorra num clima de harmonia e segurança entre os jogadores.
 Este ano, a direção deste evento, sob a responsabilidade do presidente da Federação Paraibana de Xadrez, jornalista Fernando Melo, irá enviar um Relatório à CBX - Confederação Brasileira de Xadrez, comunicando a respeito do desenrolar dos acontecimentos do torneio Memorial Bobby Fischer 2019, ora em andamento, no Littoral Hotel.

Vitória marcante!


Tomaz derrota com categoria MF Luismar Brito na 3º rodada e pode ocupar pódium!

O jovem e talentoso Luiz Antonio Tomaz, atual Campeão Paraibano,  caso venha terminar o torneio Memorial Bobby Fischer ocupando o pódium, não será para mim nenhuma surpresa. Poucos jogadores, não titulados, têm uma visão de tabuleiro como ele. O seu domínio o leva a ter absoluta confiança de sua estrategia. Tenho acompanhado o seu desempenho ao longo de alguns anos e o que teremos, em um futuro próximo, é mais um paraibano perfilando no cenário nacional como forte enxadrista!

Algumas surpresas!

O xadrez tem o poder de fazer as pessoas felizes,ao mesmo tempo que tem o poder de trazer boa surpresas. A vitoria do estreante  jovem Ítalo Dantas, frente ao experiente Genildo Gomes e o empate de Severino Amâncio (Biu de Patos) diante de Vitor Firmo, ambas na segunda rodada realizada ontem à noite, já diz que vem muita novidade nas próximas rodadas.

Hoje à tarde, quando da III Rodada, teremos um bom embate entre Luiz Tomas x MF  Luismar Brito (atual campeão paraibano contra ex-campeão paraibano). Apesar do favoritismo de Luismar, será uma partida digna de atenção. O favorito a vencer o torneio continua sendo o GM Darcy Lima, que logo mais enfrenta o sergipano Jonathas Magalhães,na Mesa 1. Na Mesa 2, temos o MI Eduardo Limp contra o MF Roberto Andrade, que é federado pela Paraíba.    

GM Darcy Lima conduz as negras
A musinha Lara Regina

A tenente Rebeca esperando o adversário!

Palestra logo mais!

A palestra que iremos ministrar as 10 hs de hoje (termina às 10h30min), no Littoral Hotel, no mesmo local onde se realiza o Memorial Bobby Fischer, tem a finalidade de mostrar como o maior escritor brasileiro de todos os tempos, Machado de Assis, se aproximou do xadrez. 

sexta-feira, 29 de março de 2019

RELÓGIO E PEÇAS

VAI JOGAR?
ENTÃO

Não esqueça de levar para o torneio 
MEMORIAL BOBBY FISCHER
o jogo de peças e o relógio!

quinta-feira, 28 de março de 2019

Mesas principais



Os dez tabuleiros de madeira estão colocados nas mesas principais do X Memorial Bobby Fischer, que começa amanhã às 13h30m, no Littoral Hotel.

Salão pronto para o Bobby Fischer!

Genildo Gomes tira a foto do salão, com as presenças de Fernando Melo e Ivanilson Pereira


Tudo pronto! Começa amanha, as 13h30, em ponto, o Congresso Técnico do Aberto do Brasil - X Memorial Bobby Fischer. A primeira rodada, em "horário britânico", começa logo em seguida, às 14 horas, com o relógio do condutor/a das brancas sendo acionado Um bom torneio a todos!
A direção não vai se responsabilizar pela guarda dos celulares e de quaisquer outros objetos.
Os jogadores devem conduzir relógio e jogo de peças e o lápis será uma cortesia da Federação Paraibana de Xadrez.
Café, água (cortesia do Littoral Hotel) além de biscoitos, bombons, caramelos chocolates e  bolachas que terão a cortesia da Federação  Paraibana de Xadrez
Canecas e camisetas do evento estarão a venda aos interessados ao preço 30 reais a unidade e cuja soma será revertida para a Federação Paraibana de Xadrez . 

quarta-feira, 27 de março de 2019

Está chegado a hora!

AMANHÃ, QUINTA-FEIRA, VÉSPERA DO INÍCIO DO X MEMORIAL BOBBY FISCHER, A DIREÇÃO DO EVENTO VAI PASSAR O DIA ACOMPANHANDO A ARRUMAÇÃO DO SALÃO DE JOGOS. ESTE QUE A FOTO MOSTRA, FOI ANO PASSADO. O DESTE ANO TERÁ ALGUMAS DIFERENÇAS NA FORMATAÇÃO DAS MESAS. O IMPORTANTE É QUE ESTÁ SENDO PRESERVADO O CONFORTO DOS JOGADORES.

NOTA IMPORTANTE!

REGULAMENTO : -  
CADASTRO CBX

Para participação no torneio, todos os enxadristas de qualquer categoria ou localização, deverão estar e dia com a anuidade da CBX, condição essa que será rigorosamente observada pela direção da prova antes do início da 1ª Rodada. 

Fernando Melo
Diretor do X Memorial Bobby Fischer

segunda-feira, 25 de março de 2019

Palestra sábado!


Sábado, 10 horas da manhã, faremos palestra no Littoral Hotel (no mesmo local do Memorial Bobby Fischer), de meia hora, sobre Machado de Assis e o Xadrez.Todos estão convidados. Os 20 primeiros a chegar ao local para assistir a palestra, assinarão lista de presença e participarão de um sorteio de uma caneca e lápis (lembranças do X Bobby Fischer). Participe, entrada franca. Fernando Melo

terça-feira, 19 de março de 2019

Os 15 anos de Ítalo Dantas!

Ítalo vai jogar o Memorial Bobby Fischer
Hoje, 19 de março, é o aniversário do meu aluno de xadrez Ítalo Dantas, que completa 15 anos! Jovem inteligente, bom filho,bom amigo, interessado e concentrado no que faz, tem um futuro promissor. Sua mãe, Nicácia Dantas, sempre o acompanha nos eventos literários da cidade, que Ítalo tanto ama. A maioria dos seus amigos é formada de intelectuais,muito com idade de ser seu avô.
Para mim, é sempre uma satisfação poder contribuir para que o xadrez  que ele pratica se aprimore a cada dia.
Parabéns, amigo Ítalo, que a vida lhe sorria sempre!

domingo, 17 de março de 2019

Mágico e Belo

Um Grande Mestre de Xadrez
Divide opiniões
Se realmente ele é
O maior dos campeões

O importante é que ele
Fez muito pelo xadrez
E os enxadristas agradecem
Por tudo o que ele fez

Dá nome a um torneio
Um dos maiores do país
Quem joga esse torneio
Sai daqui muito feliz

Dez anos de dedicação
E também de muito amor
Ao torneio Bobby Fischer
Aos que o fazem: um louvor 

Da criança ao idoso
Todos gostam de jogar
O torneio Bobby Fischer
Dez anos vai festejar

Prá jogar o Bobby Fischer
Muitos enxadristas vêm
A cada ano cresce o número
Hoje já tem mais de cem

O Memorial Bobby Fischer
Tem algo de mágico e belo
Ele é, e sempre será
Orgulho da família Melo


Céu, 14 de março de 2019

A musinha 2019 da FPBX!

Amanda é autora da frase "Xeque Céu"!
Amanda Araruna, 9 anos, filha de Alexandre e Simone Araruna, será coroada Musinha da Federação Paraibana de Xadrez 2019, no dia 31 de março, quando do encerramento da X edição do Memorial Bobby Fischer. Ela receberá a coroa das mãos da Musinha 2018, Lara Regina, filha de Wallace e Helanne Lima, da cidade de Esperança.

segunda-feira, 11 de março de 2019

Não tem mais vaga!

A T E N Ç ÃO !

Apesar de diversos avisos, tornando-se até repetitivo, de que não há mais vaga para o Memorial Bobby Fischer,  continuam insistentes  pedidos de inscrição. Não adianta pedir inscrição porque

NÃO HÁ MAIS VAGA!

domingo, 10 de março de 2019

Surpresas na Copa Machado de Assis!

A matriarca do xadrez paraibano, Ana Sá de Melo,
 entrega a Antonio Dutra, a caneca de campeão
A III Copa Machado de Assis reuniu nove jogadores. Sete de João Pessoa e dois de Campina Grande. O sistema, com o tempo de 10+5 foi o schuring (todos contra todos). Até a sétima rodada os dois campinenses (André Luis e Lincoln Robert) estavam na frente com 5,5 pontos. E se esperava - pelo andar da carruagem - que um dos dois levasse a caneca Machado de Assis. 
Só que no meio do caminho tinha uma pedra, ou seja, a oitava rodada. André perdeu para Alexandre e Lincoln perdeu para Eudes, adversários que os campinenses poderiam ter vencido, sem desfazer o xadrez de Alexandre e Eudes. Com esses resultados o panorama mudou bastante, já que abriu possibilidade de mais três disputarem com chances o primeiro lugar. Dutra, John e Alejandro.
E na ultima rodada, bem emocionante também, aconteceu uma das maiores zebras deste ano em torneio não oficiais. A vitória do garoto Italo Dantas para o experiente e forte jogador Alejandro ! O emocionante também é que nesta rodada, John tinha chance de ser campeão, caso vencesse André Luiz (que nao tinha mais chance). Dutra ficou de olho nesta partida, torcendo para John não ganhar, . A partida terminou empatada e Dutra recebeu de Dona Ana a desejada caneca Machado de Assis e o direito de jogar (inscrição paga) o Aberto do Brasil -I Memorial Machado de Assis.
Homenagem a Bobby Fischer no dia do seu aniversário

Veja, abaixo, algumas fotos desse evento!



sábado, 9 de março de 2019

Os 76 anos de Bobby Fischer!


O 9 de março é um dia especial para o xadrez mundial.  Trata-se do aniversário de nascimento do maior jogador de todos os tempos, que chega aos 76 anos de idade. Estamos falando de Robert James  Fischer, ou Bobby Fischer como é mais conhecido. Sabe-se que ele faleceu em 2008,mas para nós estará sempre vivo na nossa memória pelos seus feitos extraordinários.

Hoje a tarde, quando da realização da III Copa Machado de Assis, na Academia Caldas Vianna, estará à disposição dos interessados, no Bazar da Federação Paraibana de Xadrez, canecas Bobby Fischer, ao preço de 30 reais.

quarta-feira, 6 de março de 2019

III Copa Machado de Assis

Neste sábado, 9, teremos na Academia Caldas Vianna, a III Copa Machado de Assis.Lembramos que o vencedor recebe a Caneca MA e mais a inscrição do Memorial Machado de Assis a ser realizado nos ias 15 a 17 de novembro, no Littoral Hotel. São 12 vagas, a isncrição, no calor de 30 reais, pode ser feita ate 15 minutos antes do inicio da I Rodada, que será às 15 horas. Participe e ajude a Federação Paraibana de Xadrez. 

Surpresa no Bobby Fischer!




Pela primeira, o Memorial Bobby Fischer vai surpreender as mulheres que vão participar do evento neste final de mês no Littoral Hotel. Lendo o REGULAMENTO no seu item 7, que trata da Premiação, vamos conferir que o melhor feminino receberá 200 reais e uma medalha ... 
Acontece que este ano vai ter mais alguma coisa. É só aguardar e conferir!

domingo, 3 de março de 2019

Italo no Bobby Fischer!



Uma das revelações no xadrez pessoense, o jovem Ítalo Dantas, que este mês completa 15 anos, será uma das atrações do X Memorial Bobby Fischer.

Por quê Machado de Assis ? (2)

(Continuação) 
Carolina e Machado de Assis

  Já estamos todos cientes e conscientes de que Machado de Assis foi um apaixonado do jogo de xadrez. Seu interesse levou a ocupar posição destacada nos círculos enxadrísticos do tempo do Império.
  Temos a valiosa informação sobre a sua iniciação na arte de Caíssa. Ela foi fruto da influência de Arthur Napoleão (gravem bem este nome), o grande pianista português que enfrentara em Nova York, aos dezesseis anos de idade, em partida de exibição, o famoso Paul Morphy!
   Sabemos que, mais tarde,   o virtuoso luso estava radicado no Rio de Janeiro, e de volta de uma de suas viagens a Europa acompanhara ao Brasil, Carolina Xavier de Novais, futura esposa de Machado de Assis, e de cujo casamento Arthur Napoleão viria a ser uma das testemunhas. 
    Analiso essa informação como valiosa. Pois pergunto: caso Machado de Assis não conhecesse Arthur Napoleão, ele teria se aproximado de Carolina? A resposta é SIM! Explico!
    É preciso entender o motivo da vinda de Carolina para o Brasil. Nos diz Raimundo Magalhães Junior que resultara de "imperiosa e dramática necessidade - talvez uma ameaça à sua vida por parte de um apaixonado desequilibrado e repelido"... Também, tinha outro motivo. O poeta Faustino Novais estava muito doente e a irmã veio para ficar perto dele.
      Faustino Novais era amigo de Machado de Assis, sendo que este colaborava para a revista Espelho, de propriedade de Faustino e que teve vida efêmera, fechando com menos de um ano de existência.  Em uma das visitas que fez ao amigo enfermo, Machado de Assis conheceu Carolina...veio o namoro e depois o casamento. Tendo chegado ao Brasil no dia 18 de junho de 1868, Carolina casou-se com Machado de Assis no dia 12 de novembro de 1869. 
          E assim, apesar da relação do poeta Faustino Novais, junto ao futuro casal, acredito que a influência de Arthur Napoleão, responsável pela vinda de Carolina para o Brasil, tenha o xadrez (foi o xadrez que solidificou a amizade do pianista com o escritor) sua parcela de contribuição para a união de Machado de Assis com Carolina Novais.
        Iniciar os esforços para homenagear  Machado de Assis, com o Aberto do Brasil - I Memorial Machado de Assis nos dias 15, 16 e 17 de novembro deste ano, no Littoral Hotel passa a ser, a partir de abril, a meta da Federação Paraibana de Xadrez, sob a nossa direção! Estamos confiantes de que contaremos com a solidariedade e o apoio de muitos. Juntos somos mais fortes!

sábado, 2 de março de 2019

Por quê Machado de Assis?

Por Fernando Melo

Jogo de xadrez que pertenceu a Machado de Assis
É amor antigo! Foi pelos idos do distante 1956 que comecei a dar os primeiros passos diante de um tabuleiro de xadrez. Um pouco mais tarde,em 1962, aos 17 anos,  fui descobrindo a literatura, e logo estava lendo Balzac, Machado de Assis, Shakespeare, Dostoiévski e tantos outros.

Os anos foram passando e em 1973, já casado com Dona Ana e pai de Silvio e Fernando Sá de Melo, com o apoio do meu saudoso cunhado Abdias Sá, fundei a Academia de Xadrez Caldas Vianna. Na verdade, e aí vem meu primeiro contato com a junção xadrez+literatura, a intenção era chamar a Academia de Machado de Assis, mas eu não tinha a base  e a experiência de vida que tenho hoje e me faltou coragem, porque podia parecer uma "forçada de barra" dar o nome  de um escritor de romances a um clube de xadrez.

A vida é feita de momentos. Foram precisos 46 anos para que eu reparasse essa "injustiça" com Machado de Assis. Com a autoridade de presidente da Federação Paraibana de Xadrez e em conversa com o vice-presidente e diretor financeiro Genildo Gomes, que me questionava da necessidade de fazermos mais um Aberto do Brasil, resolvi aceitar com uma condição: o torneio teria que se chamar Memorial Machado de Assis, o que foi aceito de pronto.

Mas por quê Machado de Assis? Não é nenhum exagero eu afirmar que Machado de Assis é o enxadrista mais ilustre da história de nosso país! Ele foi o primeiro intelectual brasileiro, já consagrado,  a participar do primeiro torneio de xadrez realizado  no Brasil. Ele é o primeiro problemista de xadrez do Brasil. 
O que mais me emociona é o fato de ter descoberto que sua aproximação com Carolina Novais, uma portuguesa que veio a ser sua esposa por 35 anos, até a morte desta, e que deu com seu amor a Machadinho, como ela o chamava, sentido à vida do maior escritor brasileiro de todos os tempos, tem no xadrez alguma influência. É o que veremos na segunda parte deste artigo.  (continua)

sexta-feira, 1 de março de 2019

Mequinho vai a Ipojuca (PE)!


Em abril, Recife promove IRT!


O apoio de Herbert Carvalho!

O depoimento de Herbet me deixou emocionado!
Recebi hoje do Mestre Herbert Carvalho(SP), que tive a honra de conhecer em 1976, quando aqui jogou a Final do Brasileiro de Xadrez, a seguinte mensagem: "Parabéns Fernando, homenagear Machado de Assis é uma obrigação do xadrez brasileiro, que até agora não tinha sido feita!"

Começa o mês do Bobby Fischer!

Por Fernando Melo


Hoje começa o mês de março. No dia 9 de março de 1943 nascia Bobby Fischer. Nos dias 29 a 31 de de março deste ano a Federação Paraibana de Xadrez, sob a nossa direção e arbitragem do AI Igor Macedo, com o apoio do patrono Dr. Luis Flavio Paiva e da Confederação Brasileira de Xadrez, estará realizando o Aberto do Brasil - X Torneio Memorial Bobby Fischer.

Com a participação de representantes de 18 Estados da Federação, pela primeira vez em sua história, as inscrições se encerraram 40 dias antes do início do evento e as quase 40 reservas do Littoral Hotel foram devidamente preenchidas.

Não é sem razão que a poeta paraibana Maria do Céu, no dia 15 de fevereiro, nos enviou esta mensagem:

"Ao mestre Fernando Melo. Lendo a notícia do preenchimento de todas as vagas, para o X  Memorial Bobby Fischer, não poderia deixar de expressar a minha admiração pela competência e capacidade de trabalho da FPBX. Salvo engano, foi o ano em que as vagas para o BF se esgotaram com maior rapidez. Quero parabenizar aos membros da FPBX, em especial a Você e a Genildo, incansáveis SOLDADOS DO XADREZ, que lutam com garra para que tudo transcorra bem nesse torneio e sempre trabalham com amor em prol do xadrez. Que o X Memorial Bobby Fischer tenha, e com certeza terá, o mesmo sucesso dos anos anteriores. Parabéns e Boa Sorte!! Abraços. Céu". 

Só nos resta aguardar a hora de bater o relógio. Na quinta-feira, dia 28, ficaremos acompanhando a instalação das mesas no local dos jogos e uma vez tudo pronto, registraremos com foto para conhecimento dos interessados. Aos participantes desejamos bom torneio e que a memória de Bobby Fischer continue sendo amada por todos!