Kasparov x Nakamura! Sim, aconteceu, ontem! (foto: chessbase) |
Ontem aconteceu o Ultimate Blitz Challenge 2016, em Saint Louis, nos Estados Unidos. Seria só mais um dos grandes torneios da elite do xadrez mundial... Porém, entre os contendores estava ninguém menos do que Garry Kasparov, ex-campeão mundial e, para muitos, o maior nome da história do xadrez. Somente pelo fato de Kasparov aceitar esse duelo contra 3 dos melhores jogadores do mundo do momento já é motivo de surpresa e de celebração.
A disputa, com bolsa de premiação de 50 mil dólares, foi entre ele e os "americanos" Nakamura, Wesley So e Caruana, numa maratona de Blitz, onde cada um jogava com o outro 6 vezes, totalizando, assim, 18 partidas para cada participante. O ritmo de jogo foi de 5 minutos, com 3 de acréscimo por lance, no sistema Bronstein (sem acúmulo do tempo de acréscimo), No final, venceu Nakamura, mais o eterno campeão Kasparov, não fez feio e acabou em terceiro lugar, inclusive com um escore favorável no seu confronto direto com o campeão Nakamura (3,5 x 2,5)! Contra Wesley So, o russo foi vencido por 2,0 x 4,0. Já no embate contra Caruana, Kasparov levou a melhor (4,0 x 2,0).
Palco do Ultimate Blitz Challenge 2016 (foto: chessbase) |
Na soma dos resultados, a performance de Kasparov foi notável, chegando próximo dos 2 primeiros, Nakamura e Wesley So. Apenas Caruana foi "um ponto fora da curva", com uma campanha bem modesta (ver classificação completa, abaixo). No final das contas, o que vimos foi que o genial russo, mesmo longe das competições há muitos anos, segue muito combativo e capaz de fazer frente aos melhores do mundo do xadrez na atualidade. Depois de um desempenho assim do convidado especial do evento em Saint Louis, não seria demais imaginar um match entre Kasparov e Magnus Carlsen! Por que não? Alguém duvidaria das chances do velho campeão?