Fier, de negras, empata com Krikor e conquista título de bicampeão brasileiro. |
O GM Alexandr Fier sagrou-se hoje bicampeão brasileiro (2005, 2017), após empatar a sua terceira partida do match final contra o GM Krikor Mekhitarian e dar números finais ao confronto em 2,5 x 0,5. Como a previsão do match era de 4 partidas, não havia mais como Fier ser alcançado por Krikor, após o resultado de hoje.
E neste terceiro jogo, Krikor, de brancas, lutou bravamente, estando com a iniciativa e melhores perspectivas de vitória durante todo o tempo, num jogo de muita complexidade, que resultou num peão passado na ala da dama para Krikor. Contudo, após a troca das damas, a posição chegou a um final de bispo de Krikor contra cavalo de Fier, com o primeiro jogador tentando fazer valer o seu peão passado. O apuro de tempo pode mais uma vez ter prejudicado Krikor, que não achou o caminho para fazer valer sua vantagem e possivelmente levá-lo a uma vitória, não improvável, segundo a análise da engine. A partida ainda se prolongou até o 106º lance, mas a posição de Fier já se mostrara intransponível algumas jogadas antes. Estava garantido o empate que deu o título de campeão brasileiro a Fier e uma premiação adicional de mais 8.000 reais (Krikor recebeu mais 4.000 pelo vice-campeonato). A partida pode ser encontrada no chess24.com (link).
Está terminado assim o 84º Campeonato Brasileiro de Xadrez, que recebeu a cobertura em todas as suas rodadas do blog Reino de Caíssa e teve como um dos seus principais destaques a presença do maior enxadrista brasileiro da história, o GM Henrique Mecking, o Mequinho. O troféu de campeão, porém, está em boas mãos! Numa análise mais serena, muito possivelmente Fier seria considerado o maior favorito a vencer a competição. E não deu outra! Parabéns, Fier! Título mais do que merecido!
Nenhum comentário:
Postar um comentário