sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

A fantástica entrevista de Kasparov!


“Quando Kasparov fala, o mundo do xadrez pára para ouvi-lo!” Foi o que me disse, Fernando Melo, meu pai, quando comentava com ele a entrevista que o ex-campeão mundial concedeu, na sua visita ao site espanhol MARCA, há dois dias.  A matéria, sob o título "O xadrez é uma disciplina escolar por si mesma", e com trechos em vídeo, pode ser consultada neste link.

De fato, Kasparov fala de inúmeros temas, sempre com a contundência que lhe é peculiar: ele destaca seu propósito de disseminar o xadrez na educação e aponta a diferença conceitual desse objetivo em relação à mera aplicação do xadrez nas escolas; ensina qual deve ser a idade ideal para começar no jogo; explica sua motivação para se candidatar a presidência da FIDE, prometendo grandes mudanças e patrocínios para o esporte e atacando as ações do atual presidente e pretenso candidato à reeleição; defende o xadrez como um esporte sem altos custos e com grande potencial para o seu desenvolvimento, em face do seu alinhamento com as novas tecnologias; acredita no futuro do xadrez vivo, em detrimento do uso da máquina; e, claro, fulmina sem piedade seu maior desafeto, o presidente russo Putin,  fazendo-lhe graves acusações.

Porém o ponto mais marcante da entrevista, ao nosso ver, foi quando ele falou de Magnus Carlsen, reconhecendo a força do fenômeno norueguês na história do xadrez. 

E aqui, vale uma observação. Mesmo sem ter o nome de Fischer mencionado pelo entrevistador, Kasparov, ao falar de Carlsen, faz um paralelo entre o atual campeão mundial e o ex-campeão norte-americano. Ora, o autor da obra "Meus Grandes Predecessores" conhece profundamente a história do xadrez e quando convidado a refletir em termos dos melhores, quem ele menciona? Bobby Fischer! 

Consideramos essa menção espontânea e recorrente de Kasparov sobre Fischer a prova irrefutável de que ele, Fischer, foi mesmo o maior enxadrista de todos os tempos!

Numa tradução livre do espanhol, vejam essa parte da entrevista de Kasparov sobre Carlsen e Fischer:

P. Você treinou Carlsen durante um ano e o conhece bem. Acredita que o norueguês deixará uma marca profunda na história do xadrez (...)?

Kasparov: "É sem dúvida um grande jogador e eu desfrutei muitíssimo trabalhando com ele em 2009. Tem um estilo fantástico, combinando a precisão e a visão estratégica de Karpov com a determinação de Fischer para jogar até o último peão. É uma combinação formidável. Pode ser um dos grandes de todos os tempos? Talvez sim, porque está capacitado. Mesmo que consideremos a inflação dos pontos do Elo, Carlsen é um grande jogador, ainda que seus 100 pontos de vantagem sobre Fischer não significam, no momento, que seja agora maior que Fischer em 1972. Em todo o caso, é um sopro de ar fresco. É mais... Eu diria que Fischer, Carlsen e eu [Kasparov] somos os campeões que mais têm contribuído para a promoção do xadrez."

V Bobby Fischer - Pré-inscritos garantem vaga até hoje!

Termina hoje o prazo para os pré-inscritos assegurarem suas inscrições no V Memorial Bobby Fischer.

Após essa data, quaisquer interessados em jogar esse torneio (mesmo os pré-inscritos em falta com a inscrição até o dia de hoje) podem fazer suas inscrições até 10/03, caso sobrem vagas decorrentes da não inscrição dos referidos pré-inscritos.


Neste domingo haveremos de informar quantas vagas, permanecem em aberto, se for o caso. Confira neste link quem já está inscrito no Memorial.

Seguem dados para inscrição:

-------------
Inscrição:

A taxa de inscrição é de R$ 100,00, com isenção para GM e MI.

O valor da inscrição deverá ser pago, por meio, exclusivamente, de depósito identificado ou de transferência bancária, para a seguinte conta:

Banco do Brasil S/A
Agência 4636-1
Conta 11.780-3
Favorecido: Fernando Sá de Melo
CPF: 726.004.034-34

A inscrição estará garantida com o envio dos seguintes dados para  samelojp@gmail.com até o dia 10 de março de 2014:

-  nome completo;
-  sigla da federação;
-  respectivos ID's da CBX e da FIDE (caso tenha registro na FIDE);
-  comprovante de pagamento de inscrição.
-------------

V Bobby Fischer - Faltam 14 dias

(FALTAM 14 DIAS PARA O V TORNEIO MEMORIAL BOBBY FISCHER)

(TERMINA HOJE O PRAZO PARA OS PRÉ-INSCRITOS EFETUAREM AS SUAS INSCRIÇÕES NO TORNEIO)


(ANDAMENTO DAS INSCRIÇÕES NO CHESS-RESULTS - LINK)

Bobby Fischer: três anos em trinta dias
Por Fernando Melo


14 - No dia 11 de julho de 1972 começou a primeira partida e aconteceu o que ninguém esperava! Hoje, passados quase 42 anos, quem viveu aquela época ainda se lembra do grave erro de Bobby Fischer, quando, no lance 29, jogando com as pretas, tomou o peão envenenado de Boris Spassky e veio perder a partida 27 lances depois. Foi uma "tragédia para Fischer". E a sua reação foi verdadeiramente inesperada. Max Euwe, com toda sua experiência, teve que ceder às exigências "absurdas" de Fischer. As sete primeiras filas do teatro teriam que ser esvaziadas. Fischer alegaria que perdeu a primeira partida (com o erro do peão envenenado) porque se desconcentrou com um espectador, que balançava um chaveiro em uma das primeiras filas, cujo barulho foi fatal para o seu erro. Veremos, amanhã, o que aconteceu com a segunda partida.

Aniversário de João Zirpoli


28/02/2014
ANIVERSÁRIO DE
JOÃO CARLOS ZIRPOLI LEITE (PE)
PARABÉNS!

Esperança recebe inscrições!

As inscrições para o XVII Torneio Cidade de Esperança, a se realizar em 26 e 27 de abril, com 5 mil reais em prêmios, já podem ser feitas a partir de 1º de março, segundo nos informou Joaquim Virgolino, diretor do evento.

De 1º de março até 31 de março o valor é de 90,00 reais (100,00 reais com camiseta do evento; só serão 30 camisetas). A partir de 1º de abril até o dia do torneio, a inscrição passa a ser de 100,00 reais, limitadas às 80 vagas do torneio.

Joaquim Virgolino solicita o favor de que, a partir de 1º de abril, só seja feito depósito de 100,00 reais, já que o valor diferenciado é só no mês de março. Também é requerido por Virgolino que seja ele comunicado por e-mail, quando o depósito da inscrição for realizado, a fim de que lhe seja informado o número da camiseta e para que o nome do enxadrista seja colocado na lista de inscritos oficialmente.

O contato de Joaquim Virgolino é:
fone: (83) 9940-8678

Seus dados bancários para depósito são:

Caixa ou Lotéricas
Conta Poupança
Agência: 0737 – Op. 013 – Conta 22482-0

Favorecido: Joaquim Virgolino da Silva Filho.

Um súdito diante de um rei!

Repare bem a lista parcial de inscritos no Aberto de Caxias do Sul (que já passa de 200) e veja quem é o primeiro enxadrista da relação. Em seguida, role a tela e veja quem ocupa a posição de número 70...


Pois é! Lá vou eu, um súdito do Reino de Caíssa, ao encontro do Rei dos Tabuleiros, o atual campeão Magnus Carlsen! Geograficamente, nunca estarei tão longe em minha vida. Mas, o esforço há de valer a pena. 

Só a sensação, materializada na imagem acima, de estar no mesmo rol de inscritos de um torneio no qual se encontra participando o campeão mundial da atualidade é algo fascinante para um "simples mortal". Uma oportunidade única, certamente!

Quando anunciei aqui a Festa da Uva, havia dito que não estaria lá, mas que haveria de acompanhar os acontecimentos com atenção. Com a decisão revista, espero agora, com as graças de Deus, e na condição de quem respira xadrez diariamente, poder apreciar esse momento sensacional da arte de Caíssa em nossos domínios. 

Além de mim, outro enxadrista da terrinha também deverá jogar o Aberto de Caxias de Sul. Trata-se de Alexandre César Teixeira, que, como grande entusiasta do xadrez, deverá, do mesmo modo, desfrutar bastante desse megaevento do sul. 

E como não poderia deixar de ser, o nosso Dom Quixote das 64 casas, o esperancense Joaquim Virgolino, é presença certa não só no Aberto, mas também na Simultânea contra Carlsen! 

É a Paraíba nos passos do campeão mundial de xadrez! Vamos que vamos!

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Doriedson avança na Copa AXCV

Alexander e Doriedson jogam partidas da COPA AXCV

Hoje, pela COPA AXCV, aconteceu a definição de um dos matches da competição. Doriedson Lemos venceu as 2 partidas contra Alexander Ferreira e, assim, garantiu vaga na fase seguinte. De comum acordo entre ambos e com a anuência da direção da COPA, as partidas foram disputadas em um shopping de João Pessoa. 

Parabenizamos Doriedson pela conquista e também felicitamos Alexander, que se deslocou de Recife para cumprir os jogos da COPA AXCV, demonstrando toda sua abnegação e disposição para o xadrez.

A fase inicial da competição, que conta com 22 jogadores, tem ainda mais 5 matches para serem iniciados. 

Vale lembrar que os vencidos dessa primeira etapa poderão jogar uma repescagem para definir mais um jogador que se juntará aos 11 classificados para a fase seguinte. 

No quadro abaixo, mostramos os resultados das partidas que já foram jogadas nos matches da COPA. Além de Doriedson, também já está classificado para a fase seguinte Francisco Dantas.  

Todas as partidas dessa primeira fase devem ser disputadas até o final do mês de março.



V Bobby Fischer - Prazo para pré-inscritos até amanhã!

Termina amanhã, dia 28, o prazo para os pré-inscritos assegurarem suas inscrições no V Memorial Bobby Fischer

Após essa data, quaisquer interessados em jogar esse torneio (mesmo os pré-inscritos em falta com a inscrição até amanhã) podem fazer suas inscrições até 10/03, caso sobrem vagas decorrentes da não inscrição dos referidos pré-inscritos. 

Até o próximo domingo haveremos de informar quantas vagas, permanecem em aberto, se for o caso. Confira neste link quem já está inscrito no Memorial.


V Bobby Fischer - Faltam 15 dias

(FALTAM 15 DIAS PARA O V TORNEIO MEMORIAL BOBBY FISCHER)

(FALTA 1 DIA PARA OS PRÉ-INSCRITOS EFETUAREM
AS SUAS INSCRIÇÕES NO TORNEIO)


(ANDAMENTO DAS INSCRIÇÕES NO CHESS-RESULTS - LINK)

Bobby Fischer: três anos em trinta dias
Por Fernando Melo


15 - Fischer criou mil e um problemas para a FIDE. A elegância e o profissionalismo do presidente dessa instituição maior do Xadrez, o Dr. Max Euwe (Holanda), salvou  o Match do Século de um fracasso. Na abertura oficial do Mundial de 1972, em  Reykjavik, capital da Islândia, com a presença de diversas autoridades, inclusive o Presidente do país sede, e o adversário de Fischer, campeão do mundo Boris Spassky, Fischer simplesmente não compareceu. Euwe adiou o sorteio das cores para o dia seguinte e Fischer, mais uma vez, não compareceu. E fez pior, disse que não iria jogar, pois o prêmio era muito pouco. Para não ir muito longe, o fato é que o match começou nove dias depois do que fora marcado oficialmente. Isso porque  o mecena inglês James Slater  dobrou a premiação, que era originalmente de 120 mil dólares e que Fischer achava muito pouco. E era mesmo, pois o boxe dava prêmio de 5 milhões de dolares! Amanhã veremos como foi a primeira partida.

Aniversário de Ubirajara Barros


27/02/2014
ANIVERSÁRIO DE
UBIRAJARA BARROS (PB)
PARABÉNS!

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Carlsen no Aberto - Leitão e Herman comentam

A 10 dias do início do XIII Aberto Internacional de Xadrez, em Caxias do Sul, cresce a expectativa da comunidade enxadrística brasileira para a chegada de Magnus Carlsen!

A participação dele no Aberto, enquanto campeão mundial, é um fato extraordinário, que tem causado grande repercussão no nosso meio, representando uma notável conquista da organização do evento.

Vejam uma parte da conversa recente, no facebook, entre o GM Rafael Leitão e o MI Herman Claudius, dois expoentes do xadrez nacional, sobre essa presença de Carlsen no Aberto:


V Bobby Fischer - Faltam 16 dias

(FALTAM 16 DIAS PARA O V TORNEIO MEMORIAL BOBBY FISCHER)

(FALTAM 2 DIAS PARA OS PRÉ-INSCRITOS EFETUAREM
AS SUAS INSCRIÇÕES NO TORNEIO)

(ANDAMENTO DAS INSCRIÇÕES NO CHESS-RESULTS - LINK)

Bobby Fischer: três anos em trinta dias
Por Fernando Melo


16 - Petrosian era um homem respeitado e ele, ao final da terceira partida do match, que terminou empate, quando teve chances de ganhar e por descuido repetiu jogadas por três vezes, logo reclamada ao árbitro por Fischer, percebeu por fim que Fischer era invulnerável.  As duas seguintes (4ª e 5ª) também foram empates, até que Fischer resolveu "jogar xadrez" e esmagou o "Tigre de Aço" com 4 retumbantes vitórias seguidas. Fischer derrotou Petrosian por 6,5 a 2,5 e conquistou o direito de desafiar o campeão do mundo, compatriota de Taimanov e de Petrosian, (todos da então União Soviética) o simpático Boris Spassky. Por 15 dias seguidos, a partir de amanhã, vamos contar um pouco desse encontro, o Mundial de 1972.

Aniversários de Lucas Xavier e Christian Toth


26/02/2014
ANIVERSÁRIO DE
LUCCA LUCAS XAVIER (RN)
PARABÉNS!




26/02/2014
ANIVERSÁRIO DO
MI CHRISTIAN TOTH (RJ)
PARABÉNS!

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Sábado de Carnaval terá 5º Ativo AXCV


Não vai brincar carnaval? 
Então vamos jogar xadrez! 

No próximo sábado, dia 01/03, a partir das 15 horas, teremos o V Ativo AXCV 2014 - Memorial Arnaldo Tavares, que será realizado em 5 rodadas, no ritmo de 15 minutos. 

A realização do Ativo na semana seguinte ao anterior, deve-se também ao fato de que o V Memorial Bobby Fischer tomará todo o final de semana de meados de março, razão porque não nos parece conveniente termos evento nem na semana anterior, nem na posterior a esse grande torneio do calendário paraibano.

Para aqueles que não são sócios, a inscrição no Ativo é de 20 reais.  Haverá medalhas para os 3 primeiros colocados e para o primeiro lugar por faixa especial de rating (Elo até 1900). 

Todos os participantes devem portar jogo de peças e relógio de xadrez. Em caso de falta de peças, o condutor das brancas perde a partida. Em caso de falta de relógio, o condutor das negras perde a partida. Na falta dos dois materiais, ambos os jogadores perdem a partida (-/-).

Adan Cerqueira surpreende e vence Abertura baiano!


Aconteceu no último sábado, o Torneio Abertura 2014, na Bahia. A prova, que teve a direção de Marcone Fiuza e apoio da Federação Baiana de Xadrez, foi realizada no Hotel do Trânsito, na Vila Militar de Pituba, em Salvador e contou como o patrocínio da SIGMA RELÓGIOS e Relógios Orient.

Segundo Fiúza, o Torneio Abertura atendeu plenamente as expectativas, com a participação de 29 jogadores. O campeão foi o jovem Adan Cerqueira Lopes, de 23 anos, estudante de geofísica e, segundo, Fiúza, futuro mestre de xadrez! Além de vencer o próprio Fiúza (que foi o vice-campeão), Adan triunfou, com méritos, sobre ninguém menos que o gigante do xadrez baiano e número 1 da competição, o MF Paulo Jatobá!


Confiram abaixo a classificação final e os vencedores por categoria do Torneio Abertura da Bahia.




Zonal RN - Iack é o campeão!

O campeão do Zonal RN , MI Iack Macedo, ladeado por
jovens enxadristas de Macaíba (foto: Xadrez Macaibense)

Terminou no último domingo, no Aeroclube de Natal, o Zonal CBX – RN 2014, competição oficial da CBX, que teve direção e arbitragem do AF Igor Macedo. O evento foi bastante prestigiado, com o bom número de 32 jogadores do Estado. O campeão foi o líder do ranking inicial da prova, o MI Iack Macedo, que somou 4,5 pontos. O neto do Paladino do Nordeste, Luiz Macedo (presente também no Zonal), venceu a competição invicto e isolado no topo da classificação final.

Pelas regras do torneio, que proporcionava 2 vagas para a Semifinal do Brasileiro 2014 a jogadores até 2300 de Elo FIDE, Neri Silveira e Alcides Azevedo, 2º e 3º lugares, respectivamente, asseguraram essas vagas.

Houve premiação ainda por categorias: Feminino - 1ª Daniele Benício, 2ª Thayna Felix e 3ª Rosângela Martins; Sub18 - 1º Gabriel Valero, 2º Matheus Queiroz e 3º André Pamplona; Sub14 - 1º Raquel Martins, 2º Matheus Leão e 3º Kerolayne Iorrara.


P.S.: Essas informações foram obtidas do site Xadrez Potiguar.

V Bobby Fischer - Faltam 17 dias

(FALTAM 17 DIAS PARA O V TORNEIO MEMORIAL BOBBY FISCHER)

(FALTAM 3 DIAS PARA OS PRÉ-INSCRITOS EFETUAREM
AS SUAS INSCRIÇÕES NO TORNEIO)

Bobby Fischer: três anos em trinta dias
Por Fernando Melo


17 - Ao final da segunda partida, os espectadores aplaudiram de pé, incapaz de acreditar no que havia acontecido: sim, Petrosian ganhou! Segundo Kasparov, de acordo com uma testemunha ocular, "até por sua aparência, era óbvio que o americano estava chocado". Verdade, afinal, para Fischer, perder era algo muito esquisito, pois há tempo que ele não tinha essa sensação.  O match nessa Final de Candidatos estava empatado em 1x1. Dez partidas ainda seriam jogadas. Amanhã, vamos saber como foi encerrado esse embate, que daria ao vencedor o direito de desafiar o campeão do mundo de então, o soviético Boris Spassky.

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

V Bobby Fischer - SOBRE HOSPEDAGEM!


Ainda há vagas no Hotel Littoral para os enxadristas que desejarem se hospedar no local do V Memorial Bobby Fischer, de 14 a 16 de março de 2014.

Entretanto, é fundamental que o interessado procure falar exclusivamente com a Sra. Rita de Fátima, informando que a reserva é para o torneio de xadrez. Somente assim será possível assegurar a tarifa promocional do evento e a própria reserva. 

A procura de reserva sem a referência ao torneio de xadrez ou por meio de outra pessoa do Hotel, pode receber resposta negativa, ante o provável desconhecimento do atendente sobre as condições negociadas diretamente com a Coordenadora de Eventos, a Sra. Rita. Eis abaixo as tarifas diferenciadas de hospedagem para o evento, disponibilizadas pelo Hotel:

Apto. SGL /STD = R$ 152,00 (Diária)
Apto. DBL /STD = R$ 181,00 (Diária)
Apto. TPL /STD = R$ 235,00 (Diária)

Portanto, reforçamos: as reservas devem ser feitas única e diretamente com a Coordenadora de Eventos, Sra. Rita de Fátima, através do telefone 83-21061144 ou pelo e-mail: eventos@hotellittoral.com.br.

Todos os participantes do torneio que se hospedarem no Hotel Littoral concorrerão a 4 relógios analógicos de xadrez, adquiridos em condições especiais, graças ao APOIO recebido do site CXOL, o maior e melhor site de xadrez do Brasil.

V Bobby Fischer - Faltam 18 dias

(FALTAM 18 DIAS PARA O V TORNEIO MEMORIAL BOBBY FISCHER)

(FALTAM 4 DIAS PARA OS PRÉ-INSCRITOS EFETUAREM
AS SUAS INSCRIÇÕES NO TORNEIO)

Bobby Fischer: três anos em trinta dias
Por Fernando Melo


18 - Dia 30 de setembro de 1971, Buenos Aires, Argentina.   Fischer e Petrosian estão frente a frente para a primeira de um match de 12 partidas. Bom lembrar que 44 anos antes àquele momento, tivemos, na mesma cidade, o famoso match Capablanca-Alekhine. Fischer jogou com as brancas e Petrosian respondeu com a Defesa Siciliana. O resultado foi uma vitória de Fischer, com muitos chegando a dizer que ele estava enfeitiçado. Era a 13ª vitória seguida no Torneio de Candidatos! Dispensável dizer que Petrosian ficou abalado. Os fantasmas de Taimanov e Larsen poderiam rondar seu travesseiro? Amanhã veremos o que aconteceu na segunda partida.

Aniversários de Rafael Cabral e Luiz Fábio Jales


24/02/2014
ANIVERSÁRIO DE
RAFAEL CABRAL (PE)
(ATUAL CAMPEÃO PERNAMBUCANO)
PARABÉNS!



24/02/2014
ANIVERSÁRIO DE
LUIZ FÁBIO JALES (PB)
PARABÉNS!


domingo, 23 de fevereiro de 2014

Caxias do Sul - O maior de todos?

Estamos a 13 dias do XIII Aberto Internacional Festa da Uva, em Caxias do Sul. O evento vem atraindo a atenção de uma plêiade de grandes enxadristas em face da ilustre presença do atual campeão mundial Magnus Carlsen. Dentre os 40 primeiros do ranking inicial de inscritos no Aberto (a relação já chega a 190!), temos 36 titulados, incluindo o campeão brasileiro Rafael Leitão e a lenda Mequinho! Confira no quadro abaixo.

No facebook, Leitão lança uma pergunta: “Será que este torneio é o mais expressivo já disputado no Brasil?” Na opinião dele, outros candidatos seriam o Torneio 450 anos de SP, realizado em 2004 (com a participação, além dele, de Anand, Karpov, Milos, Vescovi e Morovic), os Interzonais de 1973, em Petrópolis, e 1979, no Rio de Janeiro, e os dois Grand Slams, realizados em SP, com os melhores jogadores do mundo! O MI Herman Claudius também lembrou do III Internacional Cidade de São Paulo (1979), que tinha alguns top 10 do mundo.


O fato é que a presença do campeão do mundo em um torneio aberto é o que tem, ao que parece, fascinado boa parte dos enxadristas brasileiros, dispostos a viajaram ao extremo sul do país para verem Carlsen e quem sabe enfrentá-lo! Difícil? Agora, não mais do que foi ganhar na recente megasena milionária!


V Bobby Fischer - Troféu quase pronto!

NA MENSAGEM ABAIXO, DE JOABE BOMFIM, VEMOS O TROFÉU DE CAMPEÃO DO V MEMORIAL BOBBY FISCHER, QUE VAI GANHANDO CONTORNOS FINAIS.

PARA FINS DE COMPARAÇÃO, VEMOS, AO LADO DO TROFÉU, PEÇAS DE XADREZ NO TAMANHO OFICIAL.

É, JOABE... SERÁ QUE ESSE BELO REI VAI PARAR NA TERRA DO TIO SAM?


Evandro vence na COPA AXCV

Evandro Rodrigues vence partida da COPA AXCV

Hoje, pela COPA AXCV, o MN Evandro Rodrigues venceu a primeira partida e larga na frente no seu match contra Antônio Carlos Júnior. 

A fase inicial da competição, que conta com 22 jogadores, tem ainda mais 6 matches para serem iniciados. 

Vale lembrar que os vencidos dessa primeira etapa poderão jogar uma repescagem para definir mais um jogador que se juntará aos 11 classificados para a fase seguinte. 

No quadro abaixo, mostramos os resultados dos matches em andamento, lembrando que Francisco Dantas já está classificado para a fase seguinte.  

Todas as partidas dessa primeira fase devem ser disputadas até o final do mês de março.




V Bobby Fischer - A nota aos pré-inscritos

Estamos hoje a 5 dias do fim do prazo para os pré-inscritos realizarem suas inscrições no V Memorial Bobby Fischer. Ao final desta postagem trazemos os nomes daqueles que constam na lista de pré-inscritos. Desde logo, queremos deixar claro que não temos a pretensão de exercer aqui nenhuma pressão nos enxadristas, mas, tão somente, de lembrar do prazo regulamentar para essa providência, porque, após essa data, quaisquer interessados em jogar o Bobby Fischer (mesmo os pré-inscritos em falta com a inscrição até o dia 28/02) podem fazer suas inscrições até 10/03, caso sobrem vagas decorrentes da não inscrição dos referidos pré-inscritos.

Como até agora recebemos apenas 7 desistências de pré-inscritos, temos um bom motivo para acreditar que muitos enxadristas que aderiram ao Memorial vão mesmo fazer suas inscrições, posto que estão regularmente dentro do prazo para efetivá-las e, por uma questão cultural, como bem sabemos, é possível que estejam deixando para a última hora (do dia 28!).

O motivo dessa nossa crença na inscrição dos pré-inscritos é que, pela proximidade do Memorial e pela grande exposição do torneio que estamos fazendo, não parece fazer muito sentido supor que o enxadrista pré-inscrito simplesmente não realize sua inscrição, a menos que tenha se esquecido de, a mais tempo, nos comunicar sua desistência ou surja, por agora, um relevante impedimento para ele não jogar o torneio.

O que não prezamos muito é o enxadrista ignorar sua pré-inscrição e sequer nos informar que não pretende mais participar do evento, como observamos ontem no facebook, quando, por acaso, numa conversa entre terceiros alheia ao V Bobby Fischer, lemos de um certo pré-inscrito que ele estava afastado do xadrez e sem perspectiva de retornar! Provocamos o dileto enxadrista, lembrando de sua adesão ao nosso torneio e, claro, obtivemos a confirmação de sua desistência. Esperávamos que com tal disposição (ou ausência dela!) sua não participação no Bobby Fischer pudesse nos ser comunicada a mais tempo. Afinal, o xadrez, como esporte sem a desejada popularidade, se faz com muita renúncia dos que assumem o leme do processo, esperando, em contrapartida, a real colaboração daqueles que usufruem das iniciativas em prol do jogo-arte-ciência!

No momento, convém trazermos um breve panorama de como andam as inscrições:

. Temos, até aqui, computados 37 jogadores no torneio, cujos nomes já aparecem no chess-results (link);

. Desses 37 jogadores, 30 eram pré-inscritos (34% do total de 88 pré-inscritos) e 7 foram convocados da lista de espera;

. Há mais 2 inscrições efetivadas, aguardando para serem em breve confirmadas;

. Existem, até aqui, 22 nomes de reservas aguardando o fim do prazo das inscrições dos pré-inscritos, para serem por nós consultados, caso sobrem vagas após o dia 28/02.

Portanto, renovamos nosso lembrete de que faltam apenas 5 dias para a inscrição dos pré-inscritos. Após esse prazo, as inscrições prosseguirão até o dia 10/03, para todos os interessados (pré-inscritos ou não) até que se atinja o limite de vagas estabelecido.

Contudo, para que sejamos honestos e transparentes por completo, acreditamos que a meta do limite máximo de 100 jogadores pode não ser atingida (dado o número atual de inscritos e a proximidade da competição), fazendo com que todos aqueles que efetivamente desejem participar do torneio possam fazê-lo, sem o problema da falta de vagas. Existe, por outro lado, a expectativa de um considerável aumento na procura por inscrição nessa reta final, elevando bastante o atual número de enxadristas no Memorial. De toda a sorte, os pré-inscritos têm sim a prerrogativa de assegurarem logo suas inscrições no prazo estipulado. 

A seguir, mostramos a relação dos jogadores que pediram pré-inscrição, ou que já foram chamados na lista de reserva e que, assim, gozam da preferência de inscrição até o próximo dia 28.



V Bobby Fischer - Faltam 19 dias

(FALTAM 19 DIAS PARA O V TORNEIO MEMORIAL BOBBY FISCHER)

(FALTAM 5 DIAS PARA OS PRÉ-INSCRITOS EFETUAREM
AS SUAS INSCRIÇÕES NO TORNEIO)

Bobby Fischer: três anos em trinta dias
Por Fernando Melo


19 - Chegamos à Final do Torneio de Candidatos, que foi jogada em Buenos Aires, em setembro/outubro de 1971. O adversário de Fischer era bem mais temido do que Taimanov e Larsen, fora campeão do mundo por duas vezes, um soviético respeitado pela nata do xadrez mundial. Estamos falando de Tigran Petrosian, conhecido como "Tigran de Aço". Os dois finalistas tinham passado invictos pelas quartas-de-finais e semifinais, só que Fischer havia somado 100% de aproveitamento, enquanto Petrosian conseguira marcar apenas duas vitórias em 17 partidas. O mundo sentia que Fischer sairia vencedor. Amanhã teremos mais informações sobre esta Final de Candidatos.

Aniversário de Antônio Dutra


23/02/2014
ANIVERSÁRIO DE
ANTÔNIO DUTRA (PB)
PARABÉNS!

sábado, 22 de fevereiro de 2014

Um dos melhores Ativos AXCV - Luismar vence!

Da esq.: Doriedson (3º), Luismar (1º), Ubirajara (F.E.R) e Cavalcanti (2º)
Pódio do IV Ativo AXCV - Memorial Arnaldo Carneiro Leão


Um dos melhores torneios de xadrez rápido já realizado na AXCV! Assim foi o IV Ativo de hoje, em homenagem à memória do enxadrista paraibano Arnaldo Carneiro Leão. Tivemos 19 participantes, sendo 4 visitantes e 15 sócios da AXCV. A presença de alguns dos nossos melhores enxadristas garantiu o bom nível técnico da competição. 

Os dois MF’s paraibanos, Luismar Brito e Francisco Cavalcanti, estiveram no Ativo e ocuparam, respectivamente, a primeira e a segunda posição na classificação final. Vale dizer que Luismar alcançou 100% dos pontos disputados. O terceiro lugar ficou com Doriedson Lemos, assegurando também um lugar no pódio. A boa surpresa do dia foi a conquista de melhor jogador por faixa especial de rating (F.E.R), obtida por Ubirajara Barros, pela primeira vez premiado na AXCV. Todos eles foram agraciados com medalhas. 

Uma nota de destaque foi a presença, inédita entre nós, de um estrangeiro! O americano Zachary Haskin, que mesmo sem falar português com facilidade, contou com a ajuda dos “intérpretes” Luismar e Evandro, fluentes no inglês, para interagir bem com os presentes e participar com desenvoltura da competição. Ele chegou na última rodada, com 3 pontos e com chances de título, mas foi vencido pelo campeão Luismar e terminou bem, na 5ª posição. 

Confira abaixo a classificação final e fotos do Ativo.


Melo, de camisa branca ao centro, ao final de seu discurso,
em memória de Arnaldo Carneiro Leão









O americano Zachary Haskin, destaque do torneio





Os MF's Cavalcanti e Luismar medem forças no Ativo