segunda-feira, 30 de abril de 2018

O xadrez faz a gente feliz!

Eny, Alexandre e Fernando num intervalo
no Torneio de Esperança
Os promotores Eny Nóbrega e Alexandre César estão rindo à toa. Com o passar dos dias eles já começam a mostrar as qualidades enxadrísticas que determinam melhores resultados em suas partidas. Dedicados, apesar do pouco tempo por conta das prolongadas tarefas profissionais, eles estão levando o xadrez a sério o que é muito bom para nós que fazemos a Federação Paraibana de Xadrez. A foto mostra um pouco dessa realidade. Juntos somos mais fortes!

Surpresas em Esperança!

Tomaz (Vice-Campeão), Fernando, Capivara (Campeão) e Joaquim

A XXI Edição do Torneio de Esperança foi rica em emoção e algumas surpresas. 

Realizado no Ginásio do Colégio GEO, nos dias 28 e 29 do corrente, último fim de semana, esse evento foi precedido por um simultânea ministrada por Luiz Tomaz, na noite do dia 27. Na mesma ocasião ele ainda jogou uma partida às cegas contra Lara Regina, a Musinha da FPBX.

A revelação do torneio foi o patoense Brenno Bernardo, que na última rodada disoputou com Capivara o título de campeão. Já a grande surpresa do torneio foi a derrota de Ivanilson Pereira frente a Alexadre Cesar. Ivanilson levou xeque-mate quando tinha a vantagem de duas torres limpas!
Outro resultado que sureender foi o empate  na primeira rodada de Genildon Gomes frente a Rondinelle Pessoa.

Participaram 35 enxadristas das cidades de Esperança, Recife, Água Preta(PE), Santa Cruz de Capibaribe (PE) João Pessoa, Campina Grande, Patos, Pombal, Remigio, Alagoa Grande e Cacimba de Dentro.

Participantes pela classificação:

Campeão - Carlos Capivara 5,5 pontos, 2º/3º - Luiz Tomaz e Rondinelle Pessoa, 5,0 pontos; 4º/5º -  Brenno Bernardo e Christisan Almeida. 4,5 pontos; 6º/9º - Evandro Rodrigues, Douglas Torres, Jeffeson Pereira e João Tejo, 4,0 pontos; 10ª/14º- Doriedson Lemos, Andre Cardoso, Fernando Melo, Vinicius Canonico, Hiarly Fernandes, 3,5 pontos; 15º/21º - John Diego, Lincoln Robert, Rodrigo Canonico, Antonio Gomes, Ivanilson Pereira, Eny Moura e Francinaldo Rodrigues, 3,0 pontos; 22º/24º - André Luis, Harley Ramos, Genildo Gomes, 2,5 pontos; 25º/31º - Alexandre César, Lazaro Vinicius, Estevão Brandão, Antonio Sobral, Darciano Barros, Patricia Magda, 2,0 pontos; 32º - Valdemiza Gurgel, 1,5 ponto, 33º/34º -  Judit Polgar, Arthur Gabriel, com 1 ponto; 35º - Lara Regina, não pontuou!

Ricos troféus e medalhas!

A Federação Paraíba de Xadrez vai realizar o I Torneio Por Equipes Sub 17 no próximo dia 27 de maio e que terá como diretor Genildo Gomes e arbitragem de Ivanilson Pereira. O Torneio será realizado no Colégio TOP, nos Bancários.Cada colégio, escola, clube ou qualquer instituição que queira particpar, precisa se inscrever com três enxadristas, com a taxa de 30 reais.Os ricos troféus de Campeão, Vice-Campeão e Terceiro Lugar serão entregues a direção do colégio ou escola, etc, vencedoras, enquanto a Medalha Individual serão para os vencedores, sendo ouro, prata e bronze. Os demais enxadristas vão receber a  Medalha de Participação. 

sábado, 28 de abril de 2018

Eventos promovem Torneio de Esperança!


Aconteceu na noite desta sexta-feira, dia 27, uma Simultânea ministrada por Luiz Antonio Tomaz, contra 15 alunos do Colégio GEO de Esperança. Também na ocasião, o jovem talento do xadrez paraibano jogou uma partida às cegas contra a musinha da FPBX, Lara Regina, de 8 anos. Tomaz conseguiu vencer todas as partidas disputadas. E na tarde do mesmo dia Fernando Melo, Presidente da FPBX, concedeu entrevista em programa da rádio local, comandada por Joaquim Virgolino, que contou também com lideranças da região. Na ocasião, Melo divulgou as principais ações e objetivos da sua gestão à frente da Federação, iniciada neste ano. Os eventos foram uma preliminar do XXI Torneio de Esperança que começou hoje na cidade. Confira, a seguir fotos desses acontecimentos que estão marcando o xadrez paraibano neste final de semana.





















quinta-feira, 26 de abril de 2018

Eu e eles!

Uma das vantagens de envelhecer é ver os netos crescendo! Hoje, uma visita especial, bem especial, bastante especial, para um dia especial: meus queridos netos Daniel e Maria Rita. E só podia ser diante de um tabuleiro de xadrez!

terça-feira, 24 de abril de 2018

Torneio de Esperança

Notas importantes para quem vai jogar o Torneio de Esperança que começa neste sábado, 28.






Horário das Rodadas
Dia 28 - 
13h30 - Congresso Técnico
14h00 - I Rodada
16h30 - II Rodada
20h00 - III Rodada

Dia 29 - 
08h30 - IV Rodada
11h00 - V Rodada
14h30 - VI Rodada
16h30 - Encerramento e Premiação.

Pontuação: 
Regra de Bilbao - Vitória 3 pontos, Empate 1, Derrota 0..

Tempo de Reflexão:
Um hora nocaute, sem acréscimo.

Premiação: 
R$ 5.000,00

Material:
Participantes devem trazer jogo de peças e relógio.
(Informação prestada pelo dirigente do torneio, Joaquim Junior)

segunda-feira, 23 de abril de 2018

domingo, 22 de abril de 2018

Torneio Tiradentes

Foi realizado sábado no Clube de Xadrez Miramar, mais uma edição do  o Torneio Tiradentes com a presença marcante de estudantes
Alejandro e José Mário, campeão e vice do Tiandentes.
. Entre os veteranos, as presenças de Alexandro Gonzales e José Mario Espínola, que conquistaram, respectivamente, o primeiro e segundo lugares.A direção foi do MF Francisco Cavalcanti e arbitragem de Fabiano Andrade. Foram 14 participantes, com as presença de alunos das escolas João Santa Cruza, Euclides da Cunha e José Américo de Almeida, todas em João Pessoa.

O Nordestão vem aí!



Baraúna conquista a Paraíba!

Extraído do Blog da FPBX


Dirigentes (sentados: Fagner(E), Ivanilson, Fernando e Genildo)
e participantes da 4ª Etapa do Circuito FPBX, em Baraúna


4ª Etapa do Circuito FPBX - Um por todos todos por um, realizada na cidade de Baraúna no dia de ontem (21), foi marcada de grandes vitórias para o xadrez.

Representantes das cidade de Pombal(1), Patos(1), Sossego(1), Picuí(3), Frei Martinho(2), Baraúna (9), Campina Grande (3) e João Pessoa (1), num total de 21 participantes, deram uma demonstração de que a interiorização cresce dentro das previsões, uma vez que já temos muitas cidades da Paraíba envolvidas com os torneios dirigidos pela FPBX.

Vitoria de Fagner

Com 6 rodadas, sendo 3 pela manhã e 3 à tarde, o baraunense Fagner Lima foi o grande vencedor com 5,5 pontos em 6 possíveis.Com essa vitória, Fagner se classifica para a Final do Circuito, que será realizada em novembro, na cidade de Alagoa Grande. O vice-campeão foi José Ricardo dos Santos, com 4,5 pontos, da cidade de Picuí. O campinense Antonio Gomes chegou em terceiro, com 4 pontos e liderando um pelotão de mais cinco jogadores com a mesma pontuação, a saber: 4º - Eduardo Lima, 5º - Ranieri Araujo, 6º - Francinaldo Rodrigues, 7º - Klebson Huan e Joebson Sousa. Em 9º lugar André , Luis com 3,5 pontos.  Em 10º lugar Robson Lima, com 3 pontos seguido de 11º- Genildo Gomes, 12º Tulio Lima e 13º - Rodrigo Canonico, todos com 3 pontos. Em 14º - Ronaide Lima, com 2,5, seguido de 15º/16º - Lucinano Cordeiro e Weverton Lima , com 2,5 pontos. Com 2 pontos ficram 17º/20º - Carlos Pewreira, Jessica Lima, Wikson Lima e David Gabriel. Wilkiane Lima ocupou a 21ª colocação com 1 ponto.


Fernando Melo com a equipe de Barauna, cidade sede da 4ª Etapa do Circuito FPBX.






Fagner Lima recebendo o troféu de campeão das mãos de Fernando Melo e assim  se classificando para a Final do Circuito FPBX, que será realizado em novembro na cidade de Alagoa Grande.


Genildo Gomes entrega a José Ricardo dos Santos o troféu de Vice campeão.




O Árbitro Regional Ivalnilson Perreira, que também é o diretor técnico da FPBX, exercendo  excelente trabalho em favor da interiorização do xadrez paraibano.



Um panorama do excelente salão na Escola Municipal Felipe Rodrigues de Lima, local da  4ª Etapa do Circuito FPBX, com 21 participantes de 8 municípios.

Quadro de Classificação


sexta-feira, 20 de abril de 2018

Vontade de vencer!

Estudar partidas de Bobby Fischer é uma virtude. Quando descobrimos os bastidores de Fischer, essa sua vontade interminável de vencer, fica mais fácil compreender o seu valor  e o porque dele ser o maior jogador de todos os tempos. Fischer foi único, ninguém conseguiu fazer o que ele fez em favor do xadrez. Ele multiplicou a importância do xadrez, não só nos Estados Unidos (o que já foi muito), mas no mundo!

Todos nós sabemos que na época de Fischer, o Campeonato dos Estados Unidos era muito forte, e continua sendo até hoje. Em 1964, Fischer estava na frente do Campeonato com 10 pontos em 10 possíveis! Faltava uma rodada. Fischer com as negras enfrentava Anthony Saidy. No movimento 24 a partida estava igual, seis peões para cada lado, em posição simétrica. A luta era entre Bispo branco contra Cavalo negro. 

Olhando bem a posição é difícil imaginar que alguém possa vencer, pois um empate era o esperado. E para Fischer servia muito bem, já que ganhava o Campeonato, invicto, com 10 vitórias e um empate. 

Mas aconteceu algo que não se esperava. Ele conseguiu a vitória no movimento 56! Foi uma luta de paciência, perseverança, confiança, otimismo, segurança e vontade , muita vontade, bastante vontade de vencer!

Cada dia que passa, e já se passaram muitas dias, mais cresce o meu respeito e admiração pelo que Bobby Fischer fez em favor do xadrez!


quarta-feira, 18 de abril de 2018

Saudações a Fernando Sá!

Fernando Sá completa hoje 48 anos
As vezes fico imaginando se é exagero pensar que o Memorial Bobby Fischer, que este ano chegou à sua IX edição, tem mesmo todo esse prestígio nacional que acreditamos. Conheço enxadristas de outros Estados, dignos e respeitados que já me disseram ser um dos melhores do país. E eu acredito ser mesmo. 
Tenho essa convicção porque conheço o empenho do seu atual diretor, Fernando Sá de Melo. Ele tem feito muito pelo xadrez paraibano. Muitas vezes trabalha anonimamente, em silêncio. Tem a dignidade de não querer para sí, mas para o xadrez, todos os louros do seu esforço. E assim tem sido desde que assumiu, com todos os méritos, o lugar que deixei. Ele tem conquistado nessas últimas versões do Bobby Fischer muita credibilidade e confiança dos enxadristas brasileiros.   
Eu posso dizer tudo isso sem medo de cometer qualquer exagero, mesmo sob a suspeita por seu pai. mas quem conhece a historia do Memorial Bobby Fischer, sabe o quando Fernando Sá  merece neste dia de hoje, no florescer dos seus 48 anos, a benção da Deusa Caissa e os parabéns de todos nós que amamos o Xadrez! 
Parabéns Mestre Fernando Sá de Melo, continue sendo o filho que é, o marido, o pai , torcedor do Flamengo, e o dirigente do Memorial Bobby Fischer . Saudações vascainas dos seus pais Dona Ana e Fernando Melo e do seu irmão Silvio Sá de Melo. 

terça-feira, 17 de abril de 2018

Aniversário de Maria Luiza

e na sua  casa com o xadrez e cercada de flores
Maria Luiza na aula com seu professor exigente, mas bom amigo
 Maria Luiza Araruna é uma apaixonada pelo xadrez. Minha aluna há muito tempo, vem toda semana para a aula acompanhada dos netos Victor (nas terças-feiras) e Alexandre (quando pode vir) e da neta Amanda (nas sexta-feiras). Hoje, dia 17 de abril, é o seu aniversário e aproveitamos para lhe desejar muitas felicidades, que a Deusa Caíssa continue iluminando seus passos, e que permaneça por muitos anos essa enxadrista que joga por prazer sem se preocupar com resultados. A sua reação ao ganhar ou perder é a mesma, porque na verdade ela gosta mesmo é de jogar. (FM)

segunda-feira, 16 de abril de 2018

Sergipe terá grande evento em maio!


No dia 12 de maio próximo vai acontecer em São Cristóvão, no Estado de Sergipe, o Torneio de Xadrez Rápido Memorial Professor Mário Roberto, competição válida para rating local, CBX RPD e FIDE RPD, com premiação total de R$ 5.200,00, distribuída entre diversas categorias. As inscrições já estão abertas e terão valor único de apenas R$ 10,00 para todos os participantes. O ritmo de jogo será de 15 KO ou 10'+5''. Para informações completas, inclusive quanto à forma de se proceder a inscrição, consulte a página oficial do evento (link).

domingo, 15 de abril de 2018

Programe-se para Esperança!

Está chegando a hora! Restam 13 dias para o mais tradicional evento de xadrez do interior paraibano! Estamos falando do XXI Torneio de Xadrez Rápido de Esperança, que tem a direção do abnegado Joaquim Virgolino, um dos mais carismáticos e conhecidos líderes da arte de Caíssa no nosso Estado. A competição, que conta com o apoio da FPBX e vai distribuir 5 mil reais em prêmios, será realizada no Colégio Menino de Jesus de Praga (GEO Esperança),  no ritmo de 1 hora nocaute, nos dias 28 e 29 deste mês e promete, como sempre, atrair bons nomes do xadrez da região. Veja a programação completa do evento abaixo. As inscrições seguem abertas até a véspera do torneio, no valor de 120 reais, com isenção para jogadores com os dois maiores níveis de titulação da modalidade. Lembramos que é necessário que todos os jogadores portem relógio e jogo de peças. Para mais informações, seguem o contatos de Joaquim Virgolino: 83-996026144 e rjfischer64@gmail.com.


PROGRAMAÇÃO:

Sábado: 28 de abril

13:30 – Congresso Técnico
14:00 - 1ª Rodada
16:30 - 2ª Rodada
20:00 - 3ª Rodada

Domingo: 29 de abril

08:30 - 4ª Rodada
11:00 - 5ª Rodada
14:30 - 6ª Rodada
16:30 - Encerramento e entrega da premiação


sábado, 14 de abril de 2018

Os 100 dias!




  AMANHà
NO BLOG DA FPBX
 100 DIAS 
DA NOVA GESTÃO

sexta-feira, 13 de abril de 2018

Torneio Tiradentes

Será realizado na tarde do dia 21 de abril, no Clube de Xadrez Miramar, mais uma edição do Torneio Tiradentes. São seis rodadas com o tempo de 15x15. As inscrições estão abertas e os sócios pagam a taxa de 25 reais, sendo que os não sócios pagam 35 reais. Haverá premiação de medalhas para os três primeiros colocados e para o melhor feminino.  A arbitragem está a cargo de Fabiano Andrade com direção do MF Francisco Cavalcanti.

A esperança de Esperança!



 ALUNOS DO GEO ESPERANÇA
JOGARÃO UMA SIMULTÂNEA CONTRA LUÍS ANTONIO TOMAZ





Esses enxadristas do Colégio GEO estão sempre sendo notícia pelo bom desempenho nos diversos torneios que participam durante o ano. No próximo dia 27, uma sexta-feira, eles vão passar por uma nova experiência. Jogar uma simultânea com a revelação do xadrez paraibano e que recebe o patrocínio da Federação Paraibana de Xadrez, o talentoso jovem Luiz Antonio Tomaz. Ele vai, primeiramente, jogar uma partida às cegas, contra a Musinha da FPBX 2018, Lara Regina. Em seguida, ministra uma simultânea frente a 15 alunos do citado colégio, sob a coordenação do professor Joaquim Junior.

quarta-feira, 11 de abril de 2018

Colégio TOP apoia FPBX





O diretor Doriedson Oliveira com Fernando Melo







A reunião da diretoria da Federação Paraibana de Xadrez com o diretor do Colégio TOP, Sistema de Ensino, Doriedson Oliveira,  realizada na tarde de ontem, foi coroada de êxito, uma vez que esse educador colocou o seu Colégio a disposição do xadrez paraibano. 

Para tanto ele ouviu com atenção a explanação feita pelo presidente da FPBX, Fernando Melo, a respeito do desenvolvimento do xadrez ao longo desses quase 60 anos., dando ênfase aos dias atuais, mais precisamente à atual gestão que no próxímo domingo, dia 15, completa 100 dias.

Genildo Gomes e Antonio Dutra também presentes na reunião
Como sabemos, o professor Antonio Dutra ensina xadrez no Colégio TOP, da 1ª a 9ª série, significando cerca de 2/3 do alunado do TOP que  soma 227 matriculados.

O diretor Doriedson Oliveira mostrou-se interessado em enviar um representante do seu Cclégio para participar, em agosto, em Campina Grande, do Curso de Capacitação em Xadrez Pedagógico, ministrado por um professor da Confederação Brasileira de Xadrez.

O xadrez é mágico!

Por Rewbenio Frota