segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Chamem o Rei Salomão!

Quem viveu a emoção de ter assistido ou acompanhado pelos jornais o match entre Spassky x Fischer, em 1972, e mais tarde os duelos de Karpov contra Korchnoi e Kasparov, sabe avaliar melhor o que seria o match entre Anand e Carlsen (foto). Ainda não conheço a posição da FIDE - Federação Internacional de Xadrez diante da desistência de Magnus Carlsen em participar do Torneio de Candidatos. Tudo pode acontecer. Essa é uma situação delicada. Ver Carlsen jogar é a torcida de todos nós que levavamos o xadrez a sério. Mas diante do impasse já conhecido dos leitores deste blog, só nos resta uma saída: ouvir o que tem a dizer o Rei Salomão! Todos sabem que este personagem bíblico se notabilizou pela sua grande sabedoria. Resolveu muitos impasses, a exemplo do que aconteceu quando duas mulheres disputavam a maternidade de um bebê. Salomão mandou chamar um guarda e ordenou que cortasse o bebê ao meio e desse uma parte a cada uma das mulheres. Foi então que uma mulher começou a chorar e disse: "Não, eu prefiro ver meu filho nos braços de outra do que morto nos meus". Bem, o resto da história vocês sabem.
Vamos aguardar o pronunciamento da FIDE e se Kirsan disser que Carlsen vai ter que jogar o Torneio de Candidatos, em 2011 e, quem ganhar, desafiará Anand em 2012 - condição que Carlsen não aceita - aí estará criado o impasse. A solução fica com Salomão! Nisso ele é bom e resolve fácil.

2 comentários:

  1. Quando Fisher venceu o torneio dos candidatos de 1971, venceu de forma convincente: 6 a 0 sobre Larsen, 6 a 0 sobre Taimanov e 6,5 a 2,5 sobre Petrosian. Acho que foi perturbador para Spassky ver esses resultados. Além disso Fisher disputou o seu primeiro torneio dos candidatos aos 16 anos. Mesmo que eu concorde que o formato da competição poderia mudar, gostaria muito de ver os resultados de Carlsen nesse torneio.

    ResponderExcluir
  2. Carlsem, é jovem e incontestavelmente talentoso, mas isso não faz dele um indivíduo acima das leis e regras da FIDE. Fischer e Kasparov jogaram o torneio de candidatos em suas respectivas épocas e ganharam o direito de disputar o match pelo título e se consagraram grandes campões. Carlsen para se aproximar de Fischer ou Kasparov precisa das conquistas, porém, ainda falta muita trilha para se achar uma estrela maior que a FIDE! No momento falar pouco e jogar mais, pode ser uma sugestão Salomônica?

    ResponderExcluir