No famoso Torneio de Nottinghan de 1936, Capablanca voltou a enfrentar Alekhine e conseguiu se vingar depois do fatídico match pelo titulo mundial em 1927, na Argentina. Havia entre os dois uma raiva mútua e nessa partida os dois não conseguiam ficar sentados em frente do outro por alguns segundos, já que faziam sua jogada e se levantavam. Vamos examinar a foto acima que é deste torneio que estamos falando. O leitor verifique e descubra que nela constam cinco ex-campeões do mundo. Sentados temos quatro e em pé temos Botvinnik que, junto com Capablanca, venceu o torneio.domingo, 31 de maio de 2009
Raiva mútua
No famoso Torneio de Nottinghan de 1936, Capablanca voltou a enfrentar Alekhine e conseguiu se vingar depois do fatídico match pelo titulo mundial em 1927, na Argentina. Havia entre os dois uma raiva mútua e nessa partida os dois não conseguiam ficar sentados em frente do outro por alguns segundos, já que faziam sua jogada e se levantavam. Vamos examinar a foto acima que é deste torneio que estamos falando. O leitor verifique e descubra que nela constam cinco ex-campeões do mundo. Sentados temos quatro e em pé temos Botvinnik que, junto com Capablanca, venceu o torneio.Nordestão 2009

Veteranos 2009

Aniversário de Ni Hua

É bom a gente ir se acostumando com os jogadores chineses. E nada melhor do que começar com o GM Ni Hua (Elo 2724), na foto, e que hoje completa 26 anos. No início deste ano ele venceu o Torneio Internacional de Reggio Emilia (Italia). No momento está participando do Campeonato da China com um começo aquém das suas forças: o,5 em 2 possíveis. Mas há tempo para se recuperar, considerando que ele tem o rating mais alto do grupo de 12 jogadores que disputam essa prova.
sábado, 30 de maio de 2009
Fischer: reação dos leitores

O vício de Bogart
Para muitos, o ator Humphrey Bogart jogou xadrez no filme Casablanca e acabou. Não é bem assim, esse famoso ator amava a arte de Caíssa, e tanto é verdade que na época da depressão nos Estados Unidos no final da década de 30 do século passado, (uma crise mais dura do que essa que se vive atualmente) esse ator chegou a ganhar a vida apostando meio dólar com quem quisesse enfrentá-lo. Já famoso como ator de cinema continou sua paixão pelo xadrez, inclusive continuou a jogar apostado e nos intervalos das filmagens podia-se vê-lo jogando com os amigos (na foto com as brancas) ou diante de um tabuleiro estudando uma posição.Aniversário de Arthur

Um é pouco, dois é demais!

Os gritos de Hitler

Coreia unificada?
Uma só CoreiaLembrando Bobby Fischer
Pouca gente sabe que Robert Fischer era o ídolo de massas na União Soviética. Querem uma prova? Quando do lançamento do seu livro My 60 Memorable Games, foram vendidos naquele país em apenas três dias nada menos do que 100 mil cópias! A propósito deste livro, Korchnoi é muito crítico com as análises de Fischer, e segundo o GM Zenon Franco, Korchnoi comentou que o norte-americano havia "copiado" seus comentários... Na verdade, observa Zenon, Fischer ficou impressionado com as boas análises publicadas por Korchnoi no periódico Shakhmatnaya Moskva e os usou "sin cambios serios" segundo Korchnoi. Este ainda comentou que se Fischer soubesse que seu livro iria ser um best seller na URSS, "seguramente teria se esforçado mais em analisar nossa partida". A partida referida foi jogada em Estocolmo 1962 e ganha por Fischer em 44 lances.
sexta-feira, 29 de maio de 2009
Evandro Amorim é MF

O sonho de Carmen

Emoções perdidas

A façanha de Naiditsch

O misterioso "guest 1.310"

quinta-feira, 28 de maio de 2009
O esquecido Carl Schlechter

Dia do Desafio (II)

Mais fotos que registram o sucesso da simultânea do MF Luismar Brito e da campeã pessoense e universitária Rebeca Barros, ontem na Lagoa do Parque Solon de Lucena (centro de João Pessoa), dentro da programação do Dia do Desafio. O grupo de professores que faz parte do Projeto Xadrez na Escola da SEDEC, e na foto formado por Luciana, Sandra, Silvio e Simone, também participou da simultânea junto com os alunos da rede muncipal de ensino. Nova geração de russos

O caso Needleman


Em 2006, no Torneio Continental (este que teremos a versão 2009, em São Paulo, Brasil), o jovem enxadrista argentino Gastón Needleman, 15, (foto) havia sido eliminado da classificação para o Mundial após perder nos desempates (6 vagas para sete jogadores) frente a seis grandes mestres. Até aí tudo bem. Ocorre que durante a disputa pelas seis vagas e que um ficaria fora, aconteceu o que o leitor que ainda não sabe, vai saber agora... Vejam o que fizeram com o garoto!
Na primeira rodada, ele foi by, e o resultado foi esse: 1. Milos vs. Vescovi (empate), 2.Kmsky vs. Granda (empate), 3. Felgaer vs. Onischuk (empate). Na segunda rodada, Granda ganhou de Felgaer, Vescovi empatou com Kamsky e Needleman ganhou para Milos. Na terceira rodada começou o massacre contra o garoto! Todas as partidas em que jogou, perdeu e os outros adversários jogando entre si, empataram. Fizeram com esse jovem ergentino o que os russos fizeram com Bobby Fischer em Curaçao, em 1962. O caso foi tão alarmante que a FIDE resolveu classificar o garoto para o Mundial!!
Lembrando Réti

Richard Réti nasceu em Pezinok, Hungria, no dia 28 de maio de 1889. Portanto, completaria hoje 110 anos. Todo estudioso de xadrez sabe quem é Réti, autor de vários livros e criador da Abertura Réti, 1.Cf3, ainda hoje muito jogada. Aliás, Réti usou essa abertura num torneio em Nova Yorque, em 1924, e ficou famoso, pois derrotou o então campeão mundial José Raul Capablanca! Foi um dos fundadores do Movimento Hipermodeno. A sua contribuição para a arte de Caíssa não foi maior porque morreu muito cedo, aos 40 anos, mais exatamente no dia 6 de junho de 1929, em Praga, República Checa.
quarta-feira, 27 de maio de 2009
Crônicas de Arrabal

Dia do Desafio

Apoio de UrquizaA chuva que caiu hoje pela manhã em João Pessoa não esfriou e nem tirou o brilho da simultânea realizada na Lagoa dentro da programação do Dia do Desafio. Foram cerca de 150 alunos da rede municipal de ensino que jogaram contra o MF Luismar Brito e a campeã pessoense e universitária Rebeca Barros. O ponto alto dessa festa enxadrística foi o apoio prestado pelo Secretário de Esporte da Prefeitura de João Pessoa, Alexandre Urquiza. Nas fotos que ilustram essa página, temos a garota Emerly Nascimento, 7 anos, que está se constituindo numa grata revelação, segundo o professor MF Francisco Cavalcanti. Na foto seguinte, a professora Lili Cavalcanti que coordena o Projeto Xadrez nas Escolas. Temos em seguida o secretário Urquiza com a professora Luciana Dantas. Na sequência, Urquiza ladeado por este jornalista e pelo MF Francisco Cavalcanti, coordenador chefe do Projeto Xadrez nas Escolas. Por último, o secretário Alexandre Urquiza abrindo oficialmente a simultânea.
Duelo em Praga


Começou hoje em Praga (Rep. Checa) o duelo de 8 partidas (25' + 5'') entre o jovem GM checo David Navara(Elo 2654) contra o GM ucraniano Vassily Ivanchuk (Elo 2746). O resultado das duas primeiras partidas já é conhecido. Na primeira, Navara enfrentou a Dragão de Ivanchuk e empatou em 31 lances. Já na segunda, a Grunfeld de Ivanchuk derrotou o campeão checo em 44 jogadas.
O cavalo de Shakespeare

Dortmund: o talismã de Leko

O GM húngaro Peter Leko tem um carinho especial pela cidade alemã de Dortmund, ao ponto de considerá-la sua segunda casa. E por que isso? Ele já esteve lá inúmeras vezes e não apenas para participar de torneios. Conheceu sua esposa Sofi (foto menor) no Torneio Dortmund 1999. "Foi um grande momento - diz ele na entrevista ao ChessBase. "Devido a esta vitória, entrei na lista dos dez melhores do mundo e também encontrei o meu grande amor. E não posso esquecer que o meu representante Carsten Hensel também é de lá. O conheço desde o ano de 1991, e sempre tem sido um bom amigo, bem antes de iniciarmos nossa colaboração que começou em 1998". terça-feira, 26 de maio de 2009
A Judit do Oriente


O imprevisível Ivanchuk

De volta ao tabuleiro


Um dos pontos positivos do Torneio Reino de Caíssa foi a presença de muitos enxadristas que estavam afastados de competições e também a presença de alguns estreantes em torneios. Podemos citar o caso de Wagner Torres ( de negras) além dos veteranos João Tejo, José Mario Espínola, Robson Pequeno, e dos estreantes Edmilson Belo, João Sergio Melo (de brancas) e David Tedson.
Kafka jogava xadrez













