domingo, 30 de junho de 2013

Rondinelle, enfim, é FIDE!

Um dos mais fortes jogadores paraibanos da atualidade, Rondinelle Pessoa (foto), enfim, conquistou o seu rating FIDE, na relação divulgada hoje pela entidade máxima do xadrez mundial. O feito alivia muito aqueles seus adversários com maior potencial para vencer torneios. Isso, porque, sem rating, Rondinelle sempre era emparceirado nas primeiras rodadas com oponentes da parte de cima da tabela, o que, muitas vezes, tirava do caminho do título aqueles bons jogadores que, cedo, perdiam para o talentoso Rondinelle. Agora as coisas estão em seu lugar, com Rondinelle garantindo uma posição justa no ranking inicial dos torneios, no alto dos seus 2093 pontos de Elo FIDE! Bom para ele e bom para seus rivais também! Parabéns, mestre!

Pódios dos Ativos AXCV

Cavalcanti - 4 vezes campeão na AXCV!
Em qualquer modalidade esportiva, chegar no pódio dos 3 primeiros colocados é sempre um objetivo pleiteado pelos participantes. É o que vemos, por exemplo, nos Jogos Olímpicos, onde não só o campeão, com sua medalha de ouro, mas também os segundo e terceiro lugares também se sentem felizes com as conquistas da prata e do bronze, respectivamente. Portanto, alcançar tais degraus é mesmo um feito importante e difícil para os competidores. Nos nossos Ativos AXCV, em 2013, também temos os nossos pódios! Neles é possível confirmar essa máxima de que tais lugares não são para muitos. Pelo quadro que apresentamos abaixo, vemos que, até aqui, realizadas 12 edições dos Ativos, apenas 6 enxadristas conseguiram sagrar-se campeões: Arthur Olinto, Doriedson Lemos, MF Francisco Cavalcanti, Fernando Sá, MN Evandro Rodrigues e Luiz Antonio Tomaz. Dentre esses, os quatro primeiros nomes ocuparam ainda, algumas vezes, as segundas ou terceiras colocações dos Ativos, nas quais também tivemos os nomes do MF Luismar Brito, Ivanilsom Pereira, Rafael Cabral (PE) e Rondinelle Pessoa. É um universo restrito de enxadristas que galgaram um lugar no pódio, a considerar a boa quantidade de jogadores que disputaram essas competições, estimada em cerca de 60 nomes ao todo. É isso aí! A vontade de vencer e fazer parte desse grupo de ocupantes do pódio é certamente uma motivação a mais que tem atraído muita gente e feito o sucesso dos Ativos AXCV!




Parabéns a Zé Mário!

Registramos hoje, com alegria, o aniversário de 63 anos do cardiologista José Mário Espínola. Um apaixonado de longa data pelo xadrez, Zé Mário é uma figura das mais simpáticas, dono de um sorriso fácil, que cativa seus amigos de tabuleiro e certamente de todos aqueles que fazem parte de seu convívio pessoal. Como ninguém é perfeito, o nosso Zé Mário é um inveterado torcedor do Botafogo carioca, o que faz questão de mostrar, seja nas conversas amistosas, seja em fotos ou souvenires, mantidos em seu consultório. Ainda que distante das competições presenciais, Zé Mário joga xadrez pela internet quando pode e, como leitor de nosso blog, gosta de acompanhar as notícias do universo caissiano. Que você, Zé Mário, tenha muitas alegrias na vida, nos tabuleiros e (vá lá!) nas conquistas alvinegras! Parabéns!

sábado, 29 de junho de 2013

A Bahia tem Xadrez, tem!


Pela proximidade territorial que temos com os vizinhos Rio Grande do Norte e Pernambuco torna-se mais fácil manter contato com os amigos enxadristas desses Estados e acompanhar mais de perto os acontecimentos do nobre jogo que por lá são frequentemente promovidos. Apesar disso, podemos notar, navegando pela internet, visitando blogs de xadrez e recebendo e-mails de amigos, que muitos eventos também acontecem nos outros Estados nordestinos. Vimos recentemente torneios ocorrendo, por exemplo, no Ceará, no Maranhão e nas Alagoas. No Piauí acontecerá um Aberto do Brasil, em agosto próximo. Já em Sergipe, não temos percebido notícias, mas cremos que lá, para não fugir da regra, haverá de existir boas competições enxadrísticas. E na terra do nossos estimados Paulo Jatobá e Luciano Zallio, enxadristas baianos bem conhecidos na Paraíba, também tem xadrez, claro. Assim, percebemos que no Nordeste inteiro, o xadrez "vai muito bem, obrigado". Na Bahia, a propósito, o enxadrista Marcone Fiuza vem movimentando o Estado com torneios ativos de 21 minutos. O primeiro Grand Prix ocorreu no último dia 25 de maio, com 36 participantes, e foi vencido por ele mesmo, Fiuza, que somou 5 pontos em 5 possíveis, vencendo inclusive o fortíssimo Paulo Jatobá. O segundo Grand Prix, aliás, já está marcado para o próximo dia 13 de julho (v. folder), quando haverá de, novamente, atrair boa parte dos enxadristas baianos, movimentando, com muito axé, o reino de Caíssa! Viva o xadrez!

quinta-feira, 27 de junho de 2013

GM Krikor é campeão na Bulgária

GM Krikor Mekhitarian vencedor do VARNA OPEN (Bulgária)
(fonte: estacaoarmenia.com.br)

O atual campeão brasileiro, GM Krikor Mekhitarian, foi o grande vencedor do 7º Torneio Internacional de Xadrez VARNA OPEN, realizado na Bulgária. O evento terminou hoje e contou com a participação de 89 jogadores de 11 países, dentre os quais Brasil e Argentina, únicos representantes das Américas. Do nosso país participaram ainda o MI Roberto Molina (9º) e o MF Luiz Guilherme Abdalla (27º). O campeão Krikor, o sexto pré-rankeado da competição, teve uma grande campanha, terminando  invicto a competição, com 7,5 pontos em 9 possíveis (6v, 3e). Além da premiação pelo título, Krikor assegurou mais 12 pontos no seu Elo FIDE, além, claro, de garantir uma bela promoção para o xadrez do nosso país. Parabéns, campeão! 

É um GM um GM? A desvalorização do mais alto título FIDE

Por Arthur Olinto
(adaptação de texto do chessbase)

Gata Kamsky é o jogador mais forte da história a não
ser um Grande Mestre, quando, aos 16 anos, e ainda
sem o título, foi oitavo do mundo, com rating de 2.650

Nos últimos anos a média de ELO’s no mundo tem crescido gradualmente, mas pouco tem sido dito sobre os títulos da FIDE que dependem deles e sua crescente desvalorização.  Isso é uma tendência preocupante. A FIDE agraciou pela primeira vez 27 jogadores vez com o título de mestre em 1950, entre os quais incluía o campeão mundial Mikhail Botvinnik e todos aqueles que tinham se qualificado para o inaugural torneio de Candidatos, para citar alguns: Isaac Boleslavsky, Igor Bondarevsky, David Bronstein, Max Euwe, Reuben Fine, Salo Flohr, Paul Keres, Alexander Kotov, Andor Lilienthal, Miguel Najdorf, Samuel Reshevsky, Vasily Smyslov, Gideon Ståhlberg, e László Szabó. Em uma análise cronológica dos fatos constatamos que, em 1973, há 40 anos, um desempenho normal de um GM era o equivalente a um jogador que estava entre os 20-40 melhores do mundo. Dez anos depois, em 1983, a pontuação de 2450 era necessária para se tornar um grande mestre e ainda era bastante perto do top 100 mundial, onde os jogadores 91-100 tinham em média 2485, entre os quais estavam Boris Gulko, Joel Benjamin, entre outros. Originalmente, o título de Grande Mestre foi dado pela FIDE para delinear os melhores jogadores do mundo. Só que com a área da computação e a fácil disseminação do jogo ciência, isso saiu do controle. Hoje existem cerca de 930 GM´s. O título de GM está em decadência. Então, qual é a solução?  Um nova categoria de titulação, como alguns já sugeriam, os Super GMs? Critérios mais rigorosos para a obtenção do título? E você leitor, tem alguma sugestão?

quarta-feira, 26 de junho de 2013

A Madrinha do Xadrez (por Fernando Melo)

A Academia de Xadrez Caldas Vianna tem resistido nesses seus quarenta anos de existência, graças à bravura de Dona Ana Sá de Melo, a nossa eterna presidenta de honra. Foi ela quem abriu as portas de sua casa e, ali na garagem, instalou com o apoio do seu marido, na primeira metade da década de 70, as primeiras mesas de xadrez sob o olhar atento e caridoso do seu irmão Abdias Sá, de saudosa memória. Ana é famosa entre os enxadristas pelo cafezinho que sabe preparar, mas o seu amor à arte de Caíssa é bem maior, tanto que é justo chamá-la de a Madrinha do Xadrez Paraibano. Hoje os seus filhos Sílvio e Fernando, já que o marido está aposentado, dirigem a Academia, sob a sua eterna vigilância  (Na foto, com seu filho Fernando Sá).

(Texto publicado ontem, 25/06/2013, por Fernando Melo, na coluna de xadrez de todas as terças-feiras, no Jornal Correio da Paraíba)

Ativos AXCV - NOTA

NOTA - Avisamos aos sócios da AXCV e aos demais interessados que não teremos Ativo no próximo final de semana, em virtude de compromisso nosso, durante a tarde do sábado, bem como em razão da final da Copa das Confederações, no domingo. Também no final de semana seguinte, por causa da nossa participação no Aberto do Brasil em Natal, não teremos torneio na AXCV. Em princípio nosso 13º Ativo deverá ser realizado no dia 13 ou 14/07. Grato pela compreensão. Aguardem novas informações.

Aberto Xadrez Potiguar - Faltam 9 dias!

Arthur Olinto estará no Aberto de Natal

O Aberto do Brasil Xadrez Potiguar, em Natal, é o evento do momento, que promete movimentar o xadrez nordestino no início do mês de julho. Estamos a 9 dias do torneio. A Paraíba deve enviar uma boa delegação de enxadristas, marcando presença e prestigiando esse tradicional acontecimento do nosso querido Rio Grande do Norte. Também deve ser esperada a participação de muitos jogadores do Ceará e de Pernambuco. O torneio vai do dia 5 ao dia 7 de julho, valendo rating FIDE e distribuindo 4.300 reais em prêmios. Os jogadores devem estar em dia com a anuidade da CBX. Veja aqui o regulamento, com detalhes sobre a programação, inscrições, hospedagens e demais informações.

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Seção 8 x 8 - GM Rafael Leitão

O blog Reino de Caíssa tem a honra de apresentar na Seção 8 x 8 de hoje uma entrevista com o atual número 1 do xadrez brasileiro, o GM maranhense Rafael Duailibe Leitão. Um dos maiores prodígios do nosso país, o pentacampeão brasileiro Rafael gentilmente aceitou o convite que lhe fizemos e premia os leitores do blog com uma reveladora entrevista sobre sua vida enxadrística, conselhos para se tornar um bom jogador, perspectivas do xadrez brasileiro, bem como sobre o match Anand x Carlsen. Obrigado, Rafael. Boa leitura a todos!


RC.1 – Como o xadrez entrou na sua vida e qual o papel de sua família para proporcionar a você uma trajetória de sucesso, rumo à maestria?

Rafael - Aprendi a jogar ensinado por meu pai, quando tinha 6 anos. Meus irmãos também jogam, portanto o xadrez sempre esteve presente em meu ambiente familiar. Meus pais sempre me apoiaram e fizeram o possível para que eu desenvolvesse meu jogo.

RC.2 – Na condição de melhor enxadrista brasileiro da atualidade e ídolo de uma legião de fãs, como é sua rotina diária de atividades relacionadas ao jogo?

Rafael - Tento conciliar minhas atividades como treinador e enxadrista profissional. Durante a semana dedico cerca de 8 horas diárias entre aulas e treinamento individual. Não dou aulas nem tenho uma rotina definida nos fins de semanas, mas a verdade é que o xadrez está presente até em meus momentos de lazer.

RC.3- Na sua longa e bem sucedida carreira enxadrística, existe alguma experiência em especial que tenha sido marcante na sua vida? Um torneio... Uma partida... Um adversário!

Rafael - Muitos são os momentos marcantes, seja pela alegria de uma conquista ou a dor de uma derrota. Destaco o Campeonato Mundial sub-18, que venci em 1996, na Espanha. Tanto pela importância do título, quanto por tudo que aconteceu durante o campeonato.

RC.4 – Como um jogador de grande experiência internacional, qual sua visão sobre o xadrez brasileiro na atualidade, em comparação com os principais centros do enxadrismo mundial, especificamente quanto ao nível de popularização do jogo? Podemos crescer mais, nesse aspecto?

Rafael - Estamos ainda muito distantes dos grandes centros do xadrez, seja em popularidade, seja em treinamento, nível técnico, quantidade de torneios ou condições para os profissionais. A verdade é que o xadrez ainda engatinha no Brasil. O destaque positivo é que, de uns anos pra cá, o nosso tem sido inserido dentro do ambiente escolar. Existe, portanto, a perspectiva de melhorar sua popularidade a longo prazo.

RC.5 – Ainda sob essa perspectiva, como você analisa o nível de profissionalismo das competições realizadas no nosso país? Sabemos fazer bons torneios? Há alguma sugestão do nosso melhor enxadrista para melhorarmos nesse aspecto?

Rafael - Infelizmente ainda contamos com poucas competições. É preciso fazer um agradecimento aos abnegados que se esforçam para que este número aumente. Quanto ao nível de profissionalismo das competições, ainda deixamos muito a desejar. Muitas vezes a organização (especialmente em torneios abertos) peca por não disponibilizar um salão de jogos adequado, um número mínimo de material disponível e outras condições indispensáveis para os participantes. Nesse sentido, considero a organização do Torneio Zonal 2.4, disputado recentemente em Manaus, um modelo. Excelente hotel, bom salão de jogos, material em todas as mesas. Como sugestão para os organizadores que tenham a ambição de fazer um torneio único e serem pioneiros, por que não adquirir os jogos dgt, que transmitem as partidas diretamente para a internet? Esse lado de transmissão online ainda é algo deficiente por aqui e um país com a importância do Brasil tem que ter organizadores e federações com um material tecnológico de ponta para esse tipo de transmissão.

RC.6 – Talento... Preparação... Juventude... É possível dizer em que medida tais fatores contribuem para o surgimento de um Grande Mestre? Nesse sentido, quais seus conselhos para a preparação de um jogador médio que almeje alcançar níveis mais avançados no xadrez de competição?

Rafael - É difícil mensurar a importância de cada um dos componentes que formam um bom enxadrista, mesmo porque isso difere muito em cada pessoa. Uma coisa é certa: é preciso estudar muito e ser um apaixonado por xadrez. Não adianta passar várias horas jogando na internet. É preciso estudar a teoria do jogo, fazer incontáveis exercícios de cálculo, estar disposto a passar horas e horas trabalhando. Muitos enxadristas jovens tem talento, mas não tem a energia para o trabalho necessário para ser um Grande Mestre. Um jogador médio, que queria melhorar seu nível, deve treinar todos os dias, especialmente a parte de cálculo, além de analisar detalhadamente suas partidas, montar um repertório, analisar a teoria. Enfim, é preciso ter vontade de "colocar a mão na massa"!

RC.7 – É possível projetar, num futuro não muito distante, um enxadrista brasileiro batendo na casa de 2700 de Elo FIDE? Poderá ser Rafael Leitão esse jogador? A propósito, que podemos esperar de sua atuação competitiva no futuro próximo?  Existe algum outro objetivo que você ainda espera atingir na sua vitoriosa carreira enxadrística?

Rafael - Para que um enxadrista brasileiro chegue a 2700, sem que isso seja fruto do acaso, antes precisamos melhorar as condições para o xadrez profissional em nosso país. Para chegar a 2700 é necessário um trabalho incansável e bons torneios. Se ele não conseguir se concentrar no treinamento porque não sabe como vai pagar as contas no fim do mês, como melhorar? Da mesma maneira, não adianta estar bem treinado e ter apenas abertos de fim de semana para jogar. Isso, de certa forma, responde à pergunta se posso chegar a 2700 em breve. Para ter chance de conseguir isso, eu teria que morar ou então passar longas temporadas na Europa, algo que não tenho disposição para fazer, por um grande número de motivos. Acredito que o Fier tenha chance de chegar a 2700 um dia, já que ele ama o xadrez e está sempre na Europa. Mas se chegará ou não... isso só o tempo dirá.

RC.8 – Numa crítica bem humorada, você já disse que, na disputa pelo título mundial deste ano, uma vitória de Anand frente à Carlsen seria uma zebra, tal qual o Brasil ser campeão mundial na próxima Copa! Convenhamos: jogando em casa e com o peso do nome, tanto o Brasil quanto Anand, podem vencer suas competições, sem que isso seja assim tão inesperado, não acha?

Rafael - Quando entramos na bem humorada seara dos "pitacos", tudo é possível! Continuo com o mesmo ponto de vista. Tanto o Anand quanto a seleção brasileira estão um nível abaixo no momento e podem ser considerados "azarões". E nome e torcida já não ganham jogos. Mas às vezes o esporte – felizmente – não respeita a lógica!

domingo, 23 de junho de 2013

Aberto Xadrez Potiguar - Chamada!

A seguir, alguns dos enxadristas paraibanos que deverão participar do Aberto do Brasil Xadrez Potiguar, em Natal, de 5 a 7 de julho. Se alguns desses nomes, ou outros jogadores do nosso Estado, desejarem aproveitar a taxa diferenciada de 80 reais (correspondente a 20% de desconto) para inscrições em grupo, favor entrar em contato conosco pelo telefone 83-99712600, a fim de que possamos combinar a forma de pagamento desse valor. Com esse propósito, já temos a adesão de Joaquim Virgolino, Sílvio Sá e Fernando Sá.


Valdemiza Gurgel

MF Francisco Cavalcanti

Fernando Sá 

Joaquim Virgolino

Renato Araújo

Sílvio Sá

Antônio Dutra

Luiz Antonio Tomaz

Petrov Baltar

Memorial Tal - NOTAS


BORIS GELFAND - CAMPEÃO DO 8º MEMORIAL TAL - MOSCOU
(Foto: Site Oficial)



NOTAS:

1 - Bela campanha de Gelfand, invicto em um torneio de altísssimo nível;

2 - Carlsen bem na foto, em segundo lugar, mas vendo a dureza da meta Elo 2900!

3 - Mamedyarov e Andreikin, invictos, também têm motivos para comemorar!

4 - Caruana chega bem, dividindo o 3º posto na classificação final;

5 - Que houve com Nakamura? Início vitorioso frente a grandes nomes e queda na reta final. Num torneio de muitos empates, o americano foi a nota destoante com apenas um tablas!

6 - Karjakin, vencedor do recente Super Norway Chess, sem vencer uma sequer!

7 - Morozevich só venceu na última rodada e justo para Nakamura, afundando de vez o americano!

8 - Anand, atual campeão do mundo, em penúltimo lugar! Estará escondendo o jogo de Carlsen?

9 - Kramnik, 2º Elo do Torneio, último lugar? Pois é. Nenhuma vitória e saindo da casa de 2800, com menos 19 pontos! 

Memorial Tal - GELFAND CAMPEÃO!



O GM ISRAELENSE BORIS GELFAND SAGROU-SE HOJE CAMPEÃO DO 8º MEMORIAL TAL, EM MOSCOU, AO EMPATAR NA ÚLTIMA RODADA COM KRAMNIK. 
O CAMPEÃO TERMINOU O TORNEIO DE FORMA INVICTA, COM 3 VITÓRIAS E 6 EMPATES E, DE CERTO MODO, SURPREENDEU A MUITOS, DADO QUE NÃO ESTAVA, CERTAMENTE, ENTRE OS MAIS COTADOS PARA VENCER ESTE SUPERTORNEIO. 

Os três escorpiões (por Fernando Melo)

O xadrez não só tem o poder de fazer as pessoas felizes, ele também nos leva a ter perseverança, determinação, concentração e paciência. Talvez por ser assim, ele atende a todas as idades, sempre ajudando a quem por ele se interessa. Dentro desse espírito de benefícios que a arte de Caíssa pode nos proporcionar, gostaria de contar uma pequena história:

Era uma vez três escorpiões que, de repente, se viram dentro de uma roda de fogo. O primeiro, vendo que estava irremediavelmente cercado pelo fogo, preferiu suicidar-se voltando seu ferrão contra si mesmo. O segundo, muito agitado e afobado, tentou sair do círculo de fogo atabalhoadamente, morrendo queimado...

E o que fez o terceiro escorpião diante do que acabava de acontecer com seus dois colegas? Procurou manter a calma. Concentrou-se e esperou ao perceber que as chamas diminuíam. E ele notou que o álcool que alimentava o círculo de fogo, acabara. Saiu então, são e salvo. Esse episódio dos três escorpiões dentro do círculo de fogo pode ser transferido para um tabuleiro de xadrez. Notem que foi a paciência, a determinação e a concentração, os elementos que ajudaram o terceiro escorpião a se salvar.


No xadrez, como na vida, é necessário manter o equilíbrio emocional, não agindo de forma precipitada. Os dois escorpiões morreram por faltar esse equilíbrio. Já o terceiro, como vimos, enfrentou as adversidades de maneira correta e teve como prêmio os louros de sua sobrevivência.

(Texto publicado em 18/06/2013, por Fernando Melo, na coluna de xadrez de todas as terças-feiras, no Jornal Correio da Paraíba)

Seção "A minha Imortal"

Adolf Anderssen: A imortal do Xadrez
Sabe aquela partida que a gente joga e sempre nos vem à lembrança, trazendo a boa sensação de que jogamos muito bem e tudo deu certo, como se fosse a nossa “imortal”? 

Se você, amigo enxadrista, jogou um partida assim e deseja divulgá-la, mande para este blog (samelojp@gmail.com, assunto: minha imortal), em anotação algébrica, com um breve texto explicando o porquê dessa partida ter sido tão especial. 

Iremos publicá-la, para que todos possam conhecer também a sua obra de arte!

sábado, 22 de junho de 2013

Memorial Tal - Gelfand ainda líder, Carlsen vivo!

Carlsen bate a "sensação" Nakamura e aumenta chances de vencer Memorial
(foto: chessbase)
Aconteceu no Torneio dos Candidatos... Aconteceu no Norway Chess... Aconteceu agora no Memorial Tal de Moscou! Quem vinha liderando o certame, sente a pressão e  perde fôlego na reta final, deixando escapar o título da competição. Está parecendo aquelas provas de fundo do atletismo ou ciclismo, nas quais, invariavelmente quem lidera a maior parte da corrida não consegue se manter na ponta e é ultrapassado nos instantes finais da disputa. 

A "vítima" no Memorial Tal foi o americano Hikaru Nakamura, que após uma bela sequência de importantes vitórias, frente a gigantes da prova, perde duas partidas seguidas, cede a liderança e praticamente dá adeus às chances de ganhar o torneio. Hoje, pela 8ª rodada, ele perdeu para Magnus Carlsen, cuja vitória o fez chegar sozinho ao segundo lugar, a meio ponto do líder Gelfand (que empatou hoje) e com chances reais de arrebatar o troféu de campeão. 

Amanhã, teremos a última rodada quando Gelfand, isolado na frente com 5,5 pontos e muito perto do título, encara o irreconhecível Kramnik, último colocado. Já Carlsen tem missão difícil, pois encara o bom Mamedyarov, 3º lugar (e ainda sem perder conhecer derrota). Resta ao norueguês vencer seu jogo, torcer para que Gelfand se acometa da "síndrome da final de torneio" e que Kramnik tenha seu dia de Ivanchuk!



Seção Cumprindo a Lei


No lançamento desta Seção, dia 06 último, postamos aqui o Prefácio da Lei do Xadrez da FIDE, com a ideia de mostrarmos que nem todas as situações possíveis de acontecer numa competição poderiam ser previstas pela Lei, mas que o árbitro deverá ser capaz de livremente encontrar a solução ideal para um problema, ditado pela justiça, lógica e fatores especiais.

Nesse sentido, o comentário sobre essa matéria do dia 06, postado pelo enxadrista de Goiás, Leonardo Morais de Paula, ilustra bem essas situações inusitadas do xadrez. 

Contou ele que jogava uma partida, em dezembro passado, virtualmente empatada, quando um forte jogador local, bi-campeão goiano, se aproximou da mesa. Pensando que os jogadores estavam só comentando a partida, o ilustre espectador pegou a torre do seu adversário e a moveu (fazendo um bom lance)! Quando soube da real situação, ficou sem graça e pediu desculpas. Não foi punido e a partida seguiu com outra jogada, que iria ser mesmo feita pelo oponente de Leonardo. O episódio rendeu boas gargalhadas! A partida findou em tablas e a decisão do árbitro de prosseguir a partida sem punir o incauto espectador foi considerada justa!

Eis aí uma cena que pode causar embaraço também para a arbitragem, não é mesmo? Vemos que é comum, e até salutar para o nosso esporte, que espectadores acompanhem as partidas. Quem não conhece essa situação, ilustrada na foto acima? O risco, contudo, é uma intervenção indevida na disputa, por alguém menos avisado sobre as regras do jogo (acusando a queda da seta do relógio, por exemplo). 

Nesse sentido vale lembrar os artigos 12.5 e 13.2 das Leis do Xadrez:

12.5 - Jogadores que tiverem terminado suas partidas devem ser considerados como espectadores.

13.2 - O árbitro deverá atuar no melhor interesse da competição. Deverá assegurar a existência de um bom ambiente de jogo, de modo que os jogadores não sejam perturbados. Deverá também supervisionar o bom andamento da competição.

------------------
Seção Cumprindo a Lei tem o objetivo de divulgarmos questões práticas e comuns do xadrez, mas que muitas vezes não sabemos como enfrentá-las à luz das leis do jogo. 

A ideia é apresentarmos o debate,  promovendo a discussão, sem a intenção de encerrarmos o assunto ou sermos os donos da verdade. Todos estão convidados a opinar, principalmente os árbitros do xadrez, caso algum ponto venha a causar controvérsia. 

Os 24 anos de Tiné!

Se tivéssemos uma Olimpíada Brasileira de Xadrez, com cada Estado selecionando 5 dos seus melhores enxadristas, tenho a certeza de que Pernambuco teria um time de respeito, apto a lutar pelas primeiras posições. É grande o número de bons jogadores do nosso Estado vizinho do sul. Dentre eles o aniversariante de hoje e atual campeão da LDU 2013, o jovem MF Vinícius Tiné, que completa 24 anos de idade. Nossas homenagens ao talentoso Tiné! Vida longa, mestre, com muita saúde, sucesso e vitórias no universo caissiano!

Aberto do Brasil Xadrez Potiguar - Todos a Natal!

Todos nós, enxadristas da região, temos um encontro marcado, de 5 a 7 de julho, em Natal, capital do nosso querido vizinho Rio Grande do Norte. Será realizada a 7ª edição do Aberto do Brasil Xadrez Potiguar, valendo rating FIDE e com R$ 4.300,00 em prêmios, além de troféus e medalhas! O evento, que também dará 2 vagas para a Semifinal II do Brasileiro, será realizado em 6 rodadas no AEROCLUBE do Estado, localizado na Avenida Hermes da Fonseca, 1400, Tirol. Todos os participantes deverão estar em dia com a anuidade da CBX e portar relógio e jogo de peças. As inscrições vão até 3 de julho, com tarifas diferenciadas por categorias. Registramos a interessante iniciativa da organização em promover a inscrição com 20% de desconto para adesões em grupo de 10 participantes! A prova tem a direção do decano do xadrez potiguar, Máximo Macedo, e, na arbitragem, seu competente filho, AF Igor Macedo. Veja aqui o regulamento completo do torneio, inclusive com opções de hospedagem. É isso aí! Junte seu grupo, aproveite a tarifa diferenciada e compartilhe desse grande momento do xadrez nordestino. Eu vou! E você, também vai?



sexta-feira, 21 de junho de 2013

Memorial Tal - Quem lidera agora é Gelfand!

Gelfand, o líder da vez no 8º Memorial Tal (foto: chessbase)

Pelo que temos visto ultimamente, não dá para fazer prognósticos certeiros nesses supertorneios com a elite do xadrez mundial. Não faz lá tanto tempo assim que o favorito e quase sempre vencedor dos eventos era Kasparov! Na época de Fischer, quem se atreveria a não apostar suas fichas no americano? Hoje em dia, mesmo com o recordista histórico do Elo FIDE em ação, o genial Magnus Carlsen, não temos como antecipar quem vencerá um certame com enxadristas do topo do ranking mundial. As oscilações na tabela e as surpresas nos resultados são impressionantes. A classificação atual do 8º Memorial Tal, em Moscou, retrata um pouco esse pensamento. Abaixo analisamos alguns interessantes detalhes desse quadro. 

A propósito, hoje, pela 7ª e antepenúltima rodada desse evento, o então líder Nakamura foi vencido por Gelfand, que agora desfruta a liderança isolada do torneio. A outra partida com vencedor saiu do confronto entre Kramnik e Andreikin, com vitória desse último. Nas demais partidas, tablas! Amanhã acontece a penúltima rodada e...Bem, melhor não querer se basear na situação de momento para tentar prever os acontecimentos, não é mesmo? Afinal, na seara atual dos super GM's tudo pode acontecer. Só registramos que teremos o importante embate entre o primeiro e terceiro colocados, Gelfand vs. Mamedyarov, além do "clássico" entre Carlsen vs. Nakamura. Assim, vai chegando ao fim o animado Memorial, que está fazendo jus ao homenageado, o mito Mikhail Tal.


Comentários sobre o quadro acima:

1. Além de Gelfand, apenas os não muito badalados Mamedyarov e Andreikin seguem invictos, com esses dois últimos tendo empatado seis partidas e vencido uma!

2. O melhor Elo do mundo, Magnus Carlsen, ocupa o meio da tabela, com 4.0 pontos, mas ainda com chances matemáticas de se sagrar campeão;

3. O último campeão de um supertorneio (Noruega), Karjakin vai fazendo uma campanha relativamente modesta, na 7ª colocação, sem nenhuma vitória, em 7 jogos!

4. Também sem conhecer vitória até aqui, o vigoroso Kramnik do recente Torneio dos Candidatos, vai amargando a lanterna da competição (quem diria!), saindo da tríade de jogadores com mais de 2800 de Elo FIDE!


quinta-feira, 20 de junho de 2013

Segunda, dia 24, tem Seção 8 x 8!


NO PRÓXIMO DIA 24 DE JUNHO, VAMOS PUBLICAR AQUI, NA SEÇÃO 8 X 8 DO BLOG, ENTREVISTA COM UMA ESTRELA DO XADREZ BRASILEIRO, QUE COMENTA, COM AUTORIDADE, ASPECTOS RELEVANTES DO NOSSO QUERIDO JOGO DOS REIS! AGUARDEM!

Memorial Tal - Nakamura no topo!

Nakamura, vai muito bem e lidera o 8º Memorial Tal

Depois da 6ª rodada de ontem pelo Memorial Tal de Moscou, o americano Hikaru Nakamura passou a liderar sozinho o evento, com 4,5 pontos. Isso porque ele venceu o campeão mundial Anand, numa didática partida, e contou com o empate do então co-líder Gelfand (agora vice-líder isolado), contra Carlsen. A propósito, apenas Nakamura venceu na rodada, ficando as demais partidas em tablas. Faltam agora 3 rodadas e o americano, pelo bom torneio que vem fazendo, somando até aqui 14 pontos no Elo vivo, desponta, talvez, como o mais indicado para levar o título. A próxima rodada, amanhã, aliás, é decisiva, visto que se enfrentam exatamente os dois primeiros colocados, Nakamura e Gelfand. Um registro que vale é observar a atual posição de Anand na tabela: penúltimo colocado! Muito mal, para quem está prestes a disputar o match contra Carlsen, na tentativa de preservar a coroa mundial do xadrez.






terça-feira, 18 de junho de 2013

Memorial Tal - Carlsen vence Anand!

Um sorridente Carlsen depois da vitória contra Anand em Moscou.
(foto: Chessbase)

Tem jeito não! Basta cutucarmos aqui Magnus Carlsen que ele mostra sua força! Já não foi a primeira vez que fazíamos crítica sobre seu desempenho e ele, como que sabendo de nossa provocação, reage de pronto! Foi assim contra Karjakin, por exemplo, no torneio recente da Noruega. Foi assim hoje também, pela quinta rodada do Memorial Tal de Moscou, quando Carlsen, em mais uma prévia do match pelo título mundial, venceu Anand, depois de nossa "puxada de orelha" ontem aqui no blog. Aliás, o norueguês não encontrou muita dificuldade para bater o rival, que se contentou com um jogo passivo, numa atitude que lhe custou caro. Quem também venceu no dia foi Gelfand, que agora divide a liderança com Nakamura, somando 3,5 pontos, dado o empate do americano nesta quinta rodada. O detalhe até aqui, lembrado no Chessbase, é que já se passaram 5 rodadas e nenhum dos 4 russos presentes no torneio conseguiu vencer sequer uma partida, jogando em casa! Amanhã temos a 6ª rodada com bons duelos, a exemplo de Caruana x Kramnik, Anand x Nakamura e Gelfand x Carlsen.



segunda-feira, 17 de junho de 2013

Academia Caldas Vianna: A meca do xadrez paraibano

Por Arthur Olinto

Participantes do I Torneio Blitz da AXCV

É uma bela tarde de domingo. Após uma forte chuva temporária, o sol se ergue poderoso na capital paraibana. Sigo para mais um torneio na AXCV. Após uma longa caminhada, chego na aconchegante sede de um dos templos do xadrez paraibano. Meca é uma cidade muito importante, religiosamente falando. Todo mulçumano que se preze deve ir lá ao menos uma vez na vida. A Academia de Xadrez Caldas Vianna também é assim. Todo enxadrista paraibano deveria frequentá-la ao menos por um dia.  Ao chegar na iluminada Meca da Paraíba, o clima é familiar e de grande harmonia. Dona Ana, sem dúvida, a anfitriã mais gentil que já conheci, me cumprimenta com um divino sorriso [não é só o sorriso que é divino; os admiradores do seu famoso cafezinho crescem exponencialmente a cada final de semana em que há torneio]. Sílvio Sá, que já foi meu algoz em um dos ativos, me recebe, invariavelmente, com alguma piada ou causo interessante. Aos poucos, começam a chegar os participantes do torneio. Começo a analisar uma posição que achei interessante, juntamente com o Campeão Paraibano Francisco Dantas. Várias pessoas rondam o tabuleiro, dando uma sugestão de melhorias aqui e ali. Isso me dá certa nostalgia, pois isso era feito com mais frequência antes da era dos computadores, onde as análises eram feitas cruamente, geralmente, por vários jogadores. Após esse breve estudo, o torneio começa com uma pontualidade britânica. Aliás, o carismático Fernando Sá administra o clube com um zelo messiânico. Os sócios, por email, são informados sobre tudo o que acontece na Academia. Não tem segredo: Para se tornar sócio da Academia não custa mais do que um almoço no shopping: 20 reais/mensais. Toda verba adquirida é revertida em premiações nos ativos, as quais não só beneficiam os primeiros colocados, mas também o melhor jogador abaixo de 1900 ou sem rating.  Independentemente dos resultados nos torneios, as risadas, as conversas, os conselhos e as animadas discussões já valem “o ingresso”. Fortaleça o Xadrez Paraibano: seja sócio da AXCV. Gens una sumus!

Memorial Tal - Nakamura é líder!

Nakamura, apesar do perfil pouco humorado, é líder em Moscou!
(foto: chessbase)

Hoje, no Memorial Tal de Moscou, houve confronto de Caruana e Nakamura, dois dos líderes do torneio. O vencedor, claro, garantiria a ponta de cima da classificação. Acontece que o ganhador desse embate foi o único vitorioso da rodada, pois todas as demais partidas do dia terminaram empatadas. A liderança assim estava assegurada de forma isolada para...Nakamura! Sim, ele venceu bem Caruana e, com 3 pontos em 4, segue firme na competição, apesar do tropeço na rodada inicial. Como destaque dos jogos de hoje também não há como deixar de registrar o empate do badalado Carlsen contra o certamente respeitável, mas pouco conhecido Andreikin! A poucos meses do match pela disputa do título mundial contra Anand, os resultados recentes do genial norueguês, ao que parece, não vem empolgando muito sua legião de fãs mundo afora. A propósito, amanhã, pela 5ª rodada, eles, Carlsen e Anand, se enfrentarão em Moscou. Seria bom que tivéssemos uma partida bem disputada, inclusive com um vitorioso, para esquentar o clima! Vamos acompanhar!



Jogos Escolares - Fotos

A seguir, publicamos uma seleção de fotos, encaminhada por Antônio Dutra, com registros dos Jogos Escolares do Estado da Paraíba, Etapa de João Pessoa, realizados no último sábado, dia 15/06, na Escola Cidade Viva.