A CBX, através do Comunicado 11/2018 de 16/01/2018, divulgou a tabela da Final do Brasileiro de 2017 e a grande surpresa é a presença do lendário GM Henrique Mecking, o Mequinho, que aceitou o convite da entidade para participar da prova, em substituição ao MF Renan do Carmo Reis, do Amazonas.
A CBX inovou, fazendo a Final em regimes de matches eliminatórios, o que, ao nosso ver, será um grande atrativo para o evento.
Com esse sistema, cremos que as chances de Mequinho avançar e se tornar o campeão não são impossíveis, afinal ele possui o maior Elo entre os finalistas e tem alcançado boas performances nos grandes eventos que tem disputado em épocas recentes.
Nos matches, ele terá a chance de se recuperar, em caso de algum tropeço, o que há de lhe tornar ainda mais forte nessa disputa pelo título de campeão brasileiro, depois de 50 anos!
Seria a terceira conquista de Mequinho! A última vez foi em 1967, aos 15 anos de idade, quando também se sagrou campeão sul-americano. Antes, em 1965, com apenas 13 anos, o maior enxadrista brasileiro da história alcançaria seu primeiro título nacional.
Caso consiga o tricampeonato agora, seria um feito magnífico, certamente, com grande repercussão nacional e internacional. Mequinho, como melhor ranqueado da Final, jogará no primeiro match contra o adversário de menor ELO, o que é próprio desse sistema de disputa.
Contudo, ele não deverá ter vida fácil pela frente... A prova conta ainda com grandes nomes e os outros GM's (Fier, Krikor, Matsuura e Supi) também despontam como favoritos ao título.
O xadrez nordestino também marca forte presença, com MI Iack Macedo e MN Vitor Firmo, de Natal; MF Vinícius Tiné e MN Marcelo Bouwman, de Recife; e MF Luismar Brito, de João Pessoa.
Confira abaixo os adversários de cada um e demais dados dessa primeira etapa da Final.
Então, que vença o melhor, embora não escondamos nossa torcida aberta por Mequinho, por toda a sua história e simbologia que representaria um título desse porte, no alto dos seus 66 anos, a serem completados na próxima terça-feira, dia 23 de janeiro.
Que felicidade ter Mequinho jogando o Brasileiro!
ResponderExcluirAlguém terá que escrever "Meus Grandes Predecessores 6, 7, 8 e 9" e colocar o Mequinho nessa lista, caso ele consiga.
ResponderExcluirPena o Yago não jogar. Mequinho campeão. Vou torcer para isso. Com certeza. Abs
ResponderExcluirSerá legal; com um estilo de mata-mata, o torneio será muito mais atrativo para nós, jogadores amadores. Ainda mais havendo altas possibilidade de zebras no evento.
ResponderExcluir