sexta-feira, 13 de maio de 2011

Vamos proibir...!



Nada contra a letra do genial Caetano Veloso, mas no Xadrez, tenha santa paciência, é preciso, sim, é preciso, por que não? É preciso proibir essa história de empate em poucos lances. Eu disse isso ontem, quando da primeira partida de Kramnik x Grischuk, e agora leio na coluna de Leontxo Garcia (foto), ele dizendo a mesma coisa: "...Grischuk e Kramnik firmabam un empate en 16 jugadas que debería estar prohibido...". É preciso repensar essa questão e os organizadores de torneios fazer constar no Regulamento uma cláusula proibindo "empate de salão".

Seria bom que os leitores deste blog opinassem sobre essa questão.

7 comentários:

  1. Em jogos neste nivel deveria ser seguida a regra de Sofia sem duvida

    ResponderExcluir
  2. Pelo o que eu vi na partida, ali estava em igualdade, então, cedo ou tarde ia ser tablas. Vale lembrar que eles são Gms de 2700+ e não perdem tão facilmente.

    ResponderExcluir
  3. Creio que os russos estão fazendo corporativismo para derrubar o GM Gata Kamsky, que precisa jogar partidas duras e cansativas contra o russo naturalizado israelense Boris Gelfand. Esse "acordo de cavaleiros" é bem antigo em torneios de candidatos.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. O complicado é definir um método bom para a resolução dessa questão, pois se proibirem o empate com poucos lances, apenas, pode ser que eles continuem jogando, mas sem muita luta, e acabariam empatando novamente depois de 10 ou 15 lances. Difícil solução!

    ResponderExcluir
  6. Faço minhas as palavras do VELLOZ, que na velocidade de sua inteligência, logo expôs o que iria ocorrer. No empate acordado se empata com 10, 15, 20, 40,..., lances. Ocorre sempre em todos os torneios da face da terra, seja com ELO médio de 1800 ou 2700.

    ResponderExcluir
  7. Os dois grandes saltos de qualidade no xadrez : tempo com incremento e a regra de Sofia; um termina com a "enrolação" e a outra com os empates mediocres.

    ResponderExcluir