domingo, 3 de julho de 2011

Hino da CBX



O livro do MI Helder Câmara - Caíssa - tem me dado o que pensar. Uma vez o GM Darcy Lima, vice-presidente da CBX, disse numa solenidade de encerramento de um torneio, que eu tinha boas idéias. Eu fiquei agradecido com a generosidade e satisfeito por ele ter posto em prática aquilo que eu havia sugerido. Bom, lá vem eu com - espero - "boas idéias". O Xadrez brasileiro é uma instituição marcante em nossas vidas e nada mais justo do que ser escrito o Hino da CBX, onde possa ser cantado durante solenidades oficiais, ou a uma voz, ou coral, ou mesmo gravado, a exemplo do que temos com o Hino Nacional. Quando falei acima do livro de Helder, é porque nele consta um soneto dedicado a Caíssa e logo senti uma palpitação, e pensei no tal do Hino da CBX.

Desde já, antes mesmo da aprovação (ou não) da CBX, peço aos leitores interessados que escrevam a letra do Hino (a música pode vir depois) e a mesma será posta a prova por uma comissão capacitada e justa, com o aval e a batida de martelo da CBX.

O que você acha dessa idéia do Hino da CBX? Agradeço aos que opinarem.

3 comentários:

  1. Nao vejo nada contra o hino.

    Mas antes de hinos e outras balelas a cbx precisa e o xadrez brasileiro em geral precisa evoluir mto.

    E pro xadrez evoluir é necessário prémios melhores.

    Pq essa premiação
    que temos hoje em dia é RIDICULA.

    Exemplo disso foi o zonal 2.4

    que a inscrição foi de um preço exorbitante 220 doláres com o arancel Fide + inscrição.

    E a premiação do primeiro colocado foi 1500 dolares ou seja 61 inscritos vezes 220 dolares = 13420 dolares. premiação total = 8000 dolares ou seja eles ainda faturam em cima dos atletas.

    sinceramente eu acho isso uma piada.

    Normalmente as premiações sao mto melhores que isso. Pois existe um patrocinio de empresas etc em cima dos torneios coisa que aki no brasil parece que nao existe.

    Se num zonal da FIDE isso acontece. Imagina nos torneios em geral?

    ResponderExcluir
  2. Ao invés de criticar os outros, tente organizar um torneio! você acha q todo o gasto de um evento desta magnitude é só a premiação?? só quem nunca tentou pensa assim! um evento deste envolve muita gente(que tem que ser paga),muitas coisas pra se alugar, divulgação,etc... mesmo que tenha bons patrocinadores (o que é difícil de conseguir no Brasil do Futebol)é necessário muita preparação e empenho e se tem muitos gastos!!

    ResponderExcluir
  3. Eu sou jogador. E sem os jogadores não se há o esporte.

    Oque tem que ser valorizado são os jogadores. E cobrando 220 dolares a inscrição com uma premiação de 1500 dolares a maioria dos jogadores estão pagando pra jogar.

    Não importa se o torneio custa mais ou menos.
    O minimo de premiação total deveria ser de 20 mil dolares em torneios como este.

    Pago através de patrocinios. O dinheiro das inscrições só deveriam ser usados para o pagamento do pessoal que trabalha pro torneio acontecer.

    Os jogadores tem seus gastos como Hospedagem,inscrição,comida etc. Ir pra um lugar longe pra concorrer a premio de 300 reais como eu ja fiz é uma piada. Só faz quem gosta do esporte mesmo.

    Enquanto o xadrez brasileiro for isso ele nao vai evoluir.

    Se eu fosse organizar algum torneio seria torneio de bairro cada um paga 50 e quem ganhar leva td.

    Ta valendo mais a pena fazer isso que jogar xadrez em torneios oficiais hehehe.

    ResponderExcluir