domingo, 31 de maio de 2009

Raiva mútua

No famoso Torneio de Nottinghan de 1936, Capablanca voltou a enfrentar Alekhine e conseguiu se vingar depois do fatídico match pelo titulo mundial em 1927, na Argentina. Havia entre os dois uma raiva mútua e nessa partida os dois não conseguiam ficar sentados em frente do outro por alguns segundos, já que faziam sua jogada e se levantavam. Vamos examinar a foto acima que é deste torneio que estamos falando. O leitor verifique e descubra que nela constam cinco ex-campeões do mundo. Sentados temos quatro e em pé temos Botvinnik que, junto com Capablanca, venceu o torneio.

Nordestão 2009



De 11 a 14 de junho, no Hotel Jangadeiro (Boa Viagem), Recife, será realizado o II Torneio Governador Miguel Arraes - Nordestão, valendo Rating FIDE. Serão 7 rodadas com um ritmo de jogo de 2 horas nocaute. Inicio da I Rodada será às 19 horas do dia 11 (quinta-feira). Valor da inscrição é de R$ 80,00 (oitenta reais). Na sexta-feira, 12, mais duas rodadas: 14h e 20h; sábado, 13, mais duas rodadas: 14h e 20h; domingo, 14, mais duas rodadas: 9h e 14h30m. Serão distribuídos prêmios até o 15º lugar, além de veteranos, feminino e sub-12. O campeão receberá R$ 1.000,00 e troféu. A direção do torneio é do MF Marco Asfora(foto) e arbitragem do MI Alexandru Segal e AN Manoel Almeida.

Veteranos 2009



O I Campeonato Paraibano de Veteranos 2009 será realizado nos dias 18 e 19 de julho, em João Pessoa, na Oficina Escola, Rua da Areia, 33, no Varadouro (cidade baixa). A foto registra três veteranos: Fernando Melo (boné), Jovany Medeiros e Francisco Dantas. Além destes, podem jogar quem tiver acima de 50 anos e de qualquer parte do Brasil. Em breve será divulgado o valor da inscrição e premiação, além do número de rodadas e tempo de reflexão.

Aniversário de Ni Hua



É bom a gente ir se acostumando com os jogadores chineses. E nada melhor do que começar com o GM Ni Hua (Elo 2724), na foto, e que hoje completa 26 anos. No início deste ano ele venceu o Torneio Internacional de Reggio Emilia (Italia). No momento está participando do Campeonato da China com um começo aquém das suas forças: o,5 em 2 possíveis. Mas há tempo para se recuperar, considerando que ele tem o rating mais alto do grupo de 12 jogadores que disputam essa prova.

Mulher (XV)





Nossa já conhecida WGM Natalia Pogonina (Rússia) é uma grande mestre também na beleza. Hoje ela volta a ilustrar nossa página de domingo, provando também que é boa diante de uma câmara fotográfica.

sábado, 30 de maio de 2009

Fischer: reação dos leitores


POLÊMICA


Dois leitores deste blog se manifestaram a respeito da matéria que escrevemos hoje sob o título - Lembrando Bobby Fischer -.
Juarez disse: - Digam o que digam de Fischer, sempre vou achar que só foi mais um extraordinário jogador, que ascendeu ao trono mundial meio que na sorte, pois, fosse Spassky um pouco menos desportista ou tivesse ligado menos para detalhes como dinheiro, teria bisado o mundial por WO. Deve ter-lhe faltado um pouco de argúcia, ou a seus segundos, ou todo o aparato, mas o fato é que, se o americano lhe dava motivos para ganhar sem jogo, deveria ter feito assim, e talvez hoje Fischer nem fosse lembrado, inclusive por suas postulações bizarras para jogar com Karpov em 1975; deveria, no mínimo, aceitar jogar sob as mesmas condições do match anterior, e não querer ganhar com o mínimo de esforço. A FIDE fez muito bem em não "cair" na dele e cassar-lhe a coroa.
Ageu disse: - Só o fato de desbancar os soviéticos antes do mundial ele já seria lembrado, meu caro. Acho que a historia da vida de Fischer lhe escapa...

O vício de Bogart

Para muitos, o ator Humphrey Bogart jogou xadrez no filme Casablanca e acabou. Não é bem assim, esse famoso ator amava a arte de Caíssa, e tanto é verdade que na época da depressão nos Estados Unidos no final da década de 30 do século passado, (uma crise mais dura do que essa que se vive atualmente) esse ator chegou a ganhar a vida apostando meio dólar com quem quisesse enfrentá-lo. Já famoso como ator de cinema continou sua paixão pelo xadrez, inclusive continuou a jogar apostado e nos intervalos das filmagens podia-se vê-lo jogando com os amigos (na foto com as brancas) ou diante de um tabuleiro estudando uma posição.

Aniversário de Arthur



O jovem enxadrista paraibano Arthur Olinto (foto) aniversaria hoje. Trata-se de um dos melhores tabuleiros sub-18 que existe no Nordeste do Brasil. Talentoso e comunicativo, Arthur sempre fica entre os primeiros nos torneios que participa. Foi ele quem nos orientou a construir esse blog e por isso estamos sempre gratos. A Federação Paraibana de Xadrez e a Organização Reino de Caíssa, em nome de todos os enxadristas paraibanos, ao parabenizá-lo por este dia, desejam que Arthur conquiste novas vitórias, pois vontade, determinação e conhecimento dos fundamentos do xadrez fazem parte do seu dia a dia no mundo de Caíssa.

Um é pouco, dois é demais!




O VI Aberto Internacional de Xadrez de Dos Hermanos realizado nos dias 28 e 29 de março passado, contou com a presença de 156 jogadores, incluindo grandes mestres. Com participantes de todas as partes do mundo, como a Espanha (anfitriã), Inglaterra, Rússia, Ucrania, Croacia, entre muitos outros países, e sem esquecer a Argentina que estava representada por dois enxadristas. E foi exatamente eles dois que terminaram conquistando o primeiro e segundo lugares! O campeão foi Alejandro Hoffman (16 na lista dos inscritos) e o vice Daniel Campora (9 na lista dos inscritos). Ambos com 7,5 pontos. O quinto lugar foi o peruano Julio Granda, que também somou 7,5 pontos.

Os gritos de Hitler


No próximo dia 24 de junho, Francisco Benko vai completar 99 anos! Ele nasceu em Berlim em 1910, mas há muito tempo é cidadão argentino. Sobreviveu a horrores, mortes e perseguições, e logo cedo padeceu à orfandade. Apesar do peso dos anos, segue fiel às suas duas paixões: o xadrez e a música, nessa ordem. E como ele mesmo diz, é um exemplo de como os tabuleiros e as peças permitem criar "anticuerpos contra el Alzheimer". Descobriu o xadrez aos 12 anos na escola e nunca mais o abandonou. Seis anos depois, aos 18 anos, empatou uma partida de simultânea contra o campeão do mundo Alekhine. E sobre o innício do nazismo em seu país, ele assinala: "Ainda trago em meus ouvidos os gritos de Hitler, cuja voz propagavam nas rádios. Eu conseguia me livrar disso ouvindo melodias de Schubert e jogando xadrez". Francisco Benko em 1936 conseguiu fugir com sua irmã para a Holanda e de lá para a Argentina. O que emociona é que alguns meses depois ele ajudou que dez judeus alemães viessem para a Argentina, salvando assim suas vidas. Um desses, era sua antiga chefe, Franzen Buch, que lhe jurou amor eterno. Francisco Benko é o enxadrista mais idoso em atividade no mundo.

Coreia unificada?

Uma só Coreia
Por enquanto a grande interrogação permanece. Mas a foto acima, tendo no centro o presidente da FIDE, Kirsan Ilyumzhinov, quando de sua visita à Coreia do Sul, ano passado, pode ser um passo, ainda que pequeno, para a unificação das duas Coreias. O xadrez pode ser o instrumento para que esse sonho se torne uma realidade. Afinal são 60 anos de divisão da Coreia em dois Estados autônomos: a República Popular Democrática da Coreia (ao norte com o sistema comunista) e a República da Coreia (ao sul, como sistema capitalista), vivendo em clima de permanente tensão. Que um torneio de xadrez possa selar a paz definitiva na Coreia!

Lembrando Bobby Fischer



My 60 Memorable Games
Pouca gente sabe que Robert Fischer era o ídolo de massas na União Soviética. Querem uma prova? Quando do lançamento do seu livro My 60 Memorable Games, foram vendidos naquele país em apenas três dias nada menos do que 100 mil cópias! A propósito deste livro, Korchnoi é muito crítico com as análises de Fischer, e segundo o GM Zenon Franco, Korchnoi comentou que o norte-americano havia "copiado" seus comentários... Na verdade, observa Zenon, Fischer ficou impressionado com as boas análises publicadas por Korchnoi no periódico Shakhmatnaya Moskva e os usou "sin cambios serios" segundo Korchnoi. Este ainda comentou que se Fischer soubesse que seu livro iria ser um best seller na URSS, "seguramente teria se esforçado mais em analisar nossa partida". A partida referida foi jogada em Estocolmo 1962 e ganha por Fischer em 44 lances.

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Evandro Amorim é MF



O enxadrista mineiro Evandro Amorim Barbosa (foto) deu um show no II Magistral de Recife, ganhando com uma larga margem (3 pontos de vantagem para o segundo colocado!) com 8 vitórias e quatro empates. Com isto ele conquistou o merecido título de Mestre Fide. Eram 12 adversários e todos eles com larga experiência de torneio competitivo. Esse toreneio acabou faz pouco tempo.

O sonho de Carmen



O leitor deste blog já está familiarizado com a nossa colega enxadrista Carmen Kass, supermodelo, presidente da Federação de Xadrez da Estonia e uma das mulheres mais belas do mundo.
Em recente entrevista para o jornalista alemão Dagobert Kohlmeyer, publicada no Chessbase, ela diz que, na condição de dirigente do xadrez, "minha principal tarefa é levar o xadrez às escolas. É ali onde devemos criar a base para poder chegar a ser uma forte nação de xadrez. Este é meu sonho como presidenta de xadrez. Porém é muito mais complicado pô-lo em prática do que eu imaginava em princípio. Temos que melhorar as estruturas e os metódos de classificação ... É necessário encontrar e apoiar os novos talentos. Para tanto temos que procurar as escolas e isto é imprescindivel. Porém no momento nós carecemos de treinadores apropiados. Em outros países existem. Só com bons treinadores poderemos criar uma geração de fortes grandes mestres".

Emoções perdidas



No Interzonal de 1979, Rio de Janeiro, aconteceram dois episódios curiosos para os dias atuais, quando já não mais existem partidas suspensas. Ambos protagonizados pelo GM holandês Jan Timman (foto), então com 28 anos de idade. A partida que ele jogou contra Dragoljub Velimirovic teve um violento final de torre e peão "a", contra bispo e peão "a", e passou por vários adiamentos. O comentarista GM Donner escreveu num jornal da Holanda durante cinco dias seguidos sobre este final e quando Timman, finalmente, conseguiu a vitória foi uma euforia total entre os adeptos da arte de Caíssa do seu país. Na última rodada desse mesmo Interzonal, Timman precisava de uma vitória para se classificar para o Torneio de Candidatos. Ele estava jogando com o cubano Garcia Gonzales e o final estava ganho. Ocorre que Timman deixou sua cadeira e foi circular pelo salão, enquanto Gonzales pensava no lance seguinte e que seria o secreto. Depois de muito analisar o cubano resolveu abandonar e foi procurar Timman para cumprimentá-lo. Não o encontrou, mas sim o seu treinador, que foi contra entregar o ponto e pediu que suspendesse a partida para analisar com mais calma. Dito e feito. No dia seguinte Gonzales encontrou a variante do empate. Isso serve de alerta, para que ninguém deixe a cadeira em partidas importantes, principalmente no final.

A façanha de Naiditsch





O GM alemão Arkadij Naiditsch, então com 19 anos, e Elo 2612, participou do Torneio Dortmund 2005. Eram 10 participantes e o seu Elo era o mais fraco! Certamente foi convidado pela Federação alemã, pois não tinha xadrez para enfrentar um Topalov, um Kramnik, um Leko, um Svidler, um Bacrot, um Adams, todos da elite do xadrez mundial, com Elo acima de 2700. Afinal Naiditsch era o único alemão no grupo. E aconteceu algo espetacular: venceu o torneio!! Ele mesmo, o GM Arkadij Naidistsch venceu o torneio com a seguinte atuação: 3 vitórias, 5 empates e 1 derrota. Somou 5,5 pontos e foi campeão isolado.

O misterioso "guest 1.310"



No final da década de 90, lá pelo ano de 1998, correu pelo mundo uma notícia de que Bobby Fischer estaria jogando pela internet. Logo houve um colapso na rede, tanto era os interessados em jogar com o ex-campeão. Lembra o jornalista Petronio Perez Pulido que conheceu Nigel Short, em Madrid, e sempre lhe pareceu uma pessoa de credibilidade e que conta ter enfrentado o "guest 1.310" muitas vezes. As quatro primeiras vezes perdeu por 8-0 e logo 12 outras mais. Short reconheceu publicamente que havia perdido por 50-0! e que estava 99% seguro de que se tratava de Bobby Fischer. Mas nada se provou de concreto. O que se sabe é que esse misterioso jogador costumava usar o tempo de 3 minutos e tinha lances estranhos logo na abertura, a exemplo de 1... f6 2...Rf7.

quinta-feira, 28 de maio de 2009

O esquecido Carl Schlechter



Nós nos acostumamos a lembrar apenas que Keres, Bronstein e Korchnoi perderam a chance de ser campeões do mundo. Esquecemos, no entanto, que mais chance ainda teve o austríaco Carl Schlechter (foto), que em 1910 disputou o título mundial, desafiando Emanuel Lasker, em Viena e Berlim . Schlechter precisava apenas do empate na décima e última partida (e havia uma clara oportunidade para isto), para vencer a série e se tornar o terceiro campeão do mundo, mas ele perdeu e o match terminou empatado em 5 a 5 (+1 -1 =8). Schlechter morreu em Budapeste, em 1918, aos 44 anos, "vítima de pneumonia e fome", como revela a enciclopédia Wikipédia.

Dia do Desafio (II)




Mais fotos que registram o sucesso da simultânea do MF Luismar Brito e da campeã pessoense e universitária Rebeca Barros, ontem na Lagoa do Parque Solon de Lucena (centro de João Pessoa), dentro da programação do Dia do Desafio. O grupo de professores que faz parte do Projeto Xadrez na Escola da SEDEC, e na foto formado por Luciana, Sandra, Silvio e Simone, também participou da simultânea junto com os alunos da rede muncipal de ensino.






Nova geração de russos




Com o fim da União Soviética, a Rússia perdeu muito da sua força.

Será? Nem tanto. É claro que Anand e Topalov não são russos, mas esses grandes jogadores estão chegando na fase dos quarenta anos e logo terão que fazer como Kasparov, abandonar as competições importantes. Uma nova geração está surgindo e eu citaria, como exemplo o GM Evgeny Tomashevsky (Elo 2684), na foto ao lado, que em março deste ano venceu o 10 th European Individual ChessChampionship (10º Campeonato Europeu de Xadrez Individual). Os dez primeiros colocados, somaram 8 pontos em 11 possíveis, e desses dez, a metade era de russos. Além do campeão, tivemos em 2º lugar GM Vladimir Malakhov (2692),4º lugar GM Ernesto Inarkiev(2656), 8º lugar GM Boris Grachev (2655) e 9º GM Mikhail Kobalia (2634). Portanto, a Rússia continua bem servida.

O caso Needleman




Em 2006, no Torneio Continental (este que teremos a versão 2009, em São Paulo, Brasil), o jovem enxadrista argentino Gastón Needleman, 15, (foto) havia sido eliminado da classificação para o Mundial após perder nos desempates (6 vagas para sete jogadores) frente a seis grandes mestres. Até aí tudo bem. Ocorre que durante a disputa pelas seis vagas e que um ficaria fora, aconteceu o que o leitor que ainda não sabe, vai saber agora... Vejam o que fizeram com o garoto!
Na primeira rodada, ele foi by, e o resultado foi esse: 1. Milos vs. Vescovi (empate), 2.Kmsky vs. Granda (empate), 3. Felgaer vs. Onischuk (empate). Na segunda rodada, Granda ganhou de Felgaer, Vescovi empatou com Kamsky e Needleman ganhou para Milos. Na terceira rodada começou o massacre contra o garoto! Todas as partidas em que jogou, perdeu e os outros adversários jogando entre si, empataram. Fizeram com esse jovem ergentino o que os russos fizeram com Bobby Fischer em Curaçao, em 1962. O caso foi tão alarmante que a FIDE resolveu classificar o garoto para o Mundial!!

Lembrando Réti



Richard Réti nasceu em Pezinok, Hungria, no dia 28 de maio de 1889. Portanto, completaria hoje 110 anos. Todo estudioso de xadrez sabe quem é Réti, autor de vários livros e criador da Abertura Réti, 1.Cf3, ainda hoje muito jogada. Aliás, Réti usou essa abertura num torneio em Nova Yorque, em 1924, e ficou famoso, pois derrotou o então campeão mundial José Raul Capablanca! Foi um dos fundadores do Movimento Hipermodeno. A sua contribuição para a arte de Caíssa não foi maior porque morreu muito cedo, aos 40 anos, mais exatamente no dia 6 de junho de 1929, em Praga, República Checa.

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Crônicas de Arrabal



Fernando Arrabal, 76 anos, não é só o autor espanhol mais encenado no mundo, como também um dos poucos que ainda vivem e produzem o chamado teatro do absurdo. Se o teatro é sua vida, o xadrez é sua paixão. O leitor pode constatar conhecendo o seu livro Crônicas de ajedrez, com 208 páginas, publicadas originalmente no semanário francês L´Express, quando o autor convida o aficionado a celebrar as festas e rituais do jogo de xadrez.

Dia do Desafio


Apoio de Urquiza
A chuva que caiu hoje pela manhã em João Pessoa não esfriou e nem tirou o brilho da simultânea realizada na Lagoa dentro da programação do Dia do Desafio. Foram cerca de 150 alunos da rede municipal de ensino que jogaram contra o MF Luismar Brito e a campeã pessoense e universitária Rebeca Barros. O ponto alto dessa festa enxadrística foi o apoio prestado pelo Secretário de Esporte da Prefeitura de João Pessoa, Alexandre Urquiza. Nas fotos que ilustram essa página, temos a garota Emerly Nascimento, 7 anos, que está se constituindo numa grata revelação, segundo o professor MF Francisco Cavalcanti. Na foto seguinte, a professora Lili Cavalcanti que coordena o Projeto Xadrez nas Escolas. Temos em seguida o secretário Urquiza com a professora Luciana Dantas. Na sequência, Urquiza ladeado por este jornalista e pelo MF Francisco Cavalcanti, coordenador chefe do Projeto Xadrez nas Escolas. Por último, o secretário Alexandre Urquiza abrindo oficialmente a simultânea.












Capas da Chess Life









A revista norte-americana Chess Life raramente coloca uma mulher na capa. Fizemos uma pesquisa dos últimos quatro anos e encontramos estas. São belas e boas jogadoras, o que compensa, não pela quantidade, mas pela qualidade.

Duelo em Praga




Começou hoje em Praga (Rep. Checa) o duelo de 8 partidas (25' + 5'') entre o jovem GM checo David Navara(Elo 2654) contra o GM ucraniano Vassily Ivanchuk (Elo 2746). O resultado das duas primeiras partidas já é conhecido. Na primeira, Navara enfrentou a Dragão de Ivanchuk e empatou em 31 lances. Já na segunda, a Grunfeld de Ivanchuk derrotou o campeão checo em 44 jogadas.

O cavalo de Shakespeare



A famosa frase pronunciada pelo Rei Ricardo III, "Meu reino por um cavalo", não autoriza ninguém a afirmar que Shakespeare(1564-1616), que gostava de xadrez, tinha como sua peça preferida o Cavalo. Estou bastante interessado em saber até onde foi o entusiasmo deste grande dramaturgo inglês pela arte de Caíssa. A tela de Carlos Dugos que ilustra esta matéria é bem significativa, uma vez que mostra o Ato Final da peça Romeu e Julieta. Notem que Romeu é representado pela peça "Cavalo", que bem poderia ser um Rei (Julieta é representada pela Dama) ou mesmo um Peão. De qualquer forma, até a presente data a única certeza que tenho é a de que esta frase: "O xadrez é um jogo honrado", foi dita por William Shakespeare!

Dortmund: o talismã de Leko



O GM húngaro Peter Leko tem um carinho especial pela cidade alemã de Dortmund, ao ponto de considerá-la sua segunda casa. E por que isso? Ele já esteve lá inúmeras vezes e não apenas para participar de torneios. Conheceu sua esposa Sofi (foto menor) no Torneio Dortmund 1999. "Foi um grande momento - diz ele na entrevista ao ChessBase. "Devido a esta vitória, entrei na lista dos dez melhores do mundo e também encontrei o meu grande amor. E não posso esquecer que o meu representante Carsten Hensel também é de lá. O conheço desde o ano de 1991, e sempre tem sido um bom amigo, bem antes de iniciarmos nossa colaboração que começou em 1998".
Lembremos que Peter Leko já ganhou fortes torneios internacionais, entre eles Wijk aan Zee, Linares, Memorial Tal e três vezes em Dortmund! Mais Leko considera como a vitória mais importante o Encontro de Candidatos em Dortmund 2002 , quando se classificou para desafiar o campeão do mundo (Kramnik e que terminou em 7 x 7).
A foto maior, temos Leko vs. Anand. Bem, é que na próxima semana, a partir do dia 2 de junho, começa o duelo entre esses dois grandes mestres na cidade de Miskolc, Hungria. Serão oito partidas com duração de 25 minutos mais 10 segundos de incrementos para cada jogada. Esse match se encerra no domingo, 7 de junho.


terça-feira, 26 de maio de 2009

A Judit do Oriente






Começou hoje o Campeonato da China 2009(misto e feminino) com 12 participantes cada.
Logo nos chama a atenção que no grupo misto temos 10 Grandes Mestres e entre eles a GM Hou Hifan (foto) com o alto Elo de 2590. De tão forte, ela joga entre os homens, a exemplo de Judit Polgar, da Hungria; esta sequer disputa o mundial feminino.

O imprevisível Ivanchuk



Permancer por mais de 20 anos na elite do xadrez mundial é muito raro para qualquer jogador, por mais forte que ele seja. O GM ucraniano Vassily Ivanchuk (Elo 2746), 40 anos, (foto) faz parte dessa elite, mas é totalmente imprevisivel. Em janeiro deste ano ele figurava em terceiro lugar na lista da FIDE, ou seja, o terceiro melhor jogador do mundo. No último dia 23 publicamos neste blog o resultado do Torneio M-Tel Masters 2009. Foram seis grandes mestres em duas voltas. Shirov ganhou com 6,5 pontos em 10 possíveis e Ivanhcuk ficou em último com apenas 2 pontos. Amanhã, em Praga, Republica Checa, começa o duelo de oito partidas entre o melhor jogador local GM David Navara (Elo 2654), 24 anos, contra Ivanchuk. Este é o favorito, até mesmo pela força do Elo, mas quem ousa dizer que ele vai ganhar? Eu não digo, mas que é favorito, isto é.

De volta ao tabuleiro



Um dos pontos positivos do Torneio Reino de Caíssa foi a presença de muitos enxadristas que estavam afastados de competições e também a presença de alguns estreantes em torneios. Podemos citar o caso de Wagner Torres ( de negras) além dos veteranos João Tejo, José Mario Espínola, Robson Pequeno, e dos estreantes Edmilson Belo, João Sergio Melo (de brancas) e David Tedson.

Kafka jogava xadrez



Na minha juventude, quando lia Franz Kafka(foto), autor de O Processo, O Castelo, Metamorfose, Cartas a Milena, entre outros, não me recordo ter visto qualquer citação de que ele gostasse de xadrez. Hoje, tanto anos depois, tenho essa satisfação. O chessgames publica uma partida sua em 1921 contra o advogado Karel Treybal que era um enxadrista amador muito forte, tendo jogado muitos torneios e enfrentado adversários famosos como Capablanca, Alekhine, Reti, etc. A partida a que me refiro foi jogada em Praga, capital da atual República Tcheca, e Kafka perdeu de negras após 39 lances.