Mequinho no tie-break contra Ney Junior. Passado o susto, o lendário GM segue na prova. |
Ufa! Quem acompanhou hoje a 2ª rodada do match das oitavas-de-final da Final do Brasileiro viu o sofrimento de Mequinho, que ficou em total apuro contra Nery Junior, com o computador dando como perdida a posição para o número 1 do torneio. Foi por um fio!
O fato é que o o representante do Distrito Federal não conseguiu arrematar a partida e aceitou o empate, que deve ter sido proposto pelo experiente Mequinho, possivelmente numa cartada final para tentar sobreviver na competição. A artimanha funcionou e, no tie-break, o lendário GM conseguiu se impor, vencendo por 2x0, dessa vez sem dar nenhuma chance de reação ao seu oponente.
Em relação à comparação do ELO FIDE entre os jogadores, apenas Luismar Brito conseguiu superar um adversário com maior rating, avançando para a fase seguinte, ao vencer categoricamente Marcos Vinicius Santos, com um contudente 2x0 no MI.
Os demais nordestinos, Iack, Tiné, Bouwman e Firmo, infelizmente sucumbiram, mas certamente estão de parabéns por se fazerem presentes na principal competição do xadrez nacional, representando em bom número a região.
A prova conta agora com 8 aspirantes ao título, em matches novamente entre duplas, pelas quartas-de-final. Restaram 4 GM's, 2 MI's e 2 MF's. Todos já faturaram R$ 1.250,00 por terem vencido os matches iniciais.
A prova conta agora com 8 aspirantes ao título, em matches novamente entre duplas, pelas quartas-de-final. Restaram 4 GM's, 2 MI's e 2 MF's. Todos já faturaram R$ 1.250,00 por terem vencido os matches iniciais.
No confronto das quartas-de-final haverá o primeiro embate direto entre GM's. O atual campeão brasileiro Matsuura enfrenta Krikor. Já Luismar encara Fier, talvez o maior favorito a vencer o torneio, dada sua grande experiência em jogar competições de alto nível. Por sua vez, Mequinho enfrenta Toth e, passado o susto, pode, quem sabe, fortalecer-se e crescer na disputa pelo título. Por fim, teremos o duelo entre Supi e Proudian, valendo registrar que Supi aparece ainda como MI, mas deverá ter confirmada pela FIDE no futuro breve sua titulação de GM, conquistada recentemente no Acre.
A reza de Mecking foi forte, o Nery certamente não viu o fino Dd5, depois de Dd6+, Ra7.
ResponderExcluirOlá Jussier. E se depois de 23. Dd5 ..... Db6, o que acontece? Abs.
ExcluirEssa partida me lembrou o estilo de Keres. Só o estilo. Hehehe.
ExcluirNão sei se impressão, mas o jogo de Meca, parece um pouco desatualizado.
ExcluirZirpoli tem uma sequência forçada que o Nery fica ganho com Dd6+, Ra7 ; Dd5, Db6 (defende mate em b7) Cd6, Tb8; CxB, TxB; TxT+, DxT;Dc5+ levando a Torre. Quando do início da sequência a engine já dá 4.88. O Nery jogou no Alpha o tempo todo, linda partida, a emoção falou mais alto e quando se viu, infelizmente não arrematou.
ExcluirObrigado Jussier. Abraço para o pessoal de RN. Excelente carnaval.
ExcluirDesculpe Jussier, estou sem tabuleiro aqui. E se ao invés da Torre A, a Torre F for para b8, o que aconteceria? Obrigado?
ExcluirLeva um Cc4 !!
ExcluirÉ, sem saída. Mequinho não deve ir muito longe. Uma pena!
ExcluirVocê começa a criar um estilo bem definido na escrita. Aproveitando, por curiosidade, na segunda partida, o computador deu qtos pontos para o adversário de Mequinho? Tens ela anotada? Obg. Abs Zirpoli.
ResponderExcluirBaixe o App do Chess24 que tem todas e você pode acompanhar ao vivo. Abraço.
Excluir