quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Rating FIDE após Ativo AXCV

Saiu hoje a lista de rating FIDE do mês de novembro. Abaixo listamos o rating FIDE de xadrez rápido (RPD),  para os jogadores que participaram do XX Ativo AXCV, do último dia 19/10. Na coluna final, podemos ver a variação do ELO, por jogador, decorrente do desempenho dos jogadores no Ativo. Aqueles que aparecem ainda sem rating devem ter acumulado partidas contra rankeados para formação futura dessa pontuação internacional.




quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Xadrez, xadrez, xadrez!

Este último bimestre de 2013 promete muita agitação e emoção no reino da Deusa Caíssa, com importantes eventos acontecendo em várias partes aqui e alhures. Nesta quinta, dia 31, tem início as duas semifinais do campeonato brasileiro, no Rio de Janeiro (semifinal 1) e em Belém (semifinal 2), com destaque para a participação do número 1 do Brasil, GM Rafael Leitão, encabeçando a lista dos inscritos no torneio da capital carioca. No Pará, deveremos ter a nata do xadrez das regiões norte e nordeste, disputando o título, com o MI Yago Santiago (PE), na primeira posição dos inscritos. Já na semana que vem, nos primeiros dias de novembro, teremos o principal acontecimento do ano, com o esperado match entre Anand x Carlsen, valendo a coroa mundial do xadrez. Outros eventos de destaque são o nosso Master Paraíba no final de novembro e o pan-americano e brasileiro de sêniores, no início de dezembro, em Natal. E ainda poderemos ter uma grande novidade em terras paraibanas para breve, ainda não divulgada! Ufa! É muito xadrez! Vai ser muito legal! 

Os 50 anos do GM Gilberto Milos

Foto: internet

Hoje é o aniversário do GM paulista Gilberto Milos Júnior, que completa 50 anos de idade. Um dos principais jogadores da história do xadrez brasileiro, com 6 títulos nacionais, Milos ocupa hoje o terceiro posto do ranking nacional e compõe o seleto grupo dos 9 grandes mestres do país. Nossos cumprimentos a Milos, desejando-lhe muitas felicidades e conquistas nos tabuleiros e na vida. Parabéns!

domingo, 27 de outubro de 2013

Vem aí o II Master Paraíba de Xadrez


A Academia de Xadrez Caldas Vianna (AXCV) promoverá nos dias 30/11 e 01/12 deste ano de 2013, o II Master Paraíba de Xadrez, Troféu Abdias Sá. Assim como a primeira edição do ano passado, o torneio será um Ativo, de 30 minutos, pelo sistema schuring, com a participação, em princípio, dos dez maiores rating FIDE da Paraíba, que serão convidados para o encontro. Serão distribuídos R$ 1.000,00 em prêmios para os três primeiros colocados. O critério para se definir os Top 10 da Paraíba será a lista oficial de rating FIDE de 1º de novembro de 2013. Os convidados terão que confirmar sua participação até o dia 24/11. Em breve, mais informações.

sábado, 26 de outubro de 2013

Bahia promove XX Copa SIGMA


O estranho torneio de Mogi da Cruzes!

GM Krikor x MF Luismar - Jogos de Mogi das Cruzes (SP)

Estamos aqui na pequenina e brava Paraíba, portanto distante do que se passou nos Jogos Abertos do Interior de São Paulo, ocorridos nesta semana no município de Mogi das Cruzes. Nesse evento, o xadrez foi apenas uma das muitas modalidades existentes, razão porque, no site oficial dos Jogos, as notícias eram sempre restritas aos resultados dos confrontos entre as cidades. Ainda assim, buscamos algo mais em outras fontes na internet, mas nada de muito relevante sobre as provas de xadrez. Algumas frases e fotos de facebook, notadamente no perfil do GM Rafael Leitão, demonstravam, contudo, que lá em Mogi das Cruzes estava jogando a elite do xadrez brasileiro. Além do próprio Rafael, número 1 do Brasil, vimos os GM's Mequinho, Fier, Krikor, Milos, Matsuura, Darcy Lima, dentre outros nomes de relevo, tal como o nosso MF paraibano Luismar Brito! Isso mesmo! As feras do xadrez de todas as partes do país, ao que parece, foram recrutadas para representar as cidades interioranas de São Paulo, nesses Jogos, certamente sob um atrativo e merecido cachê! Mesmo que inclusa num evento multi-esportivo, como pode uma competição enxadrística desse porte, talvez o de maior nível técnico do ano, passar assim, sem que a comunidade enxadrística brasileira pudesse acompanhá-la, com mais visibilidade? Nem mesmo a informação mais básica de todas, a composição das equipes, conseguimos obter! Tomara que outros blogs e sites nacionais, que não consultamos ou não conhecemos, tenham feito alguma cobertura interessante dessa disputa em Mogi da Cruzes! Para não finalizarmos sem nenhuma nota relevante sobre esses estranhos Jogos, que, na competição de xadrez, apesar das estrelas presentes, nem para rating FIDE era válida, vimos no site de Rafael Leitão que a equipe de Americana, formada por ele, Fier, Krikor e Milos, foi a campeã da disputa masculina. Na foto, enviada por Joca Dedeus, temos Luismar Brito, jogando sabe-se lá por qual equipe, em jogo contra o GM Krikor. Como foi a partida? Não sei!

Ativo já tem rating calculado

Já se encontra disponível no site da FIDE, o cálculo do rating FIDE RPD, decorrente do nosso XX Ativo AXCV, realizado no último dia 19/10. Confiram no link abaixo:

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

PARAÍBA - GRANDE NOTÍCIA


NOS PRÓXIMOS DIAS HAVEREMOS DE DIVULGAR AQUI UMA GRANDE NOTÍCIA PARA O XADREZ PARAIBANO, QUE CONSOLIDARÁ DE VEZ O EXCELENTE MOMENTO DA MODALIDADE NO NOSSO ESTADO. SERÁ UM FATO HISTÓRICO, CUJA CONFIRMAÇÃO, SEGUNDO A FONTE, AINDA DEPENDE DE ACERTOS FINAIS. AGUARDEM! 

terça-feira, 22 de outubro de 2013

XX Ativo AXCV já na FIDE


Recebemos e-mail do VPT da CBX, AI Antônio Bento, confirmando-nos o envio do nosso XX Ativo AXCV para a FIDE. Cliquem nos links abaixo e confiram:





Neste ensejo, avisamos aos nossos leitores que, por motivo de viagem, estaremos ausentes até a próxima quinta-feira, razão porque, até lá, não teremos novas postagens no Reino de Caíssa.

Jogos Abertos - Partida de Leitão

Por Arthur Olinto


Estão acontecendo na Cidade de Mogi das Cruzes, os tradicionais Jogos Abertos do Interior de São Paulo, os quais sempre reúne jogadores de ponta não só do Brasil, mas de países vizinhos como a Argentina também. É um dos poucos torneios que conta com a participação do lendário  Mequinho. Domingo, a franca favorita equipe de Americana [Composta por Krikor, Fier, Milos e Leitão] derrotou Mogi das Cruzes por 3x1. O GM Rafael Leitão publicou sua interessante partida contra o MI argentino Leandro Perdomo, de pretas, em uma Bogo-Índia. O arremate foi espetacular, pois o GM maranhense deixou o seu adversário coroar e ficar com duas damas no tabuleiro em troca de um ataque de mate.

Posição após 42. Dxe3. Agora, Perdomo promoveu sua segunda dama e o rei fugiu elegantemente para h7, fazendo com que o ataque preto fulminante.

A partida inteira pode ser encontrada aqui:

Maria Rita - 3 aninhos

Já dizia a minha vó paterna: "Ser mãe é desdobrar fibra por fibra!". Também é conhecida a máxima, segundo a qual, "ser mãe é padecer no paraíso!" As expressões denotam a responsabilidade extrema, não raro sacrificante, de cuidar dos filhos, a quem se tem um amor incondicional! Nos dias atuais vemos que tal sentimento não se limita à figura materna. Também o pai está mais presente, participando decisivamente na criação dos filhos, com um amor não menos intenso! É assim que me sinto! Absorvido pela atenção permanente, ainda que nem sempre presente, voltada para meus filhos, Daniel e Maria Rita. Tanta energia assim é largamente compensada pelo amor e alegria de conviver com eles, vendo-os crescerem, descobrindo o mundo! Hoje estou especialmente feliz! É o aniversário de 3 aninhos de minha filhinha, a esperta e falante Maria Rita! Que você, 'Matitinha', com as graças de Deus, tenha muita luz em sua vida e possa crescer na virtude e na paz! Papai te ama! Parabéns, minha linda!

domingo, 20 de outubro de 2013

Fotos do XX Ativo AXCV - Parte II



Nessa nova seleção de fotos do XX Ativo AXCV, destaque para os closes capturados pela nossa Fuji S4500, câmera semi-profissional, adquirida por indicação do fotógrafo e enxadrista Deccastro, também presente no Ativo de ontem.


ARY BORN

RAFAEL MONTENEGRO

JEFFERSON PEREIRA

FRANCISCO DANTAS

JAILTON DE LIMA

GENILDO GOMES

JAILSON FRANCISCO

DECCASTRO

LUCAS ALBUQUERQUE

FÁBIO JALES

DORIEDSON LEMOS

EVANDRO RODRIGUES

VALBERTO ALVES

UBIRAJARA BARROS

CLAUDIONOR HENRIQUES

PETROV BALTAR

Fotos do XX Ativo AXCV - Parte I

Eis aqui uma seleção de fotos do XX Ativo AXCV, realizado ontem, com a participação de 26 jogadores.









































sábado, 19 de outubro de 2013

Cavalcanti vence Ativo oficial da AXCV

MF Francisco Cavalcanti recebe premiação de campeão, das mãos do Diretor
do Ativo e Árbitro Fernando Sá

Com o expressivo número de 26 participantes, terminou na tarde deste sábado o 20º Ativo AXCV, a primeira da série de Ativos do clube paraibano valendo rating CBX e FIDE. Em número de inscritos essa edição foi a maior que tivemos até agora, depois do 4º Ativo, comemorativo do aniversário do Reino de Caíssa. O nível técnico foi elevado, com fortes nomes do xadrez paraibano disputando as primeiras colocações. O campeão de hoje foi o pré-rankeado número 1, o MF Francisco Cavalcanti, que somou 5 pontos (4v, 2e), de forma isolada. Na sequência, 4 jogadores alcançaram a pontuação de 4,5. Nos critérios de desempate, Rafael Montenegro conquistou o 2º lugar, seguido pelo MN Evandro Rodrigues. O prêmio por faixa especial de rating foi para Valberto Alves, que somou 4 pontos. Para nossa satisfação, o evento deste sábado transcorreu normalmente, de forma harmônica e com a presença de muitos jogadores que não se mostram muito frequentes nos Ativos da AXCV. Dentre eles, o enxadrista federado pelo Rio Grande do Sul, Ary Born, que nos brindou com sua simpatia e entusiasmo pelo nobre jogo. Abaixo, divulgamos a classificação final do torneio e fotos dos demais premiados. Mais detalhes estão no chess-results (link). Amanhã traremos uma sessão de fotos desse festejado Ativo.

Valberto Alves (melhor por faixa especial de rating), com
Rebeca Barros, campeã paraibana feminino, em visita à AXCV

MN Evandro Rodrigues, recebe prêmio de 3º lugar de
Sílvio Sá, o seu "carrasco" na prova de hoje!






Rafael Montenegro, vice-campeão, premiado por
D. Ana, anfitriã da AXCV