quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Caruana, Karpov e Fischer!

E CARUANA PINTA O 7, EM SINQUEFIED! (Foto: site oficial)

Até que a sétima vitória era esperada! Afinal, o demolidor Caruana tinha pela frente o adversário de menor Elo do grupo dos astros de Sinquefield. Embalado, o italiano haveria mesmo de buscar mais um triunfo. Venceu La Grave e agora parece que superou de verdade o recorde de vitórias seguidas em torneios deste nível.

Conforme noticiou ontem o Chessbase, Karpov tinha conseguido também 6 vitórias consecutivas no início do Torneio de Linares de 1994. Ele venceu o evento de forma magistral, com 11 pontos em 13 (9v,4e,0d), numa competição também à época considerada a mais forte até então, com a participação de ninguém menos que Karpov, Kasparov, Shirov, Bareev, Kramnik, Lautier, Anand, Kamsky, Topalov, Ivanchuk, Gelfand, Illescas, Judit Polgar e Beliavsky. Os empates foram contra Kasparov, Shirov, Kamsky e Anand.

Por outro lado, Fischer havia vencido matches seguidos por 6x0 contra Mark Taimanov (URSS) e Bent Larsen (DIN) em 1971. Antes disso, ele vencera as 6 últimas partidas do Interzonal de Palma de Mallorca (ESP) e, após os referidos matches, ganhou a primeira partida da final dos Candidatos contra Tigran Petrosian (URSS). Foram então 19 vitórias seguidas de Fischer!

Agora, Caruana acumula 7 vitórias em sequência em uma mesma competição (e, talvez aí esteja seu ineditismo), considerada a mais forte já vista na história, em termos de Elo médio.

Caruana lidera Sinquefield com 3 pontos à frente de Carlsen, que venceu Nakamura e agora está isolado em 2º lugar com 4 pontos. Amanhã ambos se enfrentam! Caruana, de brancas. Carlsen, de pretas. Uma partida que vai além do movimento das peças no tabuleiro. Os aspectos emocional e psicológico são fortes componentes nesse incrível embate. Haverá respeito mútuo e breve empate? As forças de ambos se equivalem, levando a um empate bem jogado? Caruana, com toda a motivação vai buscar a oitava vitória do torneio contra o campeão mundial, aplicando-lhe um duro golpe? Ou Carlsen lutará com todas as suas forças para frear o ímpeto do jovem italiano, em busca de um triunfo moralizante? Quem puder, que assista de camarote!


Fonte: site oficial

Foto: site oficial

2 comentários:

  1. A força do Elo deste torneio, em comparação com os de outrora, talvez se deva a era cibernética. Que acham?

    ResponderExcluir
  2. Caruana se coloca como o principal rival de Carlsen neste nova geração que lenta, porém firmemente, ultrapassa a geração de gênios como Anand, Kramnik, Shirov, Ivanchuk, Adams, Gelfand, Kamsky etc. Só para constar, oficilamente, Fischer venceu 20 partidas seguidas em torneios do mais alto nível (interzonal e match de candidatos), como expliquei detalhadamente em: http://lancesquaseinocentes.blogspot.com.br/2014/02/fischer-20-vitorias-seguidas-no-ciclo.html.

    ResponderExcluir