sexta-feira, 31 de maio de 2013

PARAIBANO 2013 - Tomaz e Dantas lideram; Luismar fora!

O fato mais surpreendente desta 3ª rodada do Paraibano 2013 foi o abandono do torneio pelo MF Luismar Brito, que alegou problemas de saúde. O episódio, além  de repercutir na tabela, por influenciar negativamente os critérios de desempate para aqueles que já jogaram com Luismar, traz reflexo também no equilíbrio do torneio, haja vista que Luismar era um dos líderes e natural candidato a ocupar as primeiras colocações. Lamentamos o ocorrido, mas desejamos pronta recuperação ao mestre paraibano. No jogo "jogado" o destaque de hoje foi a vitória de Antonio Dutra contra Doriedson Lemos. Com os resultados desta 3ª rodada, apenas Francisco Dantas e Luis Antonio Tomaz lideram com 3 pontos. Ambos se enfrentam amanhã de manhã. No feminino, após duas rodadas, apenas Rebeca Barros e Valdemiza Gurgel, as únicas com Elo Fide, lideram com 2 pontos e se encontram na próxima rodada. Abaixo, link do Chess-Results e fotos dos jogos de hoje.




















 








PARAIBANO 2013 - 5 lideram!

Ontem à noite aconteceu a segunda rodada do Paraibano Absoluto 2013. Os destaques foram as vitórias de Francisco Dantas e Luis Antonio Tomaz, frente ao MN Evandro Rodrigues e a Dácio Gonçalves, respectivamente. Além desses dois vencedores, lideram o certame, com 2 pontos, mais três jogadores, o MF Francisco Cavalcanti,  o MF Luismar Brito e Renato Araújo. Pela terceira rodada, na noite de hoje, jogam Renato x Cavalcanti e Luismar x Tomaz, enquanto Dantas enfrenta Rondinelle Pessoa (1,5 pontos). A segunda rodada do feminino acontece só hoje. Abaixo, cliques dos jogos da noite de ontem e link do chess-results.
















Tiné tinindo!

Tiné vence LDU (foto: cbx)
O MF pernambucano Vinícius Tiné volta de Cuiabá (MT) com o título de campeão da Liga de Desporto Universitário - LDU (2013), conquistado ontem, após vencer na última rodada e somar, de forma isolada, 6 pontos, em 7. Com o feito, Tiné alcançou mais 13 pontos no seu Elo (2377) e se aproxima da marca dos 2400. Esse título deu ao forte enxadrista pernambucano a classificação para a Universiade, que ocorre na Rússia, no início do mês de julho. Está mesmo tinindo o nosso Tiné! No feminino venceu a paulista Juliana Terao, com 6,5 pontos, também premiada com a vaga para o evento internacional russo. Parabéns aos vencedores!

quinta-feira, 30 de maio de 2013

PARAIBANO 2013 - Primeiras notícias!

No amplo e confortável auditório do Século Colégio e Curso, dos Bancários, teve início nesta tarde o Paraibano 2013. Pela competição do Absoluto, jogam 22 jogadores, enquanto 9 enxadristas disputam o feminino. Apesar do número reduzido de inscritos, o nível do torneio, principalmente do Absoluto, é notável, com a presença da maioria dos melhores jogadores do Estado. Na primeira rodada, o destaque foi a vitória de Luiz Antonio da Silva Tomaz, campeão do último Ativo AXCV, frente a Alexandre Machado. Esse resultado foi uma espécie de revanche, visto que Tomaz teve seu único revés no dito Ativo, exatamente para o seu adversário de hoje do Paraibano. Siga o torneio pelo Chess-results, através do link abaixo. Apresentamos a seguir, algumas cenas já capturadas deste bom torneio.
































Nordestão 2013 começa em 6 dias!

MF Marco Asfora dirige o Nordestão 2013
Começa no próximo dia 06 de junho, e prossegue até o dia 09 de junho, o Aberto do Brasil - Nordestão 2013 - VI Memorial Miguel Arraes. O evento, que valerá para Rating FIDE e CBX, acontece no Hotel Jangadeiro, em Boa Viagem, espaço já tradicional para a prática enxadrística do Recife. Serão distribuídos 4.000 reais em prêmios, além de duas vagas para a Semifinal II do Brasileiro. A direção da prova é do MF Marco Asfora, com arbitragem principal do AF Igor Macedo e auxiliar do AR Klebber Maux. O valor, a forma e as condições de pagamento das inscrições, bem como todas as demais informações sobre o evento, constam no Regulamento da competição (veja aqui). Atentem para os prazos e garanta já sua vaga em mais um grande torneio da nossa região! 

PARAIBANO 2013 - Chegou a hora!


COMEÇA LOGO MAIS NO
SÉCULO COLÉGIO E CURSO
A PARTIR DAS 13HS,
O CAMPEONATO PARAIBANO DE XADREZ ABSOLUTO E FEMININO. 

QUEM SERÁ O MELHOR ENXADRISTA
DA PARAÍBA NESTE ANO?

Viva Arthur Olinto!

Arthur Olinto e Ariano Suassuna (fonte: facebook)
Hoje é o aniversário de 21 anos do nosso grande amigo e parceiro, Arthur Olinto! No momento de intensa atividade por que passa o xadrez paraibano, Arthur talvez seja o enxadrista mais atuante. O seu talento e a sua força técnica é indiscutível. O jovem Arthur é hoje um dos melhores jogadores do Nordeste! Sócio da AXCV e novo colaborador do blog Reino de Caíssa (veja aqui sua matéria inaugural), o nosso aniversariante é um incansável estudioso do xadrez, conhecedor de fatos, notícias e teorias do jogo, que o faz  uma respeitável personalidade dessa modalidade no nosso meio. Como todos devem notar, Arthur é figura frequente aqui no blog, afinal está sempre chegando na frente nos nossos torneios. Ele é o único enxadrista que participou, até aqui, de todas as 11 edições dos Ativos AXCV e lidera a disputa pelo prêmio de melhor sócio do ano. Nos Ativos do Clube Gurgel, Arthur também é presença constante. Vida longa ao nosso jovem enxadrista, que, claro, não tem só no jogo dos reis a vazão para a sua grande inteligência! Não é mesmo, Ariano Suassuna? Parabéns, mestre Arthur!  

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Campina terá grande evento de Blitz!


Tiné mirando a Rússia!

Tiné lidera LDU 2013 (foto de arquivo)
Passadas seis rodadas da Liga de Desporto Universitário 2013, que ocorre em Cuiabá (MT), o MF Vinícius Tiné (Elo 2377 - PE) lidera isolado a competição com 5 pontos, ao vencer hoje o número 1 da disputa, o MF Akira Terao (Elo 2401 - SP). Amanhã, pela última rodada, às 8:30h, Tiné enfrenta Arthur Luiz Patroclo (Elo 2128) do Rio Grande do Sul, com franco favoritismo para se sagrar campeão, garantindo vaga na Universiade do próximo mês de julho, na Rússia! Do nordeste merece também destaque o representante do Ceará, Renan Brás Parente (Elo 1832), que soma 4 pontos e joga amanhã na mesa 2 contra o vice-líder MI Leandro Perdomo (Elo 2397). Os demais nordestinos, dentre eles Rafael Cabral (PE), têm menos de 4 pontos e jogam para garantir uma melhor classificação no torneio. No feminino, quem lidera é a WIM Juliana Terao (Elo 2174 - SP), com 5,5 pontos. A melhor nordestina é Carolina Alves (Elo 1725 - RN), com 3,5 pontos, na quinta colocação.

Aniversário de Benone Lopes

Hoje quem faz aniversário é o enxadrista pernambucano Benone Lopes, que completa 32 anos de idade. Felicitamos este que é um dos ilustres representantes da plêiade de fortes jogadores do nosso querido Estado vizinho. Com nome que nos lembra uma importante defesa do jogo de xadrez, Benone (com 'e') é presença frequente nos principais torneios da região e figura sempre entre os seus melhores classificados. Parabéns, mestre! Muitos anos de vida, com muitas vitórias ao tabuleiro!

terça-feira, 28 de maio de 2013

PARAIBANO 2013 - NOTAS


O Presidente da Federação Paraibana de Xadrez - FPbX, Dácio Gonçalves, solicitou-nos a divulgação das notas seguintes, sobre o Paraibano 2013, que começa nesta quinta, dia 30, no Colégio Século:

- Os participantes devem levar o comprovante de pagamento da inscrição no torneio, a fim de se evitar eventuais problemas no credenciamento, em face de créditos porventura não identificados na conta bancária da Federação;

- Todos os jogadores devem portar jogo de peças e relógio, além de caneta para anotação das partidas;

- Atenção para a programação do primeiro dia de torneio:

Dia 30/05/13 (quinta-feira)
13:00hs - Congresso Técnico
13:30hs - I Rodada
19:30hs - II Rodada 

Coluna de Xadrez - Tomaz é destaque!

O jovem Luis Antonio da Silva Tomaz, vencedor do XI Ativo AXCV, do último dia 25, recebeu destaque hoje na coluna de xadrez do Correio da Paraíba, assinada por Fernando Melo. Veja:

 

PARAIBANO 2013 - Inscrições até hoje!

CONFORME REGULAMENTO DO TORNEIO, 
ENCERRAM-SE HOJE AS INSCRIÇÕES
PARA O PARAIBANO 2013.

A INSCRIÇÃO É DE R$ 100,00 PARA O ABSOLUTO 
E DE R$ 50,00 PARA O FEMININO. 
VER PROVIDÊNCIAS E FORMA DE PAGAMENTO

ALÉM DA INSCRIÇÃO, O ENXADRISTA DEVE
ESTAR EM DIA COM A ANUIDADE DA CBX. 
PARA ESSE PAGAMENTO,  CONSULTAR O SITE WWW.CBX.ORG.BR
LINK: EMISSÃO DE TAXAS.

FALTAM 2 DIAS PARA O TORNEIO! 




Os 38 anos de Renato Araújo


O professor e enxadrista paraibano Renato Araújo completa hoje 38 anos de idade. Rendemos aqui nossa homenagem a este que é um dos mais fortes e talentosos jogadores do nosso Estado. Renato é o quinto maior Elo em atividade da Paraíba, somando 2121 pontos na última relação da FIDE. Com sua privilegiada mente de matemático, ele detém um jogo criativo, ainda que bastante sólido, difícil de ser combatido. Embora não seja um assíduo frequentador de torneios, em qualquer evento que dispute, Renato está sempre aparecendo nas primeiras posições. A Paraíba tem mesmo nomes bastantes competitivos no cenário enxadrístico brasileiro e Renato Araújo certamente é um deles! Parabéns, mestre! Muito sucesso!

Vem aí o Troféu Boulevard Shopping!



I TORNEIO DE XADREZ RELÂMPAGO
NORTE E NORDESTE

TROFÉU: Boulevard Shopping

Realização:
UNEX – Academia da Mente
Liga Campinense de Xadrez


Campina Grande - PB
Dia: 18/08/2013 - Domingo, às 13:00hs
Válido para Rating FIDE blitz

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Aniversário de Alexandre Macedo

Felicitamos hoje o enxadrista potiguar, Alexandre Macedo, que completa 56 anos de idade. Um dos filhos de Dra. Albanita e Luiz Soares, ele compõe essa querida família norte-riograndense, patrimônio do xadrez brasileiro, possuindo larga experiência e dedicação ao nobre jogo. Nas oportunidades que temos, sempre vemos o combativo Alexandre nos diversos torneios da região. Com seu ar compenetrado lá está ele, jogando e compondo a delegação do clã Macedo, para a satisfação dos muitos amigos e admiradores dessa adorável família. Desejamos ao nosso aniversariante felicidades e muita saúde, esperando que ele continue firme e forte jogando xadrez por muitos anos. Parabéns , mestre!  

PARAIBANO 2013 - Faltam 3 dias - Inscrições até amanhã!

O PARAIBANO 2013 TERÁ PREMIAÇÃO ATÉ A 10ª COLOCAÇÃO DO TORNEIO ABSOLUTO E ATÉ A 5ª COLOCAÇÃO DO TORNEIO FEMININO. 

NO ABSOLUTO, TAMBÉM SERÃO PREMIADOS O MELHOR SÊNIOR E O MELHOR SUB-16, DESDE QUE  HAJA MAIS DE UM INSCRITO EM CADA UMA DESSAS CATEGORIAS.

FALTAM 3 DIAS PARA O TORNEIO! 
INSCRIÇÕES ATÉ AMANHÃ! 
VER REGULAMENTO.


Premiação do Absoluto
(R$ 4.000,00)

1º - R$ 1.000,00
2º - R$   700,00
3º - R$   500,00
4º - R$   350,00
5º - R$   300,00
6º - R$   150,00
7º - R$   150,00
8º - R$   150,00
9º - R$   150,00
10º- R$   150,00

Melhor Sênior - R$ 200,00
Melhor Sub-16 - R$ 200,00

Premiação do Feminino
(R$ 1.000,00)

1º - R$ 400,00
2º - R$ 200,00
3º - R$ 150,00
4º - R$ 150,00
5º - R$ 100,00

domingo, 26 de maio de 2013

LDU - Rumo à Universiade!

Rafael Cabral (FASE-PE) está na LDU 2013

Jovens enxadristas universitários de todo o Brasil participam em Cuiabá (MT) da Liga de Desporto Universitário (LDU) de 2013. O evento começa amanhã, dia 27, e vai até o próximo dia 30, nas versões masculina e feminina. Dos nossos Estados vizinhos, participam o MF Vinicius Tine (PE), Rafael Cabral (PE), Vitor Firmo (RN), Lucca Xavier (RN) e Rhuan Dantas (RN). Na participação feminina, a melhor nordestina pré-rankeada é a potiguar Carolina Alves. Os campeões de cada gênero estarão classificados para participar da 27ª Universiade no período de 7 a 17 de julho, na cidade de Kazan, na Rússia! Vamos torcer para que os nossos companheiros do Nordeste façam bonito na LDU 2013, afinal temos bons nomes entre os participantes, com chances reais de lutar pelo título. Avante pessoal, rumo à Universiade!



PARAIBANO 2013 - Faltam 4 dias!

COMO CHEGAR AO LOCAL DO PARAIBANO 2013? 

NO SENTIDO UFPB - MANGABEIRA, SEGUE-SE PELA PRINCIPAL DOS BANCÁRIOS. APÓS O QUARTO SINAL, VIRA-SE À ESQUERDA E SE CHEGA À RUA DO COLÉGIO SÉCULO (UNIDADE I), LOCAL DO TORNEIO.

ATENÇÃO: NÃO CONFUNDIR COM A UNIDADE II DO COLÉGIO SÉCULO, VISÍVEL ANTES DE SE VIRAR À ESQUERDA, NA ROTA ACIMA.

FALTAM 4 DIAS PARA O TORNEIO! 
FALTAM 2 DIAS PARA O TÉRMINO DAS INSCRIÇÕES! 
VER REGULAMENTO.


Carlsen e a nova revolução

Por: Arthur Olinto

A lendária Judit Polgar usando um computador da "era dos dinossauros"
(fonte: facebook)

Computadores: muitos foram encantados pelas facilidades dessas máquinas. Inclusive nós, amantes da nobre Arte de Caíssa. Infinitos programas de xadrez foram criados para o treinamento de jogadores. Finais, meios-jogos, aberturas; a variedade é enorme. Aliás, qual o jogador de xadrez que não tem um programa para preparar uma abertura contra o oponente da próxima rodada? Eu mesmo sou um fã de carteirinha do Chessbase e sua infindável database. Porém, aqui vale fazer um questionamento: até que ponto a preparação computacional pode estagnar a mente de um jogador? Muitos falavam nos círculos enxadrísticos que o computador iria acabar com o xadrez. Tudo acabaria em um eterno empate. Para o nossa alegria, isso não acontecerá a depender dos acontecimentos recentes. Como todo gênio, o Norueguês Magnus Carlsen está revolucionando esse conceito de que o computador é o melhor amigo do jogador de xadrez. Conforme o GM Rafael Leitão destacou em seu blog: “Ele joga qualquer coisa, raramente tem grande vantagem na abertura, mas comete poucos erros táticos e tem uma paciência e técnica de finais impressionantes.”  O fator humano está de volta. E Magnus tem mostrado que esse fator é mais forte do que se pensava. O filósofo britânico G.K.Chesterton, certa feita, disse algo que descreve os meus sentimentos com relação a esse Efeito Carlsen. Há mais de 100 anos atrás ele declarou: “Nenhuma das máquinas modernas, nenhuma das parafernálias modernas (...) têm algum poder sobre alguém, exceto sobre aqueles que optaram por usá-las.” As máquinas não têm poder sobre Carlsen. E ele, como todo prodígio, vem desafiando os conceitos do seu tempo. Eis aí a nova revolução.