terça-feira, 9 de novembro de 2010

Ainda o caso Carlsen



Nas regras atuais da FIDE, caso o GM Magnus Carlsen queira ser campeão do mundo, terá que esperar 2012. Para tanto precisa jogar o Torneio de Candidatos de 2011 com mais sete colegas: Levon Aronian, Vladimir Kramnik, Boris Gelfand, Shakhriyar Mamedyarov, Veselin Topalov, Teimour Radjabov, Gata Kamnsky. Ele precisa sair vencedor desse torneio e em seguida, em 2012, desafiar Viswanathan Anand.
Carlsen não aceita essa regra. Ele quer que Anand também participe do torneio e quem vencer o torneio será o campeão do mundo, já em 2011 sem precisar se jogar mais o match em 2012.

5 comentários:

  1. Essa regra, obviamente, favorece o atual campeão, que por sua vez estará assistindo o torneio dos canditados ,estudando e analisando com ajuda de softwares e treinadores, ficando, desse modo ,com uma grande vantagem. Acho que essa regra deve ser, transvalorada e trespassada!!!

    ResponderExcluir
  2. O negócio é o seguinte: Carlsen é o melhor jogador em torneios e Anand é o melhor jogador em matches. Carlsen quer mudar a regra para o seu próprio favorecimento, e pra não correr o risco de perder o match em 2012. É muito diferente jogar um torneio e uma série de 12 partidas contra o mesmo enxadrista.

    Para ser justo, o Carlsen deveria primeiro ser campeão pela regra atual para depois chutar o balde.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com os comentários anteriosres, mas quero acrescentar que Fisher, Karpov, Kasparov, Anand, todos eles passaram pelo torneio dos Candidatos. Por que as regras deveriam mudar para Carlsen?

    ResponderExcluir
  4. Eu já acho que o próprio torneio de candidatos seja mais difícil para o Carlsen, visto a participação neste,de jogadores como: Kramnik, Aronian e Topalov do que o match contra Anand. Carlsen estaria queimando uma etapa, ele tem que participar do torneio, pois seria a ultima chance dele bater o record de mais jovem campeão mundial, pertencente a Kasparov com 22 anos na época. Carlsen é um mito no xadrez, mas não é maior do que a própria FIDE.

    ResponderExcluir
  5. A FIDE respondeu hoje sobre a desistência do Carlsen.

    ResponderExcluir