terça-feira, 31 de maio de 2011

Curso com Mauro Amaral





O AI Mauro Amaral (foto) está em João Pessoa descansando uns dias, após a maratona que foi o Torneio Aberto de Maceió, cuja arbitragem principal esteve sob sua responsbilidade. Ele está hospedado na casa de praia do professor AR Klebber Dias. Os dois viajam quinta-feira para Recife, onde atuarão como árbitro chefe e adjunto, respectivamente, no Nordestão. Existe a possibilidade de no final de agosto, o AI Mauro Amaral vir diretamente de São Paulo, onde reside, para ministrar, em João Pessoa, um Curso de Arbitragem.

Darcy na Paraíba






O GM Darcy Lima (foto) está em João Pessoa, vindo de Maceió para viajar quinta-feira à Recife, onde participará da Abertura do Torneio Nordestão. Na tarde de hoje, Darcy, na condição de vice-presidente da CBX, esteve na reunião preliminar para as Olimpíadas Escolares 2011 Categoria Sub 12-14, coordenada pelo reíresentante do Comitê Olímpico Brasileiro, sr.Cristiano Barros Homem d´El Rei, tendo como local o Paço da Prefeitura de João Pessoa, na Praça Pedro Américo. Da reunião participaram dirigentes de federações de diversas modalidades esportivas, sendo que a do Xadrez estavam presentes Fernando Melo, vice-presidente da Federação Paraibana de Xadrez, e MF Francisco Cavalcanti, coordenador do Projeto Xadrez nas Esscolas da Prefeitura de João Pessoa. As Olimpíadas Escolares 2011 Cat 12/14 anos será nos dias 9, 10, 11 e 12 de setembro, com o Xadrez sendo jogado na Estação Ciência, no 2º andar.

O preferido




Entre os dois "titios" Anand e Gelfand, os leitores de Susan Polgar, ela que tem um dos mais queridos blogs do mundo, já escolheram o seu favorito para o mundial do próximo ano. Vejamos: dos 565 votos até agora, Anand conta com 485 (86%) e Gelfand 80 (14%).


Tivemos ontem 286 visitas, sendo 273 Brasil.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Nordestão começa quinta




Depois do sucesso do Aberto de Maceió, teremos já iniciando na próxima quinta-feira (2 de junho) o tradicional Torneio Nordestão, que será realizado mais uma vez em Recife(PE), no Hotel Jangadeiro, com o campeão recebendo o Troféu Governador Miguel Arraes, na sua quarta versão, sob a organização e direção do MF Marco Asfora, com o substancial apoio da Federação Pernambucana de Xadrez. Aliás, o seu presidente Byron Veras (foto) está convocando todos os enxadristas do interior de Pernambuco para marcar presença nesse evento, que, mais uma vez, contará com a presença da Sra. Madalena Arraes, viúva do homenageado. A arbitragem estará a cargo do AI Mauro Amaral e AR Klebber Dias, sendo que este mais uma vez, dará apoio logístico a este blog, a exemplo do que vem fazendo em outros eventos, especialmente no Aberto de Maceió, encerrado ontem. O GM Darcy Lima - que está em João Pessoa até quinta-feira - vai participar da Abertura do Nordestão, mas não vai poder jogar, uma vez que tem um compromisso no final de semana, no Rio de Janeiro.


Muitas presenças


Além dos MFs pernambucano Marco Asfora, Yago Santiago e Vinicus Tine, estarão presentes os MFs paraibanos Francisco Cavalcanti e Luismar Brito, além dos MFs potiguares Carlos Alberto, Iack Macedo, Maximo Macedo e Carlos Henrique. Virão enxadristas de praticamente de todos Estados nordestinos. Falamos a pouco com Marco Asfora, e ele nos disse que ia ligar para a Bahia, mais precisamente para Paulo Jatobá para saber se o mesmo virá prestigiar o Nordestão. Será, sem dúvida, um dos maiores eventos deste ano no Calendário da CBX.

Sucesso em Maceió




Está de parabéns o sr. Yuri Miranda (foto), presidente da Federação de Xadrez de Alagoas, pelo sucesso do Aberto de Maceió 2011, o primeiro a ser realizado na terra dos marechais. Alagoas é um polo importante para unir Pernambuco, Sergipe e Bahia, em torneios mais constantes, da mesma forma que a Paraíba pode unir Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará, enquanto o Ceará pode ser o polo do Rio Grande do Norte, Maranhão e Piauí, formando assim nesse círculo o nosso Continente Nordestino, como prega o potiguar MF Carlos Henrique Pinto.

Tivemos ontem 281 visitas, sendo 268 Brasil.

domingo, 29 de maio de 2011

A vitória de Klebber





AI Mauro Amaral e AR Klebber Dias





O professor e AR Klebber Dias foi um dos grandes vitoriosos do Torneio Aberto de Maceió, que acaba de se encerrar. Sem ele, este blog não teria apresentado uma de suas melhores coberturas, desde a sua existência, a pouco mais de dois anos. Foi muito trabalho para Klebber, muito empenho, muita dedicação. Ganhou vasta experiência, como por exemplo a de árbitro principal do Torneio Blitz, realizado ontem pela manhã, com a vitória de Roberto Molina, e onde Klebber se saiu muito bem, num torneio, como sabemos, difícil de arbitrar. Por tudo isso, ele está recebendo os louros do seu esforço com o reconhecimento de expressivas lideranças do xadrez nacional, a exemplo do vice presidente da CBX, Darcy Lima, do presidente da Federação de Xadrez de Alagoas, Yuri Miranda, e do Árbitro Internacional Mauro Amaral, árbitro chefe desse evento (na foto com Klebber), vindo diretamente de São Paulo, e que, a exemplo do campeão Darcy Lima, vem descansar uns dias em João Pessoa, já que irão quinta-feira para Recife, participar do Nordestão.

Darcy é campeão !

GM Darcy Lima e MI Roberto Molina

Campeão e Vice Campeão




Quem sabe, sabe! O GM Darcy Lima mostra que joga para chegar na frente quando se trata de ganhar um torneio. O sonho do nordestino acabou: leia-se Iack e Jatobá, uma vez que os dois perderam nesta última rodada, exatamente para Darcy e Molina. Valeu a força do Elo!

Darcy: mão na taça !

Iack - Darcy



O GM Darcy Lima acaba de derrotar o MF Iack Macedo e chega a 6 pontos. Caso o resultado de Molina x Jatobá seja empate ou mesmo Molina vença, Darcy será o campeão. No entanto, Jatobá vencendo, também faz 6 pontos e disputará o desempate com Darcy pelos critérios pré estabelecidos

Fotos 7ª rodada


Aberto de Maceió 2011


Molina chega atrasado






Última rodada


O MF Paulo Jatobá, jogando na Mesa 2, teve que esperar cerca de meia hora para ver começada a sua partida, uma vez que seu adversário, o MI Roberto Molina chegou atrasado. Para ser campeão, Jatobá precisa ganhar e esperar o resultado da Mesa 1, onde jogam o GM Darcy Lima contra o MF Iack Macedo.

Última rodada





Mesa 1 - Darcy x Iack


Mesa 2 - Molina x Jatobá


Torneio suspenso (3)

URGENTE




Comitê de Apelação confirma

a vitória ao MI Roberto Molina !

Torneio suspenso (2)

URGENTE




A falha é do relógio, já que o AI Mauro Amaral mandou a partida prosseguir e a falha se repetiu. Capivara tem 2 minutos e meio e Molina 10 segundos. Molina tem uma dama coroada e Capivara só o Rei no meio do tabuleiro. O Comitê de Apelação é formado por Darcy Lima, Yuri Miranda e Carlos Henrique. A questão está em falha no relógio (Klebber), a seta caiu (Capivara). Veremos o que o Comitê vai decidir. O torneio continua supenso.

Torneio suspenso !

URGENTE


E atenção, o Comitê de Apelação do Aberto de Maceio está reunido para julgar o recurso de Carlos Capivara, que está jogando com Roberto Molina na Mesa 4, por falha no relógio, que beneficiou Molina, já que seu tempo estava praticamente encerrado. Vamos aguardar a decisão do Comitê. Capivara afirma que o tempo de Molina acabou, pois a seta caiu, mas no impacto da batida, a seta voltou, conforme observou o árbitro Klebber Dias, que acompanhou esse final dramático, que agora está para ser decidido pelo Comitê.

Iack no páreo?




Será que o MF potiguar Iack Macedo tem chances de vencer o torneio? Ele acaba de ganhar para o bahiano Mario Fiaes (os dois na foto) e deve enfrentar o GM Darcy Lima na última rodada, hoje à tarde. Basta ele ganhar para seu adversário e Jatobá empatar sua partida, que Iack chega isolado a 6 pontos. Se a torcida dos nordestinos estava com Jatobá (BA), pode ficar também agora com Iack(RN). É o Continente Nordestino mostrando para que veio!

O favoritismo de Anand






É impressionante a preferência que os leitores do blog de Susan Polgar tem por Viswanathan Anand (foto), no embate que ele terá no próximo ano, ao ser desafiado pelo israelita Boris Gelfand. Dos 214 votantes até agora, 186 acreditam no atual campeão do mundo e apenas 28 no desafiante, ou seja 87% contra 13%. E você?

Clima de harmonia

GM Darcy Lima - MF Paulo Jatobá





Essa foto, enviada agora a pouco pelo professor e AR Klebber Dias, mostra o clima de fraternidade entre os dois enxadristas com maiores chances de vencer o Aberto de Maceió. Como sabemos, eles tiveram na rodada em andamento, um empate de cavalheiros. Condenamos o empate sem jogo, mas esse, em particular, é compreensivel, considerando que eles apostam tudo na última rododa e como, evidentemente, não vão se encontrar, sonham em pegar um adversário mais fácil, já que embos são pedreiras.

Empate relâmpago

Darcy x Jatobá



Mal começou e já terminou a partida entre o MF Paulo Jatobá contra GM Darcy Lima. Pelo visto, os dois quiseram chegar na última rodada com chances de ser o campeão. Uma derrota agora seria fatal para o perdedor, já com o empate, as possibilidades de ganhar a taça são para ambos. Portanto, vamos ter que esperar a 7ª rodada. De qualquer forma, Jatobá já merece. pelo menos, a "vitória moral", pois vencer Iack, El Debs e empatar com Darcy, não é tarefa para qualquer nordestino.

Duelo fatal





JATOBÁ x DARCY



Este é o encontro mais esperado do Aberto de Maceió. Certamente o vencedor deste embate vai jogar a 7ª e última rodada, hoje a tarde, com a mão na taça. Jatobá vem de um bom desempenho e sua vitória para o GM Felipe El Debs lhe credencia a jogar de igual para igual com o Mestre Darcy. A partida começa agora, às 8 horas na 1ª Mesa.

Tivemos ontem 258 visitas, sendo 242 Brasil.

sábado, 28 de maio de 2011

Nordeste unido!



É já, é já, é jatobá!




No salão do torneio impera o silêncio, mas nas mentes da maioria o grito ecoa forte em defesa de Paulo Jatobá, o Gigante da Bahia! Amanhã, se ele vencer a sexta rodada, tem tudo para ser o campeão. O Nordeste unido, jamais será vencido!!

Darcy derrota Molina



A vitória do GM Darcy Lima (foto) frente ao MI Roberto Molina, partida encerrada faz pouco tempo, deve dar amanhã um jogo muito bom: Darcy x Jatobá. Não garanto, mas pelo andar da carruagem...

Venho avisando ...!




Eu venho avisando que o tal do Jatobá, tá que tá! E não é que ele acaba de derrotar o GM Felipe El Debs, conforme me comunica o correspondente deste blog, o professor AR Klebber Dias, que também está atuando como árbitro adjunto. O Nordeste precisa de um MI. O paraibano MF Luismar Brito vem tentando há muito tempo, mas não está conseguindo. Será que o bahiano vai chegar primeiro? Também, apoiado com tudo que é de santo! Afinal, ele não é da Bahia, da Bahia de Todos os Santos?!

Esquenta em Maceió

El Debs x Jatobá


As duas primeiras Mesas têm na 5ª rodada, em andamento, duas partidas de peso.

1 - Jatobá - El Debs e 2 - Darcy - Molina, todos com 3,5 pontos.

Darcy também é líder

Darcy x Yago


Com a vitória, agora a pouco, para o MF Yago Santiago, o GM Darcy Lima é mais um dos líderes do Aberto de Maceio, com 3,5 em 4 pontos. Além de Paulo Jatobá, Felipe El Derby e Roberto Molina, temos agora o Mestre Darcy, que está vindo para João Pessoa descansar uns dias na casa de praia do AR Klebber Dias.

Jatobá tá que tá




O bahiano Paulo Jatobá (2379) está mostrando, na prática. porque é mesmo o melhor Mestre FIDE do Nordeste. Hoje ele venceu o então líder do Aberto de Maceió, o MF potiguar Iack Macedo (2314) - ambos na foto durante a partida - , que tinha 3 pontos em 3 rodadas. Agora Jatobá, com 3,5 pontos em 4 possivéis, passa a ser um dos líderes.

Primeiros resultados



Aberto de Maceió - 4ª rod

Primeiros resultados



Mesa 2 -

Felipe El Debs 1-0 Carlos Capivara

Mesa 10

Luciano Alves 0-1 Jayme Miranda

Mesa 20

Comélio Patricio 0-1 Carlos Augusto

Mesa 22

Ary Bom 0-1 Nailton Machado

Um golpe excepcional

O Xadrez é mesmo um jogo fantástico. Peço a atenção dos leitores para colocar no seu tabuleiro a seguinte posição:

Brancas: Ra5, De3, Be6, c7

Negras: Ra8, Dh5, Ba6

Examinem bem o tabuleiro. O Rei branco está em xeque. As brancas dão o primeiro lance, que é surpreendente e três lances depois o xeque mate. Como foi que o branco ganhou esse final? Daremos a resposta amanhã. Quem souber, que nos envie o resultado.

Os 10 primeiros

Antonio Azevedo (AL)



Vejamos abaixo a relação dos 10 primeiros colocados após a terceira rodada do Aberto de Maceió.


1 - MF Iack Macedo - 2314 - 3,0

2 - GM Felipe El Debs - 2497 - 2,5

3 - GM Darcy Lima - 2489 - 2,5

4 - MI Roberto Molina - 2406 - 2,5

5 - MF Paulo Jatobá - 2379 - 2,5

6 - Jomar Egoroff - 2299 - 2,5

7 - MF Yago Santiago - 2238 - 2,5

8 - Carlos Capivara - 2083 - 2,5

9 - Antonio Azevedo - 2139 - 2,0

10-Sergio Jovelino - 2094 - 2,0

Iack lidera isolado




O MF potiguar Iack Macedo (foto) liderá isolado o Aberto de Maceió, com 100% de aproveitamento nas três rodadas concluídas. Vejamos as cinco primeiras Mesas para a 4ª rodada, que começa às 14 horas de hoje:



1 - Iack Macedo x Paulo Jatobá

2 - Felipe El Debs x Carlos Capivara

3 - Yago Santiago x Darcy Lima

4 - Roberto Molina x Jomar Egoroff

5 - Antonio Azevedo x José Ferreira



Tivemos ontem 270 visitas, sendo 258 Brasil.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Empates!



O vírus do Torneio de Candidatos, recém terminado com a vitória do GM Boris Gelfand, ou seja, o empate, parece ter sido transferido para o Aberto de Maceió. O GM Darcy Lima(2489), empatou na segunda rodada com Matheus Camargo, na foto, (2072) e o GM Felipel El Debs(2497) empatou na terceira, em andamento, com Jomar Egoroff (2299).

Primeira surpresa

MI Roberto Molina (foto de arquivo)





Na segunda rodada do Aberto de Maceió, já temos uma surpresa, considerando a força do Elo. Na Mesa 03, o MI Roberto Molina (2406), de brancas, empatou com o alagoano Jayme Miranda (2070). O MF Paulo Jatobá(2379), na Mesa 4, de negras, ganhou para Jonathas Magalhães(2063). Os demais jogos das cinco primeiras mesas estão em andamento.

Fotos I Rodada








Vejamos algumas fotos da primeira rodada do Torneio Aberto de Maceió, nos enviada pelo professor e AR Klebber Dias: GM El Debs, GM Darcy Lima, MF Paulo Jatoba. MF Yago Santiago, MF Carlos Henrique.

Horário das rodadas

Aberto de Maceió


A segunda rodada teve início às 14h30, considerando que houve uma alteração no horário programado. Originalmente, o site do torneio indicava que seria às 10 horas. Logo, a terceira rodada deverá ser jogada à noite. A foto ao lado, enviada pelo professor e AR Klebber Dias, mostra a área externa da AABB - Associação Atlética Banco do Brasil, em Maceio, local dos jogos.

Segunda Rodada

GM El Debs



Vejamos abaixo o emparceiramento das cinco primeiras mesas, da 2ª Rodada, do Aberto de Maceió:

1 - Felipe El Debs - Luciano Zallio

2 - Matheus de Camargo x Darcy Lima

3 - Roberto Molina x Jayme Miranda

4 - Jonathas Magalhães x Paulo Jatobá

5 - Iack Macedo x José Ferreira

Notícias de Maceió



Acabei de falar no telefone com o professor e AR Klebber Dias (foto) e ainda esta manhã ele nos enviará informações e fotos do Aberto de Maceió. Ontem não foi possivel, por conta de imprevistos na viagem João Pessoa-Maceió. Falei, no mesmo telefonema, com o enxadrista pernambucano Eduardo Estevão que teve a "sorte" de pegar na 1ª rodada o nº 1 do torneio, o GM paulista Felipe El Debs. Tudo está transcorrendo bem na terra dos marechais.

Fischer no Canadá




O documentário Bobby Fischer Against the World (Bobby Fischer Contra o Mundo) continua repercutindo na imprensa de vários países. É o caso, por exemplo, do jornal National Post, do Canadá, país este onde o filme também será exibido.


Tivemos ontem 258 visitas, sendo 243 Brasil.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Começa em Maceió

MF Iack Macedo


São 47 participantes no Aberto de Maceió, cuja 1ª rodada já está em andamento. As cinco primeiras mesas estão assim formadas:

1 - Eduardo Azevedo x GM Felipe El Debs

2 - GM Darcy Lima x Julio Eimard

3 - Yuri Miranda x MI Roberto Molina

4 - MF Paulo Jatobá x Marcelo José

5 - Fabio Alexandre x MF Iack Macedo

Torneio IFPB




Será realizado amanhã, às 18h30, no Clube de Xadrez Preto e Branco do IFPB - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (antiga CEFET), um torneio de xadrez com o tempo de 15 minutos nocaute. Os não sócios do clube pagam uma taxa simbólica de 3 reais. A informação foi prestada a este blog por Arthur Olinto (foto), que será um dos participantes do evento. Os melhores colocados receberão medalhas.

Gelfand é páreo?




Você acredita que o GM israelita (originário da Rússia) Boris Gelfand, vencedor do Torneio de Candidatos, tem chances de derrotar o GM indiano Viswanhatan Anand no próximo ano, pelo título mundial? Ou será um passeio para Anand? Quando teve início o Torneio de Candidatos, a bolsa de aposta acreditava nos GMs Levon Aronian, Veselin Topalov ou Vladimir Kramnik, e deu no que deu.

Começa hoje





Às 19h30 de hoje, começa a 1ª rodada do Aberto de Maceió, com vários jogadores dispostos a ganhar uma fatia da premiação no valor total de 5 mil reais. Um deles é o MF bahiano Paulo Jatobá (foto). Mas vai ter que se esforçar muito, considerando que estão nessa disputa nada menos do que os GMs Darcy Lima(RJ), Felipe El Debs(SP), o MI Roberto Molina(MG) e os MF Iack Macedo(RN) e Yago Santiago(PE), além de outros ainda não titulados, mas de força comprovada e que também querem uma lugar ao Sol.

Tivemos ontem 293 visitas, sendo 277 Brasil.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Klebber em Maceió



O professor e AR paraibano Klebber Dias (foto) vai atuar como Árbitro Adjunto no Aberto de Maceió, que começa amanhã. na capital do Estado de Alagoas. O convite lhe foi formulado pelo Árbitro Principal do evento, AI Mauro Amaral. Assim sendo, este blog terá condições de fazer uma boa cobertura desse evento, considerando que Klebber vai nos enviar muitas fotos e notas sobre os bastidores do torneio.

Ela é Almira!




Hoje, pela manhã, perguntamos quem é ela, e agora vem a resposta: trata-se da MI Almira Skripchencko, 35 anos, filha de pai russo e mãe armênia, nasceu na Moldavia e vive hoje na França e representa esse país em jogos oficiais. Como bem disse, de frente ela também é bonita! Almira também é uma excelente profissional no Jogo de Poker, onde tem ganho muito dinheiro em torneios.

Gelfand é o desafiante!




O GM russo, naturalizado israelita, Boris Gelfand, 43 anos, (foto) vai desafiar o atual campeão do mundo, o GM indiano Viswanathan Anand, 42 anos, no próximo ano, em lugar e data ainda incertos. Isso significa dizer que Gelfand acaba de derrotar o GM russo Alexandr Grischuk , 28 anos. por 3,5 a 2,5 no match de seis partidas pela Final do Torneio de Candidatos.

Quem é ela?




Você sabe quem é essa enxadrista? Tente acertar e se não souber, aguarde até o final do dia, que vamos dizer. Ela é bonita de costas? De frente também é!

Ou tudo ou ...




Começou a sexta e última partida da Final dos Candidatos. Como sabemos, as cinco primeiras terminaram empatadas. A de hoje é decisiva para se conhecer o desafiante do atual campeão do mundo no próximo ano. Gelfand tem a vantagem de conduzir as brancas. Vamos torcer para que joguem uma boa partida e limpar assim a mancha negra das 3ª e 4ª partidas.

Tivemos ontem 310 visitas, sendo 291 Brasil.

terça-feira, 24 de maio de 2011

O que será...





... que eles estão conversando ? Será que o árbitro chefe desse Candidatos 2011, Ignatius Leong, de Singapura, está advertindo o GM Boris Gelfand sobre os empates "frouxos", uma vez que a repercussão pelo mundo está sendo negativa? Será que Gelfand, com o polegar da mão direita para cima, está concordando, e daí uma quinta partida respeitada que foi jogada no dia de hoje? Na verdade, o que eu sei dessa conversa é que nada sei, como bem dizia o nosso amigo Sócrates, na antiguidade. E quem souber, por favor, não me diga!