Acabou neste domingo o Aberto do Brasil - IX Memorial Bobby Fischer, realizado no Littoral Hotel, em João Pessoa, com a participação de 118 enxadristas de 15 Estados da Federação. O campeão foi o MI Luís Paulo Supi (SP), que já preencheu todos os pré-requisitos para o título de GM e aguarda apenas a homologação da FIDE no próximo Congresso da entidade. O vice-campeão foi o GM Neuris Delgado (PAR), enquanto a terceira colocação ficou com o GM Darcy Lima (RJ). O paraibano melhor colocado foi o MF Francisco Cavalcanti, que, em função desse resultado, habilita-se para o Torneio dos Candidatos do Campeonato Paraibano de 2018. Além disso, Cavalcanti, juntamente com Flávio Bezerra (RN) e Luciano Zallio (BA) estão classificados para a Semifinal do Brasileiro deste ano. O evento contou com o patrocínio do vereador, médico e enxadrista Luís Flávio Paiva e apoios do Littoral Hotel, da CBX, além das empresas Ivson Estudos Dirigidos, Nelson Justino - Nutricionista Esportivo e Lanchonete Sucaçaí. Confira a classificação completa e fotos no chess-results. A seguir, registramos momentos de destaque do Memorial.
- Os demais premiados do Memorial.
GM Neuris Delgado (2º), com Darcy Lima, Presidente da CBX |
GM Darcy Lima (3º), com Fernando Melo, Presidente da FPBX |
A partir da esquerda: CM Luciano Zallio (6º) (BA), MF Francisco Cavalcanti (4º) (PB) e Flávio Bezerra (5º) (RN) |
Sílvio Cunha (CE), melhor S50, WFM Suzana Chang (SP), melhor feminino, e NM Marcio Baeta (RJ), melhor S65, representado na foto por MF David Borensztajn |
A partir da esquerda: Marcello Urquiza (PB), melhor U1900, Alexsandro de Lima (AL), melhor U18, e NM Anderson Tatsch, Melhor Hóspede do Littoral |
- A mesa da cerimônia de premiação!
A partir da esquerda: Fernando Melo, Máximo Macedo, Darcy Lima e Luís Flávio Paiva, patrono do Memorial, que, na foto, discursa no final do evento |
- Imagens panorâmicas do salão de jogos.
- Presença também marcante de enxadristas infanto-juvenis!
- O Paladino Luís Macedo, 95 anos, participação e homenagem no evento.
- Enxadristas que vestem a camisa do Aberto!
- Eles apoiaram o evento e também competiram!
MN Evandro Rodrigues, de brancas, em primeiro plano, da Sucaçaí Lanches |
Dr. Nelson Justino, Nutricionista Esportivo |
- Assistir partidas faz parte do prazer de se jogar um torneio!
- O Swiss Manager não perdoa e promove duelos regionais!
Paraíba: Fabson x Evandro |
Rio Grande do Norte: Jordão x Firmo |
Bahia: Fiaes x Zallio |
- Eles foram os destaques do Memorial!
Igor Palácio (CE) empata como o GM Neuris Delgado! |
Urquiza (PB) x Alexsandro (AL). Ambos fizeram ótimas campanhas e foram premiados! |
- Os GM's foram atrações no evento!
- Uma arbitragem competente é uma das garantias de um torneio bem sucedido!
A partir da esquerda: AA David Frankental, AA Lukremate Melo e AI Igor Macedo, todos do RN. A equipe também contou com a participação do AR Ivanilson Silva (PB) |
- Fernando Melo, Presidente da FPBX, esteve sempre presente nos dias do evento e estreitou relacionamentos com lideranças do xadrez!
- Eu e os GM's (dividir a mesa com os GM's foi um privilégio de poucos)!
- A retaguarda do evento, com lanches sortidos e material de xadrez da loja Gambito da Dama.
- A Loja Gambito da Dama, de Edvaldo Costa (PA) também concedeu artigos para serem sorteados entre os presentes!
- Vir ao evento é também uma oportunidade de fazer turismo! Que o diga o nosso Joca Dedeus!
- O encontro amistoso de gerações no Aberto! Maravilha que o xadrez promove!
Momentos realmente marcantes e mostram o quanto foi rico essa IX edição do Memorial Bobby Fischer!
ResponderExcluirComo falei no blog do NEM, o Bobby Fischer se tornou o Torneio mais Tradicional do Nordeste, único a ter 3 dígitos de participantes.
ResponderExcluirObrigado, Jussier! E parabéns também a Flávio Bezerra pela excelente performance!
ExcluirJoão Pessoa se tornou uma cidade anexa a de Recife, com mais calor humano, mais moradia digna, mais ar puro, etc. Olhando a classificação, as estatísticas não mentem. Nas cidades em que a federação atua, se destacam os primeiros lugares do torneio. Pernambuco costumava ocupar uma das cinco posições do torneio sempre. Hoje os paraibanos e norte rio grandenses, com justiça ocupam essas vagas. Ah, mas alguém poderia nos dizer: faltou Bouwman, faltou Tiné, Colares, Calheiros etc. Creio que não modifica o que estou tentando dizer: proporcionalmente ao número de jogadores que temos, a amostra dentre os quinze primeiros é muito pequena. Quem se destaca depois do décimo é o Rafael, que independente de FPEX, joga pelo País afora. Como um esporte pode se desenvolver em um Estado se não há eventos oficiais e amadores no catálogo das cidades? É uma pena. Parabéns a todos os envolvidos neste evento. Merecia ter um por semestre. Parabéns Melo!!! Abs. Zirpoli.
ResponderExcluirObrigado, Zirpoli! Creio que Pernambuco é o Estado do Nordeste que possui o xadrez de melhor nível técnico, o que se consubstancia no simbolismo de seu GM Yago Santiago. Torcemos para que nosso vizinho do sul possa fortalecer cada vez mais o seu xadrez. Abraço.
ExcluirParabéns Fernando Melo e Equipe! Não podendo estar aí, minha terra, acompanhei direto do Rio de Janeiro. Pude rever nas imagens muitos amigos veteranos, entre eles o Máximo Macedo e seu querido pai Luís Macedo. O Rio de Janeiro esteve bem representado por Baeta, Bora e o próprio GM Darcy Lima - entre outros. Um abraço a todos.
ResponderExcluirObrigado, Salomão! Sua participação aqui no blog, sempre nos prestigiando, deixa-nos muito felizes! Forte abraço!
Excluir